Arte
Elton John
motivação
música
Canções tristes dizem tanto... "Sir" Elton John nos confirma!
Olá amigos, é óbvio que o Vivendo Bem Feliz quer trazer alegria e motivação, mas o tema de hoje é exatamente para te ajudar a passar por seus momentos mais difíceis. Hoje te provarei o quanto músicas melancólicas são capazes de te tirar da tristeza e promover aquela reviravolta em seu humor, levando-o à reflexão e trazendo calmaria ao coração.
Se você é do tipo que adora ouvir uma música bem triste nos dias cinzentos e até é criticado (a) pelas pessoas ao seu redor por estimular a tristeza, saiba que a ciência está ao seu lado.
Pesquisas mostram que a música é capaz de mudar os padrões do cérebro, refletindo em novos comportamentos e estados de humor. Entretanto, vários estudos mostram que as músicas tristes podem ter o efeito de nos alegrar. É isso mesmo que você leu.
Segundo as pesquisas, a música triste tem o efeito de estabilizar o humor, dando apoio emocional para quem está sofrendo e é capaz até mesmo induzir a uma catarse.
Nostalgia
Um estudo feito pela equipe de pesquisadores da Taruffi & Koelsch, com 772 participantes do mundo inteiro mostrou que as músicas tristes trazem uma sensação de conforto para quem está sofrendo, pois elas provocam nostalgia, que é uma emoção parcialmente positiva.
Com isso, os sentimentos negativos são neutralizados, chegando à consolação. As músicas tristes ainda geram empatia, mostrando que a pessoa não é a única que já passou por momentos difíceis.
![]() |
| A nostalgia provocada pela música triste |
Catarse
As músicas tristes ajudam a iniciar o momento da redenção, quando a tristeza precisa ser mandada embora. A ciência vem mostrando há anos que chorar é uma ótima ferramenta para promover a catarse e dar uma elevada nos sentimentos positivos. E a música triste pode ser um facilitador das lágrimas.
Empatia
Mesmo se você não está nada triste, mas adora ouvir uma música melancólica, não precisa se preocupar. É a maneira que usamos para “exercitar o músculo’” da empatia.
As músicas tristes conseguem criar um forte laço, mesmo não nos identificando naquele momento com suas letras. Por isso as ouvimos tantas vezes seguidas, sem enjoar.
A Edição triste da semana é do "Sir" Elton John
Em 24 de fevereiro de 1998, devido ao trabalho de caridade e contribuição para a cultura do Reino Unido, Elton John foi condecorado Cavaleiro da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II.
Se tornar cavaleiro é a maior honra dada pela Rainha no Reino Unido, e é destinada apenas para as personalidades que contribuíram notavelmente para a vida nacional britânica. No caso de Elton John, um fator-chave foi o fundo memorial da princesa Diana, para o qual ele levantou US$33,4 milhões com o single re-trabalhado “Candle In The Wind”, que ele também cantou no funeral de Ladi Di em 1997.
Não é à toa que Sir Elton John é tratado dessa forma. Ao ser nomeado cavaleiro da Ordem do Império Britânico, o músico passou a receber o tratamento de “Sir”, destinado unicamente aos condecorados pela Rainha.
O título de cavaleiro determina o tratamento de Sir (em português “Senhor”) para o nome completo ou somente o primeiro nome da pessoa que é condecorada – o que aconteceu com Elton John. Além do músico, nomes como Tom Jones, Cliff Richard e Paul McCartney também receberam o título.
A canção " Sad Songs (Say So Much) " é do próprio músico britânico Elton John e do letrista Bernie Taupin. É a faixa de encerramento do seu décimo oitavo álbum de estúdio, Breaking Hearts, e foi lançada em 1984 como single principal.
"Sad Songs" transforma a dor em empatia
A letra descreve como ouvir antigas músicas de blues no rádio pode ajudar alguém que está sofrendo a se sentir melhor.
"Quando toda a esperança se vai, as músicas tristes dizem muito."
“Sad Songs (Say So Much)” explora como a tristeza pode ser compartilhada e amenizada por meio da música. A letra mostra que ouvir músicas tristes não é apenas um ato de lamentação, mas uma forma de encontrar companhia e compreensão nos momentos difíceis.
Isso fica claro no verso “They reach into your room, just feel their gentle touch” (Elas chegam até o seu quarto, apenas sinta o toque suave delas), sugerindo que essas canções conseguem atravessar barreiras e oferecer conforto íntimo, mesmo quando tudo parece perdido.
Elton John e Bernie Taupin criaram a faixa para mostrar que canções tristes podem ser reconfortantes, funcionando como um abraço sonoro para quem enfrenta dor ou perda.
O trecho “If someone else is suffering enough to write it down / When every single word makes sense / Then it's easier to have those songs around” (Se outra pessoa está sofrendo o bastante para escrever isso / Quando cada palavra faz sentido / Então é mais fácil ter essas músicas por perto) reforça que há alívio em perceber que outros já passaram pelo mesmo e conseguiram transformar esse sentimento em arte.
Assim, a música celebra a universalidade da dor e a capacidade das músicas tristes de criar laços de empatia, mostrando que, mesmo quando “all hope is gone” (toda esperança se foi), essas canções dizem muito e ajudam a seguir em frente. Eu aprecio a canção do Elton John para sanar as tristezas, mas e você? Tem alguma preferida? Me diga nos comentários que eu vou adorar saber!
Referências:





A música na verdade fala com a gente se formos ouvir atentamente as letras fala perfeitamente, Adriana boa semana bjs.
ResponderExcluirLucimar, é verdade querida!!!
ExcluirSim, a partir do momento que ingressamos em uma canção, somos totalmente tomadas pela letra e melodia..É algo realmente mágico!!
Obrigada pelo carinho do comentário!
Te desejo uma semana de outubro maravilhosa!! ;))))
Para o bem ou para o mal, há músicas que nos marcam para sempre.
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Com certeza Isa, muitas se tornam parte de nós mesmas, principalmente em determinadas fases da vida...
ExcluirQuando passamos por momentos difíceis a música é um alicerce para suportar um pouco a dor...
Beijos e uma semana linda querida!! :))))
Hi, great blog. I follow you 650, maybe follow back? :)
ResponderExcluirhttps://myfashionworldbyt.blogspot.com/
Seja muito bem-vinda ao Vivendo Bem Feliz May Fashion !
ExcluirVamos interagir e aprender sempre!!
Abraços!
Oi Dri!
ResponderExcluirMesmo achando as musicas do Elton John lindas e sabendo que existem musicas tristes que realmente mexem com a gente, eu nunca escuto músicas tristes.
Kkkkkkkkkkkk.
Não em pega.
Mas sou obrigado a reconhecer, que muito mais legal que músicas tristes, são as suas postagens dignas da Rolling Stones!!!
E aqui temos mais uma.
Um abraço minha amiga, jornalística bloguistica.
André, que bom que veio amigo!! Já estava com saudades!!
ExcluirSim, as músicas do Elton John são maravilhosas e grande parcela delas são difíceis de traduzir do inglês britânico para o português , porque elas possuem dupla interpretação. Então é preciso cautela...rsrs
Eu adoro escutar músicas tristes, tenho um sem número de traduções de músicas melancólicas no meu canal no YouTube ...Mas digo que não sou triste, pois como eu poderia ter um blog que se chama "Vivendo Bem Feliz"? rsrs
Grata querido e vamos que vamos que a semana está apenas começando!!! uhuhhhhhhhh
Já tenho um Jon em casa, e ainda bem que ele não canta, não toca piano e nem usa esses óculos coloridos e assustadores! rsrsrsrs
ResponderExcluirNova tirinha publicada. 😺
Abraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.
Oi Garfield, sei bem que o seu gosto musical é semelhante ao do Jon...rsrs
ExcluirMas não do Odie não é? rsrs Adorei a sua visita, hoje a canção é um pouco triste, mas na semana que bem pode ser alegre como você!!
Beijinhos e linda semana!! :))))
Oi, Adriana, tudo bem?
ResponderExcluirOlha, um tema interessante do qual nunca tinha lido a respeito. Músicas tristes podem causar alegria? E ao mesmo tempo, lágrimas e empatia? Sei não, hein, se isso vale pra todo mundo. Quem gostava de músicas tristes era minha mãe. No dizer dela, eram músicas "penosas".
Quando eu era criança eu tive uma experiência musical marcante. Eu era bem pequeno, devia ter uns 7 anos. Eu gostava de por os discos do meu pai na vitrola para ouvir. Entre esses discos, tinha um que se não me falha a memória (e fatalmente acho que falhará) era do Teixeirinha. A música, bem triste, em tons menores (a maioria das músicas tristes são feitas em tom menor, creio eu) e tinha uma letra pra lá de deprê. Eu não sei o nome da música, mas lembro que ela contava o caso de um homem que foi abandonado pela mulher que saiu de casa deixando um buraco enorme no coração do homem. Quando eu ouvia a música, eu ficava bem deprimido. Chegava a chorar. E eu acho que eu curtia aquela dor musical. Talvez eu projetasse a letra da música na minha família e de como eu e meu pai ficaríamos tristes se minha mãe fosse embora...rs
De toda forma, foi interessante ver esse perspectiva sobre as músicas tristes.
Salve Sir Elton John, um artista de primeira grandeza.
Puxa Eduardo, você foi longe amigo, Teixeirinha é o rei das canções tristes. Você provavelmente conhece a canção "Coração de Luto" e essa é para se acabar de chorar. Você também me trouxe lembranças de muito longe. Até revisitei algumas canções sertanejas, o sertanejo raiz, cujas canções possuem letras e melodias que a gente precisa de uma caixa de lenços para poder ouvir...rsrs
ExcluirSua mãe entendia das boas canções e você, menino, ouvia e seu gosto musical foi se apurando. Uma história e tanto amigo. Veja só como a música pode trazer lembranças alegres e também tristes da vida da gente?
Sabe, eu tenho uma fascinação por canções bem melancólicas, tristes...Eu ouço ,reflito, às vezes até choro, mas é como se um peso saísse de cima de mim e me tornasse mais leve depois de ouvir. Um pouco estranho, eu sei, mas é porque ninguém é feliz todo o tempo, na verdade a gente é mais triste do que feliz não é verdade?
De qualquer forma amei o seu comentário, pois o melhor de ter um blog é essa troca de interações e informações, pois ganhamos muito com isso.
Maravilhoso restante de semana amigo, mas com cuidado nas músicas tristes tá? Cuide-se muito!! :)))))
continuo sem entender esse negócio de chorar para deixar o peso sair de cima ouvindo uma música triste....hahhhh brincadeiras à parte, eu até acho que consigo captar vossa mensagem, sábia gurua musical!
Excluirrsrs obrigada Eduardo, eu sigo à risca aquela expressão" Cada louco com suas manias" e eu tenho essa mania de chorar com músicas tristes...hahaha
ExcluirLinda semana!! :)))))
Olá querida Adriana! Mais um espetacular hit!! 😍 Gosto tanto dessa música! O Elton John tem essa incrível capacidade de não ter uma única música que seja fraquinha. É só grandes sons... impressionante! Adoro, adoro, adoro! Obrigado Adriana! 🤗
ResponderExcluirOi Olavo, muito legal você ter vindo ouvir a canção do Elton John, pois ele é mesmo um rei com um número incontável de músicas e todas elas lindas e emocionantes. Dá gosto de viajar pela trilha sonora da vida deste grande ídolo e "Sir", título conferido pela própria rainha.
ExcluirEu que agradeço o seu carinho amigo!
Lindo restante de semana!! :)))
Boa.noite de paz, querida amiga Adriana!
ResponderExcluirConforto emocional traz a música nostalgia.
Houve um tempo em.minha.vida que so queria ouvir músicas assim...
Foram elas que me ajudaram a superar minha dor.
Escolheu uma muito boa pafa terminar o post.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos fraternos
Oi querida Rosélia, grata pela presença sempre tão terna!
ExcluirSim, a música triste traz um certo conforto, não podemos negar..
As músicas tristes nos fazem relembrar quem mais amamos e por circunstâncias da vida partiram, mas elas ajudam e fazem superar a dor como você muito bem mencionou.
O Elton John é o mestre das emoções musicais....
Beijos querida, já antecipo desejos de um ótimo final de semana!! :))))
Músicas tristes fazem parte da minha vida desde sempre, Dri. E Elton é um gênio. Só tem hino. Amei a postagem.
ResponderExcluirVerdade Sérgio, são essas canções que nos trazem para o nosso interior, nos faz refletir, diminui a dor...Elas são incríveis!!
ExcluirFico muito grata pela presença amigo, você sempre querido!!!
Beijos e um ótimo final de semana!! :))))
A passar por cá para desejar bom fim de semana!
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Oi Isa, muito obrigada , você sempre gentil!!
ExcluirTenha um final de semana maravilhoso!! :)))
Boa tarde, Adriana
ResponderExcluirLinda canção, tem músicas que falam muito, a tristeza faz parte da vida, passamos por altos e baixos, aprendemos muito com o sofrimento, ótimo sábado, um forte abraço.
Oi querida Lucinalva, é a mais pura verdade! A tristeza e as canções tristes nos revelam que a vida não é só feito de alegrias. Que existem os momentos sombrios para que valorizemos a luz.
ExcluirBeijos amiga querida e um maravilhoso final de semana!! ;)))
Isso e verdade, eu penso igual as musicas podem sim ajudar com nossos sentimentos, momentos ruins, etc.
ResponderExcluirObrigada pelo post!.
Oi Beatriz, gratíssima pelo carinho da presença!
ExcluirAs canções tristes estão vivas pra nos mostrar que precisamos dela para curar a dor...
Tenha uma semana linda querida!!:))))
A música transmite emoções e tem muita influência nos ouvintes.
ResponderExcluirElton John é um músico excecional. Um dos melhores do século XX.
Boa semana.
Um beijo.
Verdade Jaime, eu sabia que Elton John seria uma unanimidade aqui no blog. Todos os amigos gostam demais das canções deste grande artista!!
ExcluirGrata pela presença, fico muito feliz e desejo uma semana igualmente maravilhosa!! :))))
Um belo post!
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Obrigada pela participação Emerson!!
ExcluirAproveito para desejar uma linda semana para você! :))))
Adriana,
ResponderExcluirque texto lindo! Você traduziu com tanta delicadeza a essência de Sad Songs (Say So Much) esse poder que a música tem de transformar dor em ternura, e solidão em companhia. Elton John é mesmo um desses artistas que nos abraçam pela melodia e pelas palavras. Eu também acredito que as canções tristes curam… às vezes mais do que as alegres. Uma das minhas preferidas é Your Song, que sempre me toca como se fosse a primeira vez. Obrigada por esse mergulho tão bonito na emoção da arte. Beijos com carinho!
Fernanda!
Oi Fernanda, muito obrigada pelo carinho da visita aqui neste cantinho musical!
ExcluirConheci o seu blog ontem através do Edu e me encantei. Fico muito grata por ter vindo aqui conhecer esse cantinho que ficou por muito tempo sem leitores porque eu passava por momentos difíceis. Mas quando tudo se estabilizou, retornei à ativa justamente para dar encaminhamento a esse espaço que me é tão especial pela presença dos amigos que aqui chegam.
Obrigada!!!
Nossa, você mencionou Your Song, uma das minhas canções favoritas do Elton John, que inclusive já editei aqui no blog e no meu canal no YouTube. É um poço de emoções, é linda, sensível, tem uma letra única e especial.
como todas as demais canções do Sir. Elton.
Aproveito para desejar um ótimo restante de semana!
Beijos!! :)))))
Dear Adriana, Elton John is a wonderful entertainer and singer! I love Sad Songs! I love Goodbye, Yellow Brick Road! I love Can You Feel the Love Tonight? I love Rocket Man! Yes, I love many of his songs! Your posts are great, I really appreciate the time you take to share them!
ResponderExcluirLinda, eu que agradeço o seu carinho e sua presença. Eu amo editar os vídeos no meu canal no YouTube, virou uma forma de expurgar os problemas da vida, é como uma terapia delicada que me envolve e me faz ficar mais próxima dos amigos queridos através dos comentários.
ExcluirElton John tem um repertório belíssimo e creio que todas as suas canções são maravilhosas!! Muito obrigada pelo carinho minha amiga Linda,
Beijos para Montreal!!! Maravilhosa semana!! :))))