A música Hotel California da Banda Eagles é cercada de teorias e mitos



 




Se existe uma música misteriosa no mundo do rock, pode ter certeza que Hotel California, da banda Eagles, bate todos os recordes de teorias e mitos e até hoje  o seu real significado ainda não foi revelado. Por isso o Vivendo Bem Feliz chegou para sondar esse mistério, mas quem tira a  conclusão final é você! Vamos desvendar essa polêmica?


Quando paramos para elencar os clássicos do rock dos anos 70, com certeza  Hotel California, da banda Eagles, está no topo.

E não é para menos: a canção aparece na lista 500 músicas que moldaram o Rock do Rock and Roll Hall of Fame e está na 49º posição da lista 500 Melhores Músicas de Todos os Tempos da revista Rolling Stone. Além disso, o álbum que leva o mesmo título da canção é um dos 15 mais vendidos da história do rock. 
   
Achou pouco? Além desses prêmios todos, desde 1976 essa música faz o maior sucesso até hoje. Para você ter uma ideia, por anos eu não consegui publicar o som original da canção no YouTube, pois foi bloqueada pela gravadora.  Essa repercussão pode ter várias razões: o famoso solo de guitarra de  Don Felder e Joe Walsh, 🎸ou o enigma da letra da  canção e a melodia bastante envolvente...

Então, se você nunca soube da existência dessas teorias sobre Hotel California, o que a letra da música diz e seu verdadeiro significado, venha comigo. Vamos sondar e desvendar esse mistério da Banda Eagles!😉

Banda Eagles

O significado de Hotel California: mitos e a verdade


Primeiramente vamos trazer a opinião de Don Felder, Gleen Frey e Don Henley, os compositores da canção: eles afirmam de pé junto que não tem nada de satânico na letra da canção. Que a música foi interpretada de maneira errada e divergente ao longo dos anos.

Os membros do Eagles dizem que, se analisarmos de forma bem racional, dá para compreender que  a letra da música nada mais é do que uma crítica aos excessos e às tentações, além de falar sobre o alto custo do estilo de vida de uma banda no auge do sucesso.

Mas por que motivo surgiram essas teorias conspiratórias? 
Então, vamos falar sobre elas: 

Teoria 1

Alguns dizem que a composição faz referência às drogas e à luxúria e ao ano de 1969. Inclusive  alguns trechos da própria música são usados por essas pessoas para “comprovar” essas teorias:

This could be heaven or this could be hell 
(Aqui pode ser o céu ou pode ser o inferno);

They stab it with their steely knives, but they just can’t kill the beast 
(Eles esfaqueiam com suas facas de aço, mas eles simplesmente não podem matar a criatura );

We haven’t had that spirit here since nineteen sixty-nine and still those voices are calling from far away 
(Nós não temos essa bebida aqui desde mil novecentos e sessenta e nove e ainda assim aquelas vozes estão chamando à distância).

Capa interna do álbum Hotel California

A capa interna do álbum também gerou polêmica. Há várias pessoas na imagem no pátio do hotel, além da banda,  mas as pessoas  ficaram cismadas com uma imagem no segundo andar do prédio. Disseram que há personagens ocultos e almas torturadas pela seita. 


A banda não acreditou que as especulações chegassem a esse ponto e riu dessa teoria. A banda reafirmou que  são apenas pessoas contratadas para a foto de divulgação, um modelo no segundo andar do prédio e nada mais.


Teoria 2


Outra teoria é de que o tal hotel da música é, de acordo com a foto da capa do álbum, uma clínica de tratamento psiquiátrico para dependentes químicos, chamada Camarillo State Mental Hospital, que fica em Los Angeles.

             Camarillo State Mental Hospital


I heard the Mission bell (Eu ouvi o sino da Missão). 

Então, contam que esse tal hospital foi construído para ser um monastério, e que há uma torre com um sino que tocaria para as práticas religiosas. 

O verdadeiro significado de Hotel California


Depois de tanta repercussão por causa da música, vamos revelar o verdadeiro significado dela,  diretamente da fonte principal: a banda!

No documentário History of The Eagles, de 2013, Don Henley, baterista da banda e vocalista dessa música, diz que as menções à igreja do diabo e imagens ocultas na capa são bobagens e que não existe nenhuma mensagem subliminar. A música representa apenas a experiência de uma jornada hedonista de uma típica banda de rock nos anos 70. 


O termo hedonismo, citado por Henley, faz referência à uma vida baseada no prazer, em excessos, materialista. O músico afirma que a letra reflete a indústria da música no sul da Califórnia, o lado sombrio do sonho americano e sobre o excesso da América.

Por que o lado sombrio do sonho americano foi citado na música?



Isso foi em um momento em que todo mundo queria o Sonho americano. A juventude de América havia retornado do Vietnã, cansado da guerra, zangado e procurando  por respostas. Homens jovens morreram dolorosamente a quilômetros de casa e da família,  sozinhos e assustados. Nunca mais  voltariam para sua terra natal. 

Outros jovens se inscreveram e voltaram desfigurados e desiludidos. Tornou-se uma fuga para o lado sombrio ou o ponto fraco da América por toda uma geração e levou aos protestos e comícios anti-guerra em todo o país e envolveu muitas figuras famosas.


O lado sombrio a guerra do Vietnã


Pois é amigos, avaliando de forma mais simples todas as teorias com base em alguns sites de rock em que fundamentei a pesquisa , concluí  nada mais, nada menos  de que a letra afirma sobre várias coisas, mas sobretudo abarca os excessos da cena do rock na Califórnia naquela época, nada mais do que isso! Foi uma válvula de escape para os jovens daquela ocasião.

Como os membros do Eagles disseram, fica muito evidente se pensarmos na letra como se esse ela fosse a indústria da música e tudo o que vem junto à ela: joias, carros, amigos (e também os “falsos amigos”), festas, bebidas, o sucesso, os bons momentos… Mas também os momentos vazios de sentido e de sentimento. 


Agora que você já sabe sobre os mitos, as teorias e o que os compositores dizem, que tal ouvir a canção? Como eu disse antes, o YouTube bloqueou por alguns anos o som da banda, mas eu consegui publicar o  Hotel California!

 Mas antes, fiquem com icônico refrão da música e o meu vídeo! 

Welcome to the Hotel California 
(Bem-vindo ao Hotel Califórnia)

Such a lovely place (Que lugar encantador)
Such a lovely face (Que rosto encantador)

Plenty of room at the Hotel California 
(Vários quartos no Hotel Califórnia)

Any time of year (Qualquer época do ano)
You can find it here (Você pode encontrá-lo aqui)



Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

16 comentários:

  1. Dear Adriana, I love ❤️ this song. Thank you so much for sharing the song 🎵 and for the photos and information.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Linda querida, muito obrigada por ter vindo ouvir a canção...
      Essa sempre foi uma das minhas favoritas da década de 70 mas não conseguia publicar e hoje finalmente postei para ouvirmos o solo de guitarrra mais perfeito do mundo...
      Muitos beijos amiga e uma semana maravilhosa!!! :))))))

      Excluir
  2. Adriana já ouvi essa música já faz algum tempo obrigada por compartilhar essas informações, passando pra desejar uma feliz terça-feira bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucimar querida, que legal que já tenha conhecido essa canção, é um rock antigo dos ano 70 que continua fazendo sucesso!!
      Beijos e uma feliz semana amiga!!

      Excluir
  3. Boa noite de paz, querida amiga Adriana!
    Gosto que você explica o significado das músicas e a traduçao muito bem feita.
    Fico ouvindo aqui...
    Tenha dias de dezembro abençoados!
    Beijinhos fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosélia querida, que semana complicada as dezembro...
      Uma correria que não damos conta do recado...rsrs
      Essa canção sempre foi misteriosa e a tradução também tem suas teorias, mas nada que a gente não consiga desvendar não é verdade?
      Fico muito grata com sua presença e carinho amiga!!
      Um Dezembro abençoado para você também, e muitos beijos!!

      Excluir
  4. Nunca entendi o significado da letra. Pode ser muitas coisas, e faz sentido falar de hedonismo, mas para mim, o "hotel California" ainda é um personagem a ser descoberto.

    beijos, Adriana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa resposta Edu, inclusive se nota na divulgação do trabalho da capa do álbum que a banda queria criar uma certa polêmica para chamar a atenção e assim se tornar um fenômeno de vendas!! Muitas bandas de rock se utilizaram deste artifício, temos com exemplo os Guns, o Led Zeppelin..Creio que seja estratégia de roqueiro...rsrs
      Grata pela presença amigo!!
      Lindo final de semana!!

      Excluir
  5. Já tinha ouvido falar dessas teorias, e concordo que realmente elas ajudaram a levar esta música para os tops!

    Bjxxx,
    Pinterest | Instagram | Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa, tem toda razão pois essa relação de misticismo e mistério torna qualquer trabalho musical muito interessante e envolvente!
      A curiosidade faz o sucesso com toda a certeza!!!
      Beijos e um lindo final de semana querida!!! :))))

      Excluir
  6. O dia 10 de dezembro já passou e ninguém quer ver e ouvir nada além do Jingle Bells. rsrsrsrs

    Nova tirinha publicada. 😺

    Abraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha É verdade Garfield, eu até falei isso na minha última postagem no Blog Sol & Sal onde descrevi sobre dezembro e a correria peculiar desta época...
      O importante é jamais perder a esperança de que 2026 será melhor!!!
      Grata pelo carinho gatinho!!!
      Lindo final de semana!!

      Excluir
  7. Olá Adriana, que texto maravilhoso.... uma verdadeira pesquisa que enriqueceu muito o meu conhecimento sobre essa música...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana Lucia, eu estava aguardando o YouTube liberar a canção Hotel Caifórnia para publicar esse post. Finalmente o dia chegou!!
      Grata pelo carinho querida amiga!!
      Beijos e um lindo final de semana!! :))))

      Excluir
  8. Olá Dri, minha amiga!
    Realmente, essa música tem uma melodia belissima, e poderia ser até receita de camarão na moranga, se fosse com essa melodia faria sucesso.
    A letra é bem maluca, parece que foi escrita na base do tóxico, por isso, não ligo para o real significado, que na verdade, eu acho que nem existe.

    Um abração minha amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andre, ahh que bom que veio para conversarmos antes do Natal ainda...
      Sei que estamos cansados e no seu último post no blog estava desestimulado...É assim mesmo, eu também me sinto exausta mas quando encontro os amigos nos blogs a esperança retorna e a vontade de continuar blogando também... Só precisamos de um descanso que depois tudo volta ao normal!! :))))
      Pois é, essa melodia é espetacular e o solo de guitarra algo inenarrável...Ainda bem que a gente não se preocupa com o significado da letra...hehehe
      Grata pelo carinho amigo e um maravilhoso final de semana!!! :))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.