Treinar diariamente aumenta a longevidade!


Hoje a notícia é ótima para motivar o seu início de semana: Você não tem ideia das maravilhas que  a atividade física frequente pode fazer por você! Saibam que se vocês treinarem regularmente não perderão sua força física ao longo dos anos e ainda aumentarão a sua longevidade! É a dupla Treino e Longevidade agindo... 

Veja os detalhes da pesquisa que, a princípio, é mais direcionada aos homens devido ao hormônio testosterona mas presente em seu organismo e depois abrange a todos de uma forma geral:

Os hormônios regem nossa saúde. Eles transportam, estimulam, informam  e  controlam dados que regulam o funcionamento do nosso organismo. Um em especial sempre foi muito estudado por sua importância como indicador de longevidade:  a testosterona.  Além de fundamental na síntese de massa muscular e na manifestação de libido, esta substância parece estar associada a alguns anos de vida a mais. E é preciso deixar claro que não me refiro ao uso de anabolizantes, até porque há diversos efeitos colaterais muito perigosos. Já sabemos bem disso não é mesmo?
Sobre a testosterona natural, produzida por nosso corpo, há um estudo muito interessante. Pesquisadores observaram que a taxa de mortalidade é mais alta em homens de 20 a 79 quando esses possuem níveis mais baixos de testosterona. Isso quer dizer que aumentar os níveis circulantes de testosterona pode prolongar a vida!!!
Um outro estudo realizou exames em mais 11.000 homens de 40 a 79 anos. Todos foram acompanhados por dez anos. Aqueles com maiores taxas deste hormônio apresentaram níveis mais baixos de pressão arterial, glicose no sangue e triglicérides. Em contrapartida, exibiram concentrações mais altas de HDL (bom colesterol) no sangue. Os pesquisadores concluíram que a testosterona exerce um papel protetor contra fatores de risco.
Há como aumentar a produção natural de testosterona do corpo? A boa notícia é que sim! A musculação tem se mostrado muito eficaz neste sentido. E treinos aeróbicos com maior intensidade e duração mais curta, seja correndo, pedalando, jogando futebol também contribuem para liberar mais testosterona.
Se você já estiver passando dos 40 anos, vale a pena consultar seu médico e um profissional da área de treinamento esportivo para planejar um programa de saúde e aumentar sua  longevidade.



Exercícios Regulares +Qualidade de Vida = Longevidade

Ter vida longa é o que todo mundo procura. Todos almejam retardar o envelhecimento o máximo possível, mas ao mesmo tempo ter uma boa qualidade de vida quando envelhecer. Mas  para ter saúde, é indiscutível a presença da atividade física no dia a dia. Afinal, de nada adianta viver muito tempo sem poder se locomover facilmente por falta de condicionamento físico, ou não conseguir amarrar o próprio sapato por falta de flexibilidade, além de muitas outras coisas que uma pessoa idosa e sedentária não consegue fazer.
Aí entra em questão o fator manter-se ativo. Isto é de fundamental importância para viver bem e de forma saudável. É clara a diferença (em todos os sentidos) de uma pessoa sedentária e de uma pessoa que praticou e pratica esportes regularmente. Na grande maioria dos casos a pessoa que pratica esportes tem uma qualidade de vida muito melhor do que a sedentária.
Sabemos que o único meio de prevenir os males da inatividade é permanecer ativo, não durante um mês, mas durante toda a vida. A saúde é, na maioria das vezes, um fator que podemos controlar através da prevenção do surgimento de algumas doenças.

Verifique, a seguir, algumas vantagens que a atividade física proporciona:






  • 1-As pessoas ativas têm vida mais intensa e apresentam mais vigor. São mais auto-confiantes, menos deprimidas e estressadas.







  • 2-Uma pessoa ativa, tem tendência a ter o seu peso dentro da faixa normal e a mantê-lo com mais facilidade e por mais tempo do que a sedentária.







  • 3-O ativo apresenta pressão arterial e freqüência cardíaca mais baixa do que o sedentário tanto em repouso quanto em atividade, desta forma, o ativo suporta por mais tempo o exercício enquanto o sedentário tem certas limitações cardiovasculares.







  • 4-A pessoa ativa tem maior VO2 (volume de oxigênio pulmonar) e suporta atividades de longa duração com mais facilidade no quesito respiração.







  • 5-A atividade física melhora a postura e a flexibilidade, fundamental para as atividades do dia a dia.







  • 6- atividade física também ajuda a combater os maus hábitos como o fumo, por exemplo.







  • 7-O indivíduo ativo possui maior resistência às doenças.








  • Na ausência de exercícios físicos diários, o corpo se torna depósito de tensões acumuladas e, sem canais naturais de saída para essas tensões, os músculos tornam-se fracos e tensos. O ideal é praticar atividade física durante toda vida, mas, independentemente disto, é possível recuperar uma existência mais saudável e gratificante em qualquer idade.
    Algumas atividades são muito importantes como a musculação, os exercícios aeróbios e os alongamentos. Mas se você não gosta de alguma destas atividades, faça aquela que você sinta prazer, caso contrário esta não será duradoura. Então, você deve fazer o que mais gosta! Se prefere o ar livre, existem as ruas, as praças, as praias para poder  praticar! Ao contrário, se precisa de uma motivação extra ou de amigos incentivando, a academia pode ser uma ótima opção para você! O importante é jamais deixar de praticar! Inicie imediante o seu programa de exercícios!


    Fontes de pesquisa:   Renato Dutra e Valéria Alvin Igayara de Souza , especialistas em treinamento ; Haring, R.; et. all. Low serum testosterone levels are associated with increased risk of mortality in a population-based cohort of men aged 20–79. Eur Heart J (2010) 31 (12): 1494-1501. Imagens: Google Imagens
    Se tiver tempo, veja a entrevista  e se enriqueça de novos conhecimentos sobre a longevidade. Abraços e ótima semana!

    Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

    20 comentários:

    1. Olá!Boa noite
      Querida amiga Adriana
      é verdade, ter uma vida longa, ativa e com saúde é o meu desejo,também! Há muitas razões para isso...porém, com sua linguagem maravilhosa, seu senso agudo de pesquisa, sua capacidade de engajar o seu público - pessoas de diferentes níveis sociais, diferentes competências intelectuais, diferentes, e a sua capacidade de postar textos “abertos” que nos ajudam a criar uma experiência imaginativa de cada parágrafo, indicam a sua bela capacidade de nos convidar, seus amigos , a fazerem uso para as nossas próprias necessidades, interesses e bem estar!Parabéns pela postagem!
      Obrigado pelo carinho... foi só uns "pensamentos" que tive, nos momentos ruins, mas, hoje, Já está tudo bem.Como dizem, sou "muito" certinho para algumas coisas...
      Boa semana
      Beijos

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      1. Oi Felisberto, muito boa noite querido amigo!
        Hoje você me deu um susto em seu blog...rsrs
        Mas ainda bem que foram só alguma nuvens negras, passageiras, que já se foram e não voltam mais! :))

        Saiba que manter os pensamentos positivos irão elevar o seu humor para níveis estratosféricos. Mas é um exercício contínuo, mesmo nos dias que não estão muito bons ...

        Ah, só você mesmo com palavras tão envolventes e amigas para me motivar e incentivar!! Você fez um comentário tão bonito que ficará para a história! Senti-me muito lisonjeada com essas doces palavras! Sabe, depois de 2 anos falando praticamente do mesmo tema: vida saudável, posso me tornar repetitiva. Mas sempre estou buscando uma pesquisa diferente, um algo mais para poder incentivar todos os amigos, seja de que idade for, a começar a praticar atividade física! Tomara que eu esteja conseguindo!!

        Muito obrigada mesmo amigo!
        Saiba que tem aqui uma amiga para todo o sempre!
        Se eu puder te ajudar de alguma forma, conte comigo tá?
        Beijos e uma maravilhosa semana: sempre mantendo o pensamento positivo, lá nas alturas!! :))))

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    2. Oi, Adriana, como vai?
      Mais um post excelente e completo...salvei o link da entrevista para conferir em seguida.
      É interessante como a experiência pessoal permeia escritos como esse. Apesar de ser magra resolvi fazer atividades físicas regulares a partir de janeiro desse ano e tenho me sentido muito bem, melhora a disposição, o fôlego, o humor, o sono e melhor ainda saber aqui que ainda é sinônimo de longevidade.
      O começo é difícil, há a preguiça, as dores, o cansaço, mas sem dúvida, compensa.
      Adorei, um abraço!

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      1. Bia, bom dia minha querida amiga! :)
        Estou bem, obrigada!
        Melhor ainda fico com a sua presença por aqui! Adoro!

        Ah, veja o vídeo sim Bia, tem informações interessantes nele! Foi salutar saber que a fonte da juventude é de dentro para fora e não de fora para dentro. Portanto, a alimentação e o estilo de vida é que fazem a pessoa se preservar mais. Inclusive o médico especialista disse que o uso de cremes na pele quase nada adianta se a pessoa não se cuida por dentro! A combinação de alimentos parece ser o segredo da boa saúde e juventude do organismo! :)))

        Que coisa boa querida, você já está se sentindo muito melhor devido ao início da sua prática de exercícios. E pelo visto já tornou-se imprescindível em sua vida! Nada melhor do que ter mais disposição logo de manhã e manter-se sempre de bom humor durante o dia! E de noite dormir como um anjinho! A atividade física faz milagres pela nossa vida querida e digo isso baseada em fonte pessoal!! :)))) Eu mesma sou um exemplo de quem saiu do completo sedentarismo para uma vida nova e muito melhor!!

        Pois é, no princípio é difícil demais e muitos desistem aí, o que é uma pena! O segredo é persistir até habituar o corpo no novo ritmo de vida para poder esbanjar saúde posteriormente! E você conseguiu Bia, PARABÉNS MIL VEZES!!!
        Muitos beijos e obrigada pelo carinho!
        Tenha uma linda semana!

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    3. É sempre bom vir aqui, Adriana. Tem tanta dica boa! E eu tenho feito abdominal por uns 40 minutos diários. Tudo bem que por enquanto não vejo resultado algum, mas tenho fé que em breve verei! E esse post me incentiva mais. rsrs Beijão e boa semana! ps: qualquer outra dúvida te perturbo de novo.

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      1. Sérgio, que bom que você se sinta bem aqui amigo!
        Fico realmente preocupada em saber se o conteúdo está agradando e sendo útil aos amigos! Só consigo sentir o termômetro disso através dos comentários! Eu adoro quando os amigos se sentem estimulados a deixar a sua impressão do artigo e também tirar as dúvidas! :)))
        Afinal estamos em um tempo em que precisamos nos cuidar muito!Nossa saúde é fundamental para ter uma vida mais feliz!

        Nossa, você está mesmo se dedicando aos abdominais e os efeitos já estão aí amigo, mesmo que não esteja notando ainda! Entretanto, você já está muito mais forte na região abdominal e consegue realizar as tarefas do dia a dia com mais facilidade. Se você está esperando os "gominhos" de tanquinho aparecerem, eles realmente demoram a chegar...hehehe Eu faço há mais de dois anos e apenas uma leve linha tênue de tanquinho apareceu.... rsrsrs É tão suave que mal se nota!! kkkkk Mas já faço com bastante facilidade e sinto falta quando deixo de fazer! :)))

        Ah, conte comigo para qualquer dúvida, se eu souber e puder ajudar não exite em perguntar amigo! Você não perturba jamais!! :))
        Beijos e uma excelente semana!

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    4. Olá Adriana Helena,
      Já faz bastante tempo que eu não pratico exercícios físicos e, no dia a dia, o máximo que eu movimento o meu corpo é para me locomover de casa até o ponto de ônibus para ir ao trabalho que dura cerca de 2 minutos, não é preciso ser especialista para dizer que eu estou levando uma vida sedentária. Não preciso desejar ter um corpo de capa de revista para me exercitar. Movimentar-se, ainda que por apenas alguns minutos diários, traz mais disposição, energia e saúde para nossas vidas. E para sair do sedentarismo, não há outro jeito, é preciso mesmo começar.

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      1. Alfeu, muito obrigada pela presença amigo!
        Fico realmente satisfeita com a sua participação! :))

        Sabe, lendo o conteúdo do seu depoimento creio que você já está a um passo de começar a praticar atividade física diariamente e depois que você "pegar o ritmo" não vai mais conseguir deixar de praticar exercícios! Tudo vai melhorar em questões de saúde e condicionamento físico! O mais difícil é começar! Vencendo essa etapa, só colherá os bons frutos de uma nova vida muito mais saudável!! im amigo! Você precisa apenas começar e depois que pegar o ritmo não vai mais conseguir deixar de praticar atividade física ! Tudo vai melhorar em questões de saúde e condicionamento físico! O mais difícil é começar! Vencendo essa etapa, só colherá os bons frutos!!

        Agradeço novamente sua participação e estou na torcida para você iniciar o seu programa de exercícios diários. Aconselho leves caminhadas a princípio e depois poderá ir se adaptando ao esporte com que mais se identifica!!

        Abraços e uma semana maravilhosa! :)))

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    5. Oi, Adriana, tudo bem? Que ótimo vê-la de volta com fôlego renovado! Como sempre, adorei o artigo de hoje, não sabia das propriedades da testosterona sobre a longevidade. Que interessante!

      Eu faço academia, mas confesso que não posso me considerar uma pessoa ativa. Vou me arrastando, mais por obrigação, mesmo. Mas concordo que o benefício é muito grande.

      Parabéns por mais este importante artigo, que só vem a valorizar ainda mais seu trabalho aqui no blog.

      Bjos e tudo de bom!

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      1. Olá Sergio, nossa, nesta tarde fiquei hipnotizada com a beleza das orquídeas em seu blog! É muito bom voltar e encontrar tanta coisa linda! Obrigada!

        Pois então amigo, você é privilegiado pois tem bastante testosterona natural! :) É o hormônio da longevidade e é mais facilmente liberado quando você pratica treinos aeróbicos como corridas, seja a pé ou de bicicleta e outros exercícios que também contribuem para liberar mais testosterona.

        Amigo, ANIME-SE!! Não vai se arrastando! Treine com mais intensidade para liberar mais testosterona e em contrapartida melhorar o seu humor também!!! Academia é ótimo! Você consegue!!!!
        Beijos e muito obrigada pro sempre me acolher tão bem e vir aqui dar a sua opinião amigo! Boa semana! :)))))

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    6. Quem se mantem ativo já é um candidato a longevidade, e com as suas dicas e orientações fica melhor ainda. Gosto muito de ler e ver as suas informações, são brilhantes e dinâmicas.
      Abraço

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      1. Bom dia amigo Lu Cidreira!
        Ter sua presença aqui é sempre uma honra!
        E vamos caminhando para um envelhecimento saudável, com muita disposição e dinamismo! Basta acrescentar a prática diária de exercícios para tudo ficar muito bem! :))))

        Muito obrigada pelo carinho amigo!
        Abraços e ótimo dia para você e sua família!

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    7. Atividade física é fundamental para que o nosso corpo funcione bem.
      Big Beijos
      Lulu on the sky

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      1. Lulu, é verdade querida!
        Atividade Física é demasiadamente importante para a nossa vida!
        Mantemos a saúde praticando exercícios!
        E também nos tornamos mais bem-humorados!

        Agradeço muito o seu carinho em vir aqui!
        Beijos e um ótimo restinho de semana!

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    8. Ótimas dicas amiga Adriana, e gostaria de frisar a última parte de sua matéria, pois já comecei diversas atividades físicas e não prossegui, até encontrar algo que realmente eu goste de fazer, atividades tem inúmeras e se você fizer o que não gosta com certeza estará dada ao fracasso, por isso o ideal é procurar aquilo que traz prazer ao realizar, forte abraço e parabéns, amo seu blog e sua dedicação.

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      1. Bom dia Cristina!
        Fico muito feliz que tenha retornado ao blog querida!
        Tomara que as dicas aqui mencionadas sejam úteis para a sua saúde e a de seus familiares!

        Sem dúvida nenhuma, se começamos a fazer atividade física por obrigação, sem gostar ou aproveitar aquele momento com prazer, com certeza não terá prosseguimento...:(
        É por isso que é preciso aprender a gostar e se sentir realizado na prática de exercícios! Tem que ser escolhido um que agrade bastante, que a pessoa se sinta bem e feliz realizando-o!! :))

        Agradeço novamente sua participação Cristina!
        Muitos beijos e um fim de semana maravilhoso praticando bastante atividade física!!!

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    9. Nada melhor do que praticar uma atividade física, sem dúvida quem a pratica tem longevidade na vida, Drica... amei as dicas. beijinhos

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      1. Barbie, minha bonequinha!
        Que saudades de você!
        A casa dia descubro mais benefícios proporcionados pela atividade física moderada!
        E a longevidade é um dos melhores!! :))
        Agradeço o carinho da sua presença querida!
        Beijos e um final de semana maravilhoso!

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    10. ADRIANA:Estou verificando suas postagens..rsss!Menina linda, vc é uma DIVA!linda e maravilhosa!É sempre bom saber os imensos benefícios nas atividades físicas.Logo, logo, serei mais uma pessoa saudável e esbelta...quando estiver na academia..rssrssss!Bjs e muito obrigada por existir.

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    11. Oi Maria, boa tarde minha querida amiga que vai se tornar a atleta mais sarada da sua cidade!!!
      Ora, você que é maravilhosa, tem um coração tão generoso e cativante que contagia e ilumina a todos!

      Tenho certeza que está cada vez mais convencida de como é incrível, saudável e gostoso praticar qualquer tipo de atividade física! Faz bem, inclusive, para aumentar a nossa longevidade! Seremos velhinhas saradas e esbeltas amiga e não vamos precisar de bengala...kkkkkkkkkkkkk
      Vai logo para a academia, comece já e sentirá os efeitos antes de o inverno começar!
      Faz muito frio na sua cidade amiga? Então, melhor ainda!!!

      Eu que agradeço por ter a sua amizade, é sempre encantadora!!
      Beijinhos, uma linda semana e conte comigo para qualquer coisa tá?
      A academia lhe espera de braços abertos viu? rsrs
      Beijos!!!! ♥

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