15 Plantas lindas que refrescam a casa e purificam o ar






Oi amigos queridos! Nestes tempos de calor intenso, nem mesmo um arsenal de ventiladores ajuda a vencer as altas temperaturas não é mesmo? E para quem não tem ar condicionado então? Mas já parou para pensar em como a decoração influencia nestes fatores?

Os especialistas dizem para abrir mão dos tecidos quentes, apostar em tons claros, mas há uma solução que promete deixar a casa mais bonita e saudável: enchê-la de plantas! 

Floresta dentro do quarto de dormir para refrescar
Floresta dentro do quarto de dormir para refrescar


A  paisagista Gabriella Ornaghi,  vai nos ensinar a seguir as espécies corretas de plantas para casa, ideias incríveis para dispô-las e outras dicas de ouro para trazer a natureza e o frescor para bem perto da gente. Afinal quem não quer uma casa fresquinha e com aquele ar da floresta? Olha que delícia uma noite de sono nesta belezura de florestinha caseira!


Quanto mais, melhor! 

Se você quer realmente deixar a casa fresquinha, não basta uma planta - é preciso ter um certo volume. "Vale vasos de chão, criar um conjunto com tamanhos diferentes. Isso aumenta a umidade do ar devido a uma maior quantidade de vegetação", explica Gabriella.


Que decoração linda com plantinhas refrescantes

As espécies ideais


Mais do que quantidade, escolher as plantas corretas vai facilitar a manutenção e potencializar o efeito refrescante. Por isso, as com folhagens grandes são as mais indicadas. "A família das araceas é uma ótima opção, como exemplo lírio, alocasia, pacová, jiboia, guaimbê e outros filodendros. O ficus lyrata e também as palmeiras (licuala, pinanga coronata e kulli) são legais de utilizar", ensina.

Banheiro ganhou uma dupla imponente de samambaias
 Banheiro ganhou uma dupla imponente de samambaias


Aproveitamento vertical


Além das tradicionais paredes verdes que, muitas vezes, necessitam de um sistema de rega específico, usar suportes diferentes, como aqueles com vários nichos, é uma solução para os espaços pequenos. Hangers, os suportes de teto em tecido, também estão super em alta e são práticos de instalar.


Nesta imagem  elaborada pelas arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli, a sala de jantar ganhou a companhia de um vistoso jardim vertical. Ficou lindo né gente?Que sensação de frescor!




Regar para refrescar


Depois de ler todas as ideias acima e encher a casa de plantas, aqui vai outra  dica: "As plantas transpiram pelas folhas, ou seja, quanto maior elas forem, mais umidade no ar, além de 'segurar' mais água na hora de regar. Por isso, borrife as folhas. Isso faz com que o ambiente fique mais úmido". Adeus, ventilador!


As espécies de plantas que refrescam: 



Há algum tempo a Nasa fez um estudo que identificou as espécies mais indicadas para filtrar o ar em ambientes fechados. E o mais legal é que a lista leva em consideração também a facilidade de encontrar essas plantas. Confira abaixo quais são elas e veja as vantagens de trazer a natureza para dentro de casa!


 
1. Antúrio

Antúrio
Anthurium é um género botânico pertencente à família Araceae.

Resistente, o Antúrio é capaz de absorver a amônia liberada por produtos de beleza. Por isso é uma boa opção para ser colocada no banheiro.


2. Aranha 


Planta Aranha


De nome científico Cleome hassleriana, comumente conhecida como flor de aranha, planta de aranha, rainha rosa ou bigode do avô, é uma espécie de planta com flor no gênero Cleome da família Cleomaceae, nativa do sul da América do Sul na Argentina, Paraguai, Uruguai e sudeste do Brasil

Excelente renovadora do ar, a Aranha é uma planta fácil de cuidar.

3. Café de Salão

Café-de- Salão

Aglaonema commutatum é uma espécie de planta perene do gênero Aglaonema, família Araceae.

Requer necessidades mínimas de cuidado. Não se dá bem com o ar-condicionado mas em compensação é capaz de florescer até mesmo em ambientes pouco iluminados.


4. Crisântemo

Chrysanthemum, de nome vulgar crisântemo, é um género botânico pertencente à família Asteraceae. É uma planta de tradição de cultivo milenar nos países asiáticos. É considerada uma planta de dia curto. Em grego, crisântemo significa "flor de ouro".

Além de produzir lindas flores durante o inverno, o crisântemo também está na lista das plantas que ajudam a purificar o ar.

 crisântemo



5. Dracena -de- Madagascar

Dracena-de-Madagascar


A dracena-de-madagascar é uma planta arbustiva, ramificada, de aspecto exótico e escultural, que pode alcançar até 5 metros de altura. Suas folhas são longas, lineares, com cerca de 30 a 90 cm de comprimento e dispostas em roseta no ápice dos ramos. Na planta original as folhas apresentam coloração verde escura com margens vermelhas estreitas.

É considerada uma das plantas decorativas ou de interior com mais resistência do mundo!

Cresce melhor em ambientes com pouca luz. Boa para os lugares da casa com poucas aberturas.


6. Espada de São Jorge

Espada de São Jorge / de Santa Bárbara


A espada-de-são-jorge, espada-de-santa-bárbara ou espada-de-Iansã, também conhecida como língua-de-sogra, rabo-de-lagarto e sanseviéria, é uma planta herbácea de origem africana.

É uma planta muito resistente e que consegue sobreviver em extremos, suportando tanto as altas quanto as baixas temperaturas.

A Espada de São Jorge é conhecida por ser uma das melhores espécies de plantas com ação purificadora para os ambientes e energias. Suas propriedades permitem que ela absorva substâncias tóxicas do ar durante o dia, enquanto à noite libera oxigênio limpo. Esse efeito auxilia na purificação dos cômodos da casa.


7. Ficus

Ficus


Ficus benjamina chamadas popularmente de fícus-benjamim, figueira-benjamim ou, simplesmente, figueira. São originárias da Malásia. É uma espécie de planta da família Moraceae pertencente ao gênero Ficus. O ficus é uma árvore muito popular, utilizada principalmente na decoração de ambientes internos.

Pode crescer até 30 metros de altura. É muito resistente e, como tem um alto índice de transpiração, ajuda a manter a umidade do ar.


8. Gérbera

Gérbera

Gerbera é um género de plantas herbáceas ornamentais pertencente à família das Asteraceae, a mesma do girassol e das margaridas.

Quem diria que, além de lindas, as gérberas purificam o ar e ainda ajudam a combater a insônia? A dica é colocá-las no quarto.


9. Hera Inglesa

Espécie de trepadeira capaz de crescer tanto horizontalmente quanto verticalmente, é ótima para umedecer os ambientes.

Hera Inglesa

10. Jibóia


Se adapta facilmente a temperaturas entre 17ºC e 30ºC e também pode ser cultivada na água. É eficaz na absorção de formaleído, xileno e benzeno (geralmente liberado por produtos de limpeza).

Jibóia


11. Lírio da Paz

Sobrevive com pouca luz e pouca água. Deve ser mantida longe de correntes de ar. Destaca-se por absorver a fumaça do cigarro.

Lírio da Paz


12. Liríope

Requer poda constante, pois cresce muito rápido. Por outro lado, pode ficar longos períodos sem receber água.

Liríope

13. Palmeira-bambu

Essa planta absorve compostos químicos liberados pelos tecidos das roupas, por isso é ótima para ser colocada ao lado do armário.

Palmeira-Bambu


14. Pau-D’água


Resistente às pragas e ao ar-condicionado, essa planta é capaz de se adaptar a três condições: meia-sombra, sol pleno e luz abundante. De nome científico Dracaena fragrans, o pau d'água é fácil de ser cultivado e pode ser usado em diferentes ambientes.

Queridinha entre paisagistas e decoradores, essa espécie consegue filtrar substâncias ofensivas à saúde e purificar espaços contaminados por gases e poluentes

.
Requer rega abundante. Fora isso, é fácil de ser cultivada.


Pau-D'água 

15. Samambaia-Americana

É uma boa opção para ambientes pequenos, já que pode ser pendurada na parede.

As samambaias-americanas são plantas herbáceas, rizomatosas, com folhas longas (frondes) subdivididas em folíolos lisos e retilíneos. De coloração verde clara, elas apresentam aspecto compacto, com frondes novas semi-eretas e as mais velhas pendentes. Normalmente formam touceiras volumosas, demonstrando sua bela textura.

Sabambaia-Americana


ATENÇÃO!

** Lembre-se que algumas plantas podem ser tóxicas para animais de estimação. Informe-se sobre as características de cada planta antes de cultivá-la em casa. Esse gatinho, por exemplo, está em um ambiente repleto de plantinhas que não fazem mal a ele, pois exige todo o cuidado.

Um gatinho em um ambiente repleto de plantinhas


E para encerrar  o post, que tal uma canção que traz o frescor natural da natureza até nós? Tive o privilégio de encontrar um lindo pavão no Parque Pedra da Cebola, que logo me reportou à canção Pavão Mysteriozo ( sim, esta é a grafia original) do músico Ednardo. 

A gravação original de 1974 é uma joia musical que dá muitas pistas, a genialidade é sempre tímida, não se dá escancarada, mas convida, exige do ouvinte uma perspicácia. Essa inteligência faz parte da riqueza contida na música popular brasileira.

A beleza natural do Parque Pedra a Cebola

A gravação original de 1974 é uma joia musical que dá muitas pistas, a genialidade é sempre tímida, não se dá escancarada, mas convida, exige do ouvinte uma perspicácia. Essa inteligência faz parte da riqueza contida na música popular brasileira.

A música começa com um embate, uma nota pedal de uma toada nordestina e desemboca, após essa breve introdução anunciativa, numa batida hipnotizante, com certa melancolia indígena, tambores e outras percussões. Tomaram que apreciem esse frescor!! Até mais amigos!


Inspiração e consulta 

1-https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Paisagismo/noticia/2017/01/como-deixar-casa mais-fresca-com-plantas-em-5-passos.html
2-https://incrivel.club/criatividade-casa/10-plantas-para-ter-um-microclima-perfeito-dentro-de-casa-154310/



Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

4 comentários:

  1. Um dos posts que mais amei, Dri. Amo planta e tenho todas essas, menos as com flor que comigo não dá certo. Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh Sérgio, que legal amigo!!
      Você sempre amou as plantas não é verdade?
      Sabe, eu amo as plantas, mas não sou bióloga...
      Eu sou advogada, mas minha paixão não está nas leis, e sim , na natureza, na vida saudável, tudo isso é o que desperta a minha motivação!!
      Grata por ter vindo amigo!
      Linda semana! :))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.