10 Sinais de que o seu coração está fraco e como tratar






Será que seu coração vai bem, com todo esse estresse de pandemia e pós pandemia?

Hoje vou falar os 10 SINAIS que seu coração pode não estar bem, e o que você pode fazer se tiver um desses sinais ou sintomas. E no final do artigo  uma  edição inédita para alegrar seu coração.

A insuficiência cardíaca acomete qualquer faixa etária e cerca de 2% da população brasileira é portadora de algum grau de insuficiência cardíaca, ou seja, quase 5 milhões de brasileiros. Além disso, por ser a via final, comum de todas as agressões sobre o coração, aumenta com a idade, sendo que após os 70 anos, mais de 10% desses idosos está acometida.

Por isso esse assunto é muito importante.


Com a ajuda do cardiolologista André Wambier vou relatar quais sintomas você deve se preocupar e o que você deve que fazer se você ou algum de seus familiares estiver sentindo um desses sintomas.  Fique até o final!


O que é insuficiência cardíaca?

A insuficiência cardíaca, também conhecida como IC ou ICC, ocorre quando o músculo cardíaco não bombeia o sangue do jeito que deveria.

Todas as células do seu corpo dependem desse bombeamento do coração para receber sangue rico em oxigênio e nutrientes para que o corpo possa funcionar normalmente.


Como é o funcionamento normal do coração?


O coração saudável é um músculo que bombeia sangue continuamente através dos seus vasos sanguíneos.

O coração tem quatro câmaras as duas câmaras superiores são chamadas átrios e as duas câmaras inferiores chamadas ventrículos

O átrio direito recebe sangue pobre em oxigênio do resto do corpo e o envia através do ventrículo direito para ser oxigenado nos pulmões. Os pulmões vão fazer a troca gasosa e o sangue rico em oxigênio viaja dos pulmões para o átrio esquerdo, depois para o ventrículo esquerdo, sendo bombeado para o resto do corpo. Por isso o ventrículo esquerdo é a parte mais importante do coração. É ele que tem que ter a força para bombear o sangue para o resto do corpo.




Sabendo disso a gente pode entender mais sobre insuficiência cardíaca

Na insuficiência cardíaca o músculo cardíaco é incapaz de bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo. No começo o coração tenta compensar isso: Como? Dilatando o ventrículo esquerdo.

O coração se dilata para se contrair com mais força e bombear mais sangue. Com o tempo, isso faz com que o coração vá enfraquecendo. Mas tem casos, que o coração pode não dilatar, e sim engrossar suas paredes, ficando musculoso, como na hipertensão. Isso também faz mal. Por quê? Imagine uma panela que cabe um litro de água. Você resolve jogar cimento dentro da panela. Depois de secar, essa panela não vai mais caber um litro d’água. E, com o tempo, esse coração, também, pode dilatar.

Outra forma que o coração pode tentar compensar é bombeando mais rápido e a pessoa ficar taquicárdica, para a aumentar o débito cardíaco.

E também o próprio corpo tenta contrabalançar de outras maneiras: Por exemplo Os vasos sanguíneos se estreitam para manter a pressão arterial alta, tentando compensar a perda de potência do coração.

Por fim, o coração vai ficando mais enfraquecido e a insuficiência cardíaca piora até que essa compensação não funcione mais. E é aí que a pessoa vai sentir com mais intensidade os sintomas.

É preciso cuidar do coração 



Quais são as causas da insuficiência cardíaca?

A insuficiência cardíaca muitas vezes causada por outras condições médicas que prejudicam ou sobrecarreguem seu coração. Obesidade, hipertensão, diabetes, apneia do sono, doença renal crônica, anemia,
Hipertireoidismo, hemocromatose que é aquela sobrecarga de ferro também aumentam o risco. Tratamentos de câncer, como radiação e a quimioterapia pode prejudicar seu coração e aumentar o risco. Fibrilação atrial, abuso de álcool e doença arterial coronariana.


Como a insuficiência cardíaca é diagnosticada?


O ecocardiograma é a forma mais eficaz de diagnosticar a insuficiência cardíaca. Ele consegue identificar a força do seu coração, como suas válvulas estão, qual é o tamanho do seu coração, e a espessura ou grossura do seu músculo cardíaco.

Um exame de sangue também é útil para identificar se aquela falta de ar é do coração ou dos pulmões, que é o BNP. O BNP é uma substância secretada pelo coração— os níveis sanguíneos aumentam quando os sintomas de insuficiência cardíaca pioram e diminuem quando a insuficiência cardíaca está controlada.



Quais são os 10 sintomas de Insuficiência Cardíaca que você deve se preocupar?

O PRIMEIRO SINTOMA QUE VOCÊ DEVE FICAR ATENTO É: FALTA DE AR OU DISPNEIA.

Principalmente quando você se esforça ou quando você vai se deitar. As pessoa começa a colocar mais travesseiros, para ver se dorme melhor.

Acha que o cansaço aos esforços é por causa da idade, e às vezes não é.



O SEGUNDO SINTOMA QUE VOCÊ DEVE PRESTAR ATENÇÃO É BATIMENTO CARDÍACO RÁPIDO OU IRREGULAR.

Como já falei, o coração tende a aumentar a frequência cardíaca para bombear mais sangue, causando a taquicardia. E também, uma pessoa com coração dilatado, pode ter arritmias, como fibrilação atrial ou mesmo extrassístoles, que são as falhas de batimento. 

O TERCEIRO SINTOMA- TOSSE PERSISTENTE OU RESPIRAÇÃO OFEGANTE COM CATARRO BRANCO OU ROSA.

Significando que têm líquido no seus pulmões, nos seus alvéolos. É importante você não deixar essa tosse para lá.


O QUARTO SINTOMA É ACORDAR MUITO À NOITE PARA URINAR

Isso pode ser devido à pessoa reter mais líquidos já que seu coração e a circulação não está funcionando direito. Assim, à noite, esse excesso de líquido precisa ser eliminado.


QUINTO SINTOMA: GANHO DE PESO MUITO RÁPIDO.

Também, devido a retenção de líquido. Os rins são menos capazes de eliminar sódio e água, causando também retenção de líquidos nos tecidos.

SEXTO SINTOMA INCHAÇO NOS TORNOZELOS, PÉS, PERNAS, ABDÔMEN E VEIAS DO PESCOÇO (AS JUGULARES)

 O Tornozelo fica fofo, parecendo aquele pão que está assando, quando você aperta faz aquela covinha, aquele sinal de cacifo.


SÉTIMO SINTOMA: INCAPACIDADE DE DORMIR DEITADO.

A pessoa tem que ficar dormindo um uma cadeira. Ou também acordar sufocado durante à noite, o que chamamos de dispneia paroxístico noturna.


OITAVO SINTOMA: FRAQUEZA GENERALIZADA

Sensação de cansaço o tempo todo e dificuldade nas atividades do dia a dia, como fazer compras, subir escadas, carregar mantimentos ou caminhar. O coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades dos músculos e tecidos do corpo. O corpo desvia o sangue de órgãos menos vitais, e o envia para o coração e o cérebro.


NONO SINTOMA: FALTA DE APETITE, NÁUSEAS, SENSAÇÃO DE SACIEDADE OU DE ESTÔMAGO EMBRULHADO.

Isso por quê? Ou o sistema digestivo está edemaciado, inchado ou sistema digestivo recebe menos sangue, causando problemas de digestão.



E POR FIM O DÉCIMO SINTOMA: CONFUSÃO MENTAL, PENSAMENTO PREJUDICADO, PERDA DE MEMÓRIA OU UMA SENSAÇÃO DE DESORIENTAÇÃO.

A alteração dos níveis de certos eletrólitos, em especial o como o sódio, pode causar confusão. Mas também, o baixo débito cardíaco, a falta da bomba, também pode prejudicar o sangue chegar ao cérebro.

Exercícios Regulares é um dos melhores tratamentos para a insuficiência cardiáca


Quais os tratamentos para Insuficiência Cardíaca?

Hoje, por sorte, temos muitos remédios que conseguem melhorar a força do coração e também melhora os sintomas. Existem mais opções de tratamento disponíveis para a insuficiência cardíaca do que nunca. Além dos remédios, tem que mudar estão de vida, reduzir sal, às vezes ter que diminuir líquidos. E em casos avançados, podemos pensar em ressincronizador cardíaco e até em transplante cardíaco.

Os objetivos do tratamento da insuficiência cardíaca são principalmente para diminuir a progressão da doença e diminuir sintomas e para melhorar a qualidade de vida.


Quanto mais cedo você detectar a insuficiência cardíaca, melhor para você e para seu coração. Enquanto isso que tal uma linda canção para deixar seu coração mais forte e feliz?

(Quando o seu Coração  está Fraco)





🌵🌵 When Your Heart Is Weak da banda americana Cock Robin é uma canção que não vai sair da sua cabeça,  pois tem uma  batida surpreendente! Foi lançada  no primeiro primeiro álbum da banda em 1985. 

🌵Foi um álbum de sucesso no Top 10 em vários países europeus. Os singles "When Your Heart Is Weak" e " The Promise You Made " tiveram o maior sucesso na Europa, e ainda são tocadas regularmente em estações de música pop e contemporânea. 

🌵O videoclipe de "When Your Heart Is Weak" foi dirigido por Chris Gabrin, e filmado no deserto da Califórnia Joshua Tree National Park em maio de 1985. Inspirada pelo deserto californiano também editei a canção com imagens de um lindo deserto! Tomara que apreciem!!



Pesquisa e Dados Bibliográficos

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

2 comentários:

  1. Que dicas importantes, Dri. Desconhecia a maioria. Parabéns pela postagem de utilidade pública. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, eu comecei a sentir algo estranho no peito, falta de apetite, náuseas e fui fazer uma investigação no cardiologista e foi constatado um problema que estou resolvendo com medicamentos e tratamento clínico. Por isso escrevi sobre esse tema para cominar com a canção do coração enfraquecido... Obrigada pelo carinho amigo!! Lindo final de semana! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.