Roy Orbison e a incrível música "You Got It"





Impossível não se emocionar ao ouvir Roy Orbison. Detentor de uma voz potente ele simplesmente arrasa na canção "You Got It."  Venha conhecer a história deste artista grandioso e único.

A origem das baladas começou com o Roy Orbison. Você já conhece as Baladas Poderosas que eu sempre compartilho  aqui no Vivendo Bem Feliz. Essas baladas são caracterizadas por ter um ritmo lento, com presença comum de guitarras elétricas e/ou acústicas e menos ênfase na percussão e baixo. 

As baladinhas começaram  na década de 60 e foi muito comum e popular durante a década de 80.

Algumas partes da música podem incluir uma forte percussão e baixo para aumento do efeito emocional, e mais tarde a volta de uma guitarra elétrica, para o clímax da música. Inclusive já listei as minhas baladas preferidas e Roy Orbison liderou todas as paradas do meu coração, além dos Guns N'Roses e Scorpions, é claro, em canções que editei com muita alegria e são campeãs de sucesso  no meu Canal no YouTube.


Breve histórico da carreira de Roy Orbison


Nascido em Vernon, Texas, Roy Orbison começou sua carreira na Sun Records em meados de 1956. O lendário estúdio de Sam Phillips foi o berço de nomes como Elvis Presley, Carl Perkins, Jerry Lee Lewis e Johnny Cash.


                             Roy Orbison, Johhny Cash e Elvis Presley


No contexto dessa cena, Orbison entrou numa competente aventura rockabilly, mas ele não tinha a explosão rocker nem o carisma de seus contemporâneos e seu trabalho inicial se resumiu em singles que fizeram um sucesso menor como “Ooby Dooby” e “Rockhouse”.

Somente no início dos anos 60, Roy despontaria como compositor e cantor, assinaria com a Monument Records e gravaria discos sensacionais.

Apelidado de “The Big O”, com aparência envelhecida de senhor tímido, míope de óculos escuros e vestindo preto, Orbison era a antítese dos ídolos pop dos anos 60 e ficava, na maior parte do tempo, imóvel no palco.



Roy Orbison e seus óculos escuros que  usava  para disfarçar o  astigmatismo e a miopia



A fórmula de sua consagração era sua poderosa voz de tenor que alcançava várias oitavas e desfilava potência e beleza em graves e agudos impressionantes.

De 1960 a 1964, ele se transformou num dos maiores hitmakers americanos. São dessa fase sucessos avassaladores como “Only The Lonely”, que eu editei especialmente para o final do ano passado  e você confere agora  “Crying”, In Dreams”, ( que também já editei)  “Running Scared”, “Blue Angel”, “Blue Bayou”, “Falling”, It’s Over”, “Lana”, “Dream Baby” e o megahit “Oh Pretty Woman”.

Only The Lonely 


 "It's Over" alcançou o primeiro lugar em 25 de junho de 1964 (tornando-se o segundo single No.1 do Orbison no Reino Unido). É uma canção emocionante! Ouça!



A voz espetacular do Roy Orbison 

Muito já foi indagado sobre a lenda de “The Big O”: 

A “voz mais sublime do planeta”?

“O cantor predileto de Elvis Presley”? 

“O anjo que cantava como um condenado”?


Não importa!  Roy Orbison marcou sua trajetória como um dos mais incríveis compositores e vocalistas da história do rock e todos os fundamentos do seu incrível legado estão cristalizados em suas obras musicais.


Inclusive, nos anos 80, muitas bandas de rock se inspiraram nas baladas de Roy Orbison para criarem as suas músicas em álbuns de bandas de rock, pop rock, hard rock e heavy metal. Algumas bandas contemporâneas podem ainda incluir um forte uso de piano.

No geral, são músicas fortes e emocionais e a banda Heart, os Scorpions e Guns N'Roses se inspiraram em Roy Orbison para criarem  seus maiores sucessos!

Roy Orbison, Banda Heart com o hit Alone, Scorpions e Guns N'Roses


You Got It  - Momentos que marcaram  

 "You Got It" é uma canção do último álbum de Roy Orbison, Mystery Girl, lançado em 1989. A canção alcançou a 9ª colocação na tabela musical Billboard Hot 100 e a 1ª na Adult Contemporary Singles, isto após 24 anos que uma canção de Roy Orbison esteve entre 40 primeiros singles pela primeira vez.

 "You Got It" também alcançou a terceira colocação no UK Singles Chart, na primavera de 1989. A música foi lançada poucos meses após a morte de Orbison por ataque cardiaco em 6 de dezembro de 1988, aos 52 anos de idade. 


No Brasil a canção foi difundida por fazer parte da trilha sonora internacional da telenovela da Rede Globo "O Sexo dos Anjos", exibida entre 1989 e 1990.

Orbison interpretou a canção em público apenas uma vez, durante o Diamond Awards Festival, na cidade de Antuérpia, Bélgica, poucos dias antes de sua morte. Parte da apresentação foi incorporada ao vídeoclipe da canção.


“You Got It" e a precoce partida de Orbison


Uma carreira de sucesso e uma morte precoce aos 52 anos de idade

O álbum Mystery Girl foi lançado em fevereiro de 1989, três meses depois da morte de Roy Orbison. Um pouco antes, em janeiro, "You Got It" foi lançada com single e para muitos se tornou a canção de despedida de Orbison já que foi um grande hit, sendo muito executada nas rádios. 

Escrita por Orbison, e pelos companheiros de Traveling Wilburys Tom Petty e Jeff Lynne, a faixa tem um som marcante graças a produção precisa de Lynne.

Se estivesse vivo, Roy Orbison estaria com 86 anos. Ele era um astro pop nada convencional: não era bonito, usava óculos escuros o tempo inteiro e mal se mexia no palco. Mas Orbison cantava com tanta intensidade e dramaticidade que ninguém conseguia ficar imune à presença dele. Na letras de suas canções, Orbison era o eterno perdedor, o sofredor e romântico incurável que vivia fugindo do passado, eternamente tomado pela culpa e pela paranóia em relação a tudo o que havia deixado para trás. 

Um senhor tímido de óculos escuros que não se movia no palco e entregava  um show inesquecível


Os anos 1960 foram mágicos para Roy Orbison. Na década de 1970, Roy Orbison se manteve constantemente na estrada, mas o grande público que comprava discos infelizmente parecia ter se esquecido dele. Ele não emplacava músicas na paradas como fazia na décadas anterior. O amigo Elvis Presley certa vez falou que ele tinha a voz mais bonita e expressiva da música popular. O Rei não se atreveu a gravar qualquer música de Orbison. Dizia que nunca conseguiria fazer jus ao poderia vocal do texano. Os Beatles também eram grandes fãs de Roy Orbison. 


A sorte dele mudou radicalmente na década seguinte. A música dele entrou na trilha de vários filmes e seus discos começaram ser relançados. Em 1988, o mundo era novamente de Roy Orbison. Ele foi homenageado no especial de TV Roy Orbison and Friends: A Black and White Night, que teve a participação de Bruce Springsteen, Elvis Costello, Bonnie Raitt, k.d. lang, Tom Waits, James Burton e outros ícones. 


Ele fez parte do supergrupo Traveling Wilburys ao lado de George Harrison, Bob Dylan, Tom Petty e Jeff Lyne, cujo álbum autointitulado foi muito bem recebido pelo público e crítica. Orbison então gravou o álbum Mystery Girl, mas não viu o êxito do trabalho. No dia 6 de dezembro daquele mesmo ano, ele foi vitimado aos 52 anos por um ataque cardíaco fulminante, ironicamente quando era tão ou até mais popular em relação ao auge no começo dos anos 1960. 


Em 1991, recebeu um Grammy póstumo por “Oh, Pretty Woman”, do álbum A Black and White Night Live. Seu mais bem sucedido album foi Mystery Girl, finalizado postumamente em 1989. Casualmente, nesta obra está a canção que me cativou por tanto tempo “You Got It”. Se a fama perdura, onde está Roy Orbison? Morreu como viveu: com reconhecimento, homenagens e discrição. Um ÍDOLO PERFEITO!


Fiquem agora com a canção "You Got It" que é maravilhosa!


Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

8 comentários:

  1. Muito bom ouvir essas músicas e bom relembrar desse músico! Lindo post! beijos, ótima semana, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Chica, sabe eu sou muito fã do Roy Orbison, esse senhor que morreu muito jovem ( apenas 52 anos) fez uma carreira memorável e cantava como ninguém!! Fico muito grata com o seu carinho amiga querida!!
      Desejo uma semana maravilhosa!! :)))))

      Excluir
  2. Respostas
    1. Teresa, eu que agradeço a sua presença e carinho querida!!
      Fico feliz que tenha gostado!!
      Tenha uma semana maravilhosa!! :))))

      Excluir
  3. Passando para desejar uma boa semana!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Teresa!! Maravilhosa semana para você também!!
      O seu carinho e presença é fundamental!! Beijos!!

      Excluir
  4. Olá Adriana!

    Gostei muito de saber mais de uma música que consta na minha playlist 😄

    Não fazia ideia que tinha sido lançada em 1989! Tem um ar mais antigo ainda 😅

    Abraços e um bom fim de semana 🤗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olavo, muito obrigada pela gentil presença amigo!!
      É verdade, essa canção parece mais antiga e foi o último e derradeiro sucesso do Roy Orbison. Ele fez muito sucesso nos anos 60 ; Dos 70 ate´os 80 ficou praticamente esquecido. Ressurgiu na década de 80 com esse sucesso, mas infelizmente partiu muito cedo, no auge da fama e com apenas 52 anos. Ele parecia um senhorzinho não é?
      Abraços e lindo final de semana!!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.