Animação
Arte
atitude
corrida
curiosidades
exercícios
motivação
música
"Pump Up the Jam" do Technotronic é o melhor hino da música eletrônica
É com essa explosão de cores, dança, ritmo e som que trago para vocês HOJE a famosa "Poperô" , ou melhor, a "Pump Up The Jam", um hino da música eletrônica do grupo belga Technotronic.
Curiosidades de "Pump Up The Jam"
A música foi lançada em 1989 no disco de estreia "Pump Up the Jam: The Album" e chegou ao topo das paradas depois de vender mais de 3 milhões de cópias. É simplesmente um marco para a dança, pois só de você ouvir, automaticamente começa a dançar! O clipe eu editei com as cenas mais dançantes que pude encontrar pelo caminho! Está alucinante.
Foi hit no Brasil, nos Estados Unidos e Reino Unido com sua fusão de elementos do hip-hop com dance e house music, estilo que dominava os rádios e as pistas de dança na época. E ainda hoje domina a minha playlist de exercícios com muita maestria, sendo obrigatoriamente uma das primeiras que coloco para tocar!
Pump Up The Jam dominando a minha playlist de exercícios |
Foi a era do chamado "poperô", uma simplificação abrasileirada do nome da música, que acabou sendo aplicada a qualquer tipo de dance music, com seus sintetizadores, vocais femininos épicos e alguns versos de rap, tudo para desafiar as guitarras sujas do grunge da época.
No Brasil, "Pump Up The Jam" também foi trilha de um comercial da Philips, alavancando o nome do Technotronic por aqui. Para se ter uma ideia, a música foi a nona mais ouvida no país no ano de 1990.
Quem era o Technotronic?
O Technotronic foi formado na Bélgica pelo produtor Jo Bogaert, em 1988, juntamente com Mc Eric e a genial vocalista congolesa-belga Ya Kid K (seu nome verdadeiro é Manuela Kamosi), à época ainda menor idade, um dos motivos pelos quais, no clipe, quem parece cantando é a modelo africana Felly Kilingi, que não sabia ao menos uma palavra de inglês.
Logo no lançamento do disco o grupo gerou uma polêmica: no videoclipe da música “Pump Up The Jam”, quem aparece cantando é a modelo africana Felly (a mesma da foto da capa do disco), porém a modelo apenas dublou a voz da Ya Kid K, algo bem à la “Milli Vanilli”, (Veja o meu artigo do Milli Vanilli clicando aqui), mas imediatamente o fato foi descoberto por fãs.
O líder da banda Jo Bogaert justificou que usou essa estratégia para que a banda tivesse “uma imagem” forte no mercado fonográfico, já que a verdadeira cantora Ya Kid ainda estava na escola, era menor de idade e não poderia acompanhar os shows da banda.
O grupo sanou o problema relançando o disco com a foto da Ya Kid. Assim, no lançamento do single “Get Up”, onde assumia no vídeo o verdadeiro vocal com a modelo Felly apenas dançando no fundo do vídeo. Foi outro estrondoso sucesso mundial.
A ELETRIZANTE PUMP UP THE JAM
Pulsante, divertida, cheia de vida, dança, suor e êxtase, a música Pump Up The Jam conjura, com maestria, estilhaços de acid house, música eletrônica, dance-pop, euro e new beat, EBM, udigrudi e mais uma variedade de sonoridades para dar vida a um dos mais urgentes artefatos da história da dance music.
Foi a faixa de abertura que alcançou o topo das paradas e hit obrigatório para qualquer danceteria, até hoje.
Aqui no Brasil foi uma música revolucionária, pois foi a partir dela que se criou o estilo “poperô” (por causa do refrão “pump it up”), dance music conhecidas como “bate-estacas”.
E é por isso que você não vai ficar parado, vai dançar comigo, pois o clipe contém as cenas de dança mais alucinantes e engraçadas do cinema! Consegue adivinhar quais são? Até mais!
Inspiração e Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pump_Up_the_Jam e imagens do Google Imagens
Thanks for your sharing
ResponderExcluirThank you my friend!!
ExcluirBeautiful week! :))))
Publicação muito alegre e colorida. Merece elogios
ResponderExcluir.
Saudações cordiais.
.
Poema: “ Apenas amar-te “
.
Rycardo muito obrigada pelo carinho da presença!
ExcluirEssa música é bem cativante não é verdade?
Tenha um lindo final de semana!!