Hoje já é dia 04 de dezembro, estamos próximo ao Natal e o que fizemos? Existem poucas palavras para descrever o nosso atual estado de espírito, mas é maravilhoso o encantamento provocando pelas luzes de Natal. E quando unimos com patinação artística no gelo fica ainda mais emocionante!
Estamos entrando em um período de reflexão mais intenso onde as palavras são poucas para expressar o que está dentro de nossos corações. Aguardamos a chegada do Menino Jesus em 25 de dezembro...
A MÚSICA DA NATUREZA
Ouvimos com mais atenção, neste período, o som do vento cortando o ar e balançando as folhas das árvores; o som das águas calmas de um riacho ou o barulho de uma corredeira e de uma linda cachoeira, o som dos mais variados pássaros, ou até dos animais que vivem nas matas e que utilizam diferentes sons para se comunicarem...
Como notamos acima, a natureza oferece música graciosa e linda que nem sempre as pessoas sabem apreciar. A natureza além de musical é poética, o ambiente e tudo que envolve o universo natural são poético-musicais.
A ARTE DE EDUCAR COM MÚSICA
Pensemos na nossa infância quando a mãe ou o pai nos pegava no colo e cantava cantigas de ninar, e ainda bebês tentávamos reproduzir a música, mas só se ouviam ruídos, esses ruídos eram nossas primeiras músicas, ou pelo menos, nossas primeiras tentativas musicais.
A doce infância e a arte de educar com música |
A criança, quando adquire suas primeiras palavras, é capaz de memorizar pequenos trechos e melodias e é neste momento que a música se torna uma grande aliada da educação, pois, através de letras e melodias de fácil assimilação para a criança, pode-se ensinar novas palavras, histórias e a cultura do lugar onde se vive.
As cantigas de roda e as parlendas, por serem fáceis de cantar são apreendidas facilmente pelas crianças, que além de aprender se divertem, e é por isso que muitas dessas canções marcam a infância de todos.
A música nos deixa criativos e repletos de imaginação! Ela nos acompanha e nos faz viver com emoção!
A ARTE DE APRENDER COM POESIA
E o que é Poesia?Segundo o Dicionário eletrônico Houaiss (2006) poesia é :
A arte de compor ou escrever versos... ou
A arte de excitar a alma com uma visão do mundo, por meio das melhores palavras em sua melhor ordem.. ou
O que desperta o sentimento do belo.. ou
Aquilo que há de elevado ou comovente nas pessoas ou nas coisas.
Portanto, ao falar de poesia como arte de compor versos , podemos supor que qualquer seqüência ritmada e, especialmente rimada, seja poesia. A vida em si é já é uma linda poesia.
Poesia verdadeira é algo que expresse um sentimento sublime e muito bem elaborado!
Quando tratamos de poesia como arte dos versos, característica de um poeta, de um povo, de uma época , logo podemos fazer associação à poesia de Cora Coralina, Vinicius de Moraes, Adélia Prado, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meirelles, Fernando Pessoa, entre outros tantos poetas e poetisas que lemos, também podemos falar da poesia trovadoresca, clássica, moderna, romântica e assim por diante, pois representam a poesia de um povo em uma determinada época.
A arte de se comunicar através da poesia |
PALAVRAS NÃO SÃO NECESSÁRIAS
Por isso que eu digo amigos, que a palavra falada nem sempre é necessária. Assim que as palavras faltarem, quando não haver mais nada a dizer, recorra à música, leia poesia e você sentirá como o seu coração vai serenar devagarinho ...
Então vamos ouvir e sentir a a canção "Words"agora? Tem cenas belíssimas da arte da patinação artística!
Nos anos 2000, David lançou uma versão em francês da música com o cantora Winda, intitulado "Words, J'aime ces Mots". David e Winda também incluíram uma versão em inglês como dupla e o dueto está presente também nesta edição NATALINA da semana! Tem cenas lindíssimas de patinação no gelo que combina tão bem com esse clima de Natal. Tomara que apreciem amigos queridos! Até Mais!
Referências:
Imagens e Gifs do Google Imagens
O tempo ta voando mesmo, Dri. Embora seja uma época melancólica, eu gosto mt de dezembro passa mt rápido. Janeiro, fevereiro e março que me dão desânimo demais....aquele recomeço demorado...Adorei a postagem e a escrita sobre poesia.
ResponderExcluirÉ verdade Sérgio, os amigos já esta partindo e poucos esta podendo dar atenção aos blogs... Eu também acho dezembro bem melancólico...Temos muito em comum amigo!!
ExcluirGratidão pela maravilhosa companhia!!
Linda semana!