Natal
Conheça o significado dos Símbolos de Natal para Celebrar o Nascimento de Jesus com Alegria!
Com o Advento a todo vapor e a agenda de festas natalinas, minha alma fica ansiosa de antecipação – o Natal está chegando...A verdade é que eu normalmente começo a ficar eufórica já em outubro e meu nível de alegria só aumenta. O Natal é uma época do ano em que a felicidade e os sentimentos de união, fé, amor e solidariedade afloram muito mais nas pessoas. O mais importante dessa ocasião é celebrar o nascimento do Menino Jesus nos nossos lares, por isso, é comum as famílias se unirem para a ceia de natal. Hoje o Vivendo Bem Feliz explica em detalhes os símbolos do Natal e deixa uma mensagem para você no final...
A estrela, na sociedade, sempre esteve ligada às "bússolas naturais" das pessoas. Hoje, os aparelhos de navegação evoluíram de tal forma que as estrelas se tornaram apenas ornamentos no céu, objeto de estudo. Contudo, durante milhares de anos, eram elas as responsáveis em guiar os navegadores pelos mares e os viajantes pelos desertos. Elas indicavam a direção, o sentido e o porto seguro.
Foi uma estrela que guiou os três reis magos – Baltazar, Gaspar e Melchior – do Oriente até Belém, onde nasceu Jesus, para que pudessem presenteá-lo com ouro, incenso e mirra. É lembrada hoje pelo enfeite colocado no topo da árvore de Natal. Jesus Cristo é a estrela que guia a humanidade, Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14,6).
2- A Árvore de Natal (O Pinheirinho)
A árvore de Natal foi inventada por São Bonifácio, que ficou conhecido como apóstolo dos germanos ou evangelizador da Alemanha. O Santo nasceu na Inglaterra, em 672, e faleceu martirizado em 5 de junho de 754. Seu nome religioso, em latim Bonifacius, quer dizer “aquele que faz o bem”, tem o mesmo significado do seu nome saxão Wynfrith. Em 718, Bonifácio esteve em Roma e o Papa Gregório II o enviou à Alemanha, com a missão de reorganizar a Igreja local. Por cinco anos, ele evangelizou territórios que hoje fazem parte dos estados de Hessen e Turíngia. Em 722, foi feito bispo; um ano depois, inventou a árvore de Natal.
Em 723, São Bonifácio derrubou um enorme carvalho dedicado ao deus Thor, perto da atual cidade de Fritzlar, na Alemanha. Para convencer o povo e os druidas, que eram sacerdotes do lendário povo celta, de que não era uma árvore sagrada, ele a cortou. Na queda, o carvalho destruiu tudo que ali se encontrava, menos um pequeno pinheiro. Segundo a tradição, Bonifácio interpretou esse fato como sendo um milagre. Isso aconteceu no Tempo do Advento, e como ele pregava sobre o Natal, declarou: “Doravante, nós chamaremos esta árvore de 'Árvore do Menino Jesus'”. A partir disso, teve início o costume de plantar pequenos pinheiros para celebrar o nascimento de Jesus, inicialmente na Alemanha; depois, para o mundo todo. A partir do século XV, os fiéis começaram a montar as árvores em suas casas. Com a reforma protestante – que suprime as tradições do presépio e de São Nicolau –, a árvore adquire maior protagonismo em muitos países do norte. A seus pés, as crianças encontram os presentes trazidos pelo Menino Jesus.
3- Bolas Coloridas

As bolas coloridas, que adornam a Árvore de Natal, significam os frutos da árvore da vida, que é Jesus. Elas representam os frutos dessa árvore, os dons maravilhosos que o nascimento de Jesus nos trouxe, e, ao mesmo tempo, as boas ações daqueles que vivem em Cristo.
4- Velas
As velas representam a luz de Cristo. Elas simbolizam a presença d'Ele como luz do mundo. Jesus mesmo disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem anda comigo não anda nas trevas" (Jo 8,12). Cada Natal deve renovar a nossa fé em Jesus e nosso empenho de viver n'Ele, com Ele e por Ele, a luz do mundo.
5- Cartão de Natal
As velas representam a luz de Cristo. Elas simbolizam a presença d'Ele como luz do mundo. Jesus mesmo disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem anda comigo não anda nas trevas" (Jo 8,12). Cada Natal deve renovar a nossa fé em Jesus e nosso empenho de viver n'Ele, com Ele e por Ele, a luz do mundo.
5- Cartão de Natal
A prática de enviar cartões de Natal surgiu, na Inglaterra, no ano de 1843. Em 1849, os primeiros cartões populares de Natal começaram a ser vendidos por um artista inglês chamado William Egly. Independentemente da sofisticação, beleza e simplicidade, os cartões são símbolos do inter-relacionamento do homem. O ser humano é comunicação, é relacionamento. A dimensão dialogal, de comunhão e empatia do ser humano se expressa pela palavra escrita nesses cartões. Nesse sentido, é significativo nos expressarmos por meio da arte e da palavra contida nesses cartões, pois Cristo é o Verbo, a Palavra criadora, unificadora e salvadora de Deus (cf. Jo 1,1-5).
6- Coroa do Advento

É feita de ramos de pinheiro ou cipreste. Sendo verde, é sinal de esperança e vida. Enfeitada com uma fita vermelha, simboliza o amor de Deus que nos envolve e também a manifestação do nosso amor, que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus. Na coroa encontramos quatro velas, uma para cada domingo do Advento. Começa-se a acendê-las no 1º domingo, acendendo apenas uma vela. À medida que vão passando os domingos, vão acendendo-se as outras, uma a uma, até chegar ao 4º domingo quando todas devem estar acesas. As velas acesas simbolizam nossa fé, nossa alegria pelo Deus que vem; elas também simbolizam a luz, que lembra a salvação; o verde, simboliza a vida; a forma arredondada, a eternidade.
A coroa do Advento encontra suas raízes nos costumes anteriores ao Cristianismo, dos povos do norte, entre os séculos IV e VI. Durante o inverno, devido à pouca luz de dezembro, eles colhiam coroas de ramos verdes e acendiam fogos como sinal de esperança pela vinda da primavera. No século XVI, católicos e protestantes alemães começaram a utilizar esse símbolo durante o Advento. Aqueles costumes primitivos continham uma semente de verdade, que agora podiam expressar a verdade suprema: Jesus é a Luz que veio, que está conosco e que virá na glória. As velas antecipam a vinda da Luz no Natal: Jesus Cristo.
7- Presentes

8 -Presépio
As esculturas e os quadros que enfeitavam os templos para ensinar os fiéis, além das representações teatrais semi-litúrgicas que aconteciam durante a Missa de Natal, serviram de inspiração para que se criasse o presépio. A tradição católica diz que o presépio (do latim praesepio) surgiu, em 1223, quando São Francisco de Assis quis celebrar o Natal de um modo mais realista. Com a permissão do Papa, Francisco montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, da Virgem Maria e de São José, juntamente com um boi e um jumento vivos e vários outros animais. Nesse cenário, foi celebrada a Missa de Natal.
O sucesso dessa representação do Presépio foi tanta que, rapidamente, se estendeu por toda a Itália. Logo, introduziu-se nas casas nobres europeias e de lá foi descendo até as classes mais pobres. Na Espanha, a tradição chegou pela mão do Rei Carlos III, que a importou de Nápoles no século XVIII. Sua popularidade nos lares espanhóis e latino-americanos estendeu-se ao longo do século XIX. A França não o fez até o início do século XX. Em todas as religiões cristãs, é consensual que o presépio seja o único símbolo do Natal de Jesus verdadeiramente inspirado nos Evangelhos.
9- Reis Magos
A importância dos Reis Magos é principalmente religiosa: eles são os protagonistas da Epifania, isto é, a manifestação de Deus a todos os homens, a todos os povos da Terra. Eles já haviam sido anunciados no Antigo Testamento (Livro dos Reis e Isaias). São Mateus os descreve como “Magos do Oriente”. Que fossem três, e reis, é uma tradição que se consolidou rapidamente, como o demonstrou Orígenes, teólogo do século II. Provavelmente, tratava-se de sacerdotes da Babilônia, do culto de Zoroastro, dedicados à astrologia.
10- Anjos
Os Anjos são mensageiros de Deus na história da salvação. São o sinal de que "os céus se abriram e Deus visitou seu povo". Simbolizam a comunicação com o Senhor. A Igreja Católica, baseando-se nas Sagradas Escrituras, na herança judaica e nos escritos dos Santos Padres, crê na existência dos anjos, como afirma o próprio Catecismo: “A existência dos seres espirituais, não-corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade da fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição” (CIC 328).
O desenvolvimento da angeologia (estudo dos anjos), na Igreja Católica, aconteceu principalmente no período dos padres apostólicos, quando a fé cristã se viu ameaçada em sua pureza por diversas heresias.O confronto mais rigoroso entre o Cristianismo e a filosofia neoplatônica estimulou Agostinho e o Pseudo-Dionísio a aprofundar a doutrina tradicional sobre a natureza e a função salvífica dos anjos. O Pseudo-Dionísio, autor desconhecido do século VI, apoiando-se em Proclo, dividiu os anjos em nove coros, hierarquizando-os em três tríades de dignidade crescente: 1º hierarquia - Serafins, Querubins e Tronos; 2º Hierarquia - Dominações, Potências e Virtudes; 3º Hierarquia - Principados, Arcanjos e Anjos. Tal nomenclatura celeste aparece em alguns textos escriturísticos, a saber: Efésios 1, 21 e Colossenses 1, 16.
11- Papai Noel
O Papai Noel foi inspirado no bispo São Nicolau, que viveu e pontificou na cidade de Myra, na Turquia, do século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e, depois, espalhou-se por todo o mundo. Nos Estados Unidos, a tradição do velhinho de barba comprida e roupas vermelhas, que anda num trenó puxado por renas, ganhou força. A figura do Papai Noel que conhecemos hoje foi obra do cartunista Thomas Nast, na revista Harper's Weeklys, em 1881
12- Ceia de Natal
A Ceia de Natal, símbolo do banquete eterno, é o momento em que a família se reúne para celebrar. A Ceia ou refeição do Natal significa que a nossa verdadeira vida é Cristo, o Filho de Deus, o qual estamos festejando. Na Ceia, costuma-se colocar, no centro, uma vela acesa para simbolizar Cristo, que nos une em volta de Si, que é a nossa luz.
13- Pão Celeste
O Pão Celeste faz parte da cultura polonesa. Trata-se de uma espécie de hóstia, feita de trigo, sem fermento, e cuja cor e forma podem variar. É usado na hora da ceia do Natal. O pai da família quebra e reparte a hóstia (não consagrada) entre os presentes. A seguir, desejam paz e boas festas mutuamente uns aos outros, codividindo a sua parte da hóstia com todos; enquanto isso, cada qual come a parte que recebe dos outros. Esse rito tão simples relembra a festa bíblica da libertação. Exprime a unidade e a solidariedade da família que se alimenta com o mesmo pão em meio a votos de felicidade.
14- Decorações Natalinas
Uma outra tradição do Natal é a decoração de casas, edifícios e elementos estáticos como postes, pontes e árvores com elementos que representam o Natal, como luzes natalinas e guirlandas. Estabelecimentos comerciais, prédios públicos e as principais ruas de algumas cidades também são decoradas para as festas de fim de ano. Em alguns lugares, há, inclusive, uma competição para ver qual casa ou estabelecimento teve a decoração mais bonita. O vencedor recebe até um prêmio.
15- Missa do Galo
No século V, o Papa Sisto III introduziu, em Roma, o costume de celebrar uma vigília noturna, à meia-noite, no Natal: mox ut gallus cantaverit (enquanto o galo canta). A Missa tinha lugar num pequeno oratório, chamado ad praesepium (junto ao presépio), situado atrás do altar-mor da Basílica paleo-cristã de São Pedro.
A celebração Eucarística dessa Noite Santa começa com um convite insistente e urgente à alegria: “Alegremo-nos todos no Senhor, porque nosso Salvador nasceu no mundo” – dizem os textos da liturgia. O tempo litúrgico do Natal vai até o domingo do batismo do Senhor, o domingo seguinte à Epifania.
Adri, minha linda e querida amiga! Como vai?
ResponderExcluirEspero e quero vivamente k você se encontre bem e cheia de alegria, como nos diz aqui. Por cá, tudo satisfatório, felizmente, mas eu vejo o natal com outros olhos, menos mágicos, quero dizer. A sociedade e as atitudes de algumas, de muitas pessoas a isso me obrigou.
Que post completo e lindo, minha amiga! Te deve ter dado mto trabalho, pke requere mta pesquisa, mas você sempre faz postagens muito instrutivas e significativas.
São tantos os símbolos do natal! Alguns nem conhecia, mas foi bom aprender com você. Obrigada!
Adorei a árvore de natal, que você colocou no fim da postagem. É isso k cada um de nós deveríamos fazer e tenho certeza de k seríamos bem mais felizes.
Gostei imenso de seus votos de natal para todos nós. Simplicidade e humildade são sentimentos únicos e mto apropriados nessa época.
Eu quero sempre pra você e sua família um tempo de amor, de verdade e de união.
UM NATAL EM VERDADE E ESSÊNCIA E UM MARAVILHOSO ANO NOVO.
Muitos beijos e muitos abraços, hoje e sempre.
Olá Querida Céu!
ExcluirÉ maravilhoso ter a sua participaçao maravilhosa aqui no Vivendo Bem Feliz neste final de ano de 2018! Só estou lhe respondendo já em 2019 pois tirei as últimas semanas para fazer exames médicos e o medo de um resultado não favorável me afastou das redes sociais por um tempo... Mas sempre retornamos não é verdade?
Fico feliz que tenha gostado dos Símbolos de Natal! Sempre vemos a árvore, o presépio, o Papai Noel mas nunca nos perguntamos sobre a origem de tudo não ~e verdade? Agora temos uma ideia mais aprofundada de símbolos tão belos!!!!!!
Agradeço demais seu carinho querida! Você é uma amiga muito querida!
Logo estarei em seu cantinho retornando com alegria, com entusiasmo!
Um grande beijo e um FELIZ 2019 amiga querida!
Beijos!!!
Olá, Adri, querida!
ExcluirJá tinha pensado tanto em você!
Espero k o tal resultado do exame tenha sido bom e k seu medo tenha sumido de vez.
Espero k seu natal e passagem de ano tenham sido bons. Os meus foram serenos e sóbrios.
Beijos e fico aguardando você lá no blog. Tá? Obrigada!
Céu, querida, eu confesso que tanto o meu Natal e Ano Novo foram bem difíceis no final de 2018 e início de 2019!! Até sair o resultado fiquei em pânico, sofrendo em silêncio... Os resultados saíram, estou com alguns cistos que podem eclodir a qualquer momento, mas por enquanto benignos.. Terei que repetir esses mesmos exames de 3 em 3 meses... Então vamos levando não é? Tento não falar sobre isso, mas não hã como escapar!!!
ExcluirObrigada pelo carinho!!! Você sempre se preocupa comigo!!!
Já estou indo ao seu cantinho mágico!!!!
Um grane beijo e um final de semana maravilhoso!!:)))))
olá Adriana:
ResponderExcluirque lindo post !
cheio de mensagens lindas e a música é linda também.
roupa nova sempre com músicas tão doces em nossas lembranças.
venho lhe agradecer sempre por tanta delicadeza e dedicação no meu blog.
desejo que 2019 seja de muita paz e saúde para você e todos os seus.
Grande abraço à sua vovó Zilda, eu a admiro e fico imaginando a benção de ter uma pessoa tão linda assim por perto.
Agradeço também pela companhia de mais um ano e que possamos estar sempre assim, trocando ideias e mensagens.
Que Deus abençoe sempre !
grande abraço.
Boas Festas.
:o)
Eliane, é sempre maravilhoso quando aqui vem deixar o seu carinho!!
ExcluirVocê é espetacular, suas mensagens são sempre maravilhosas...
Sempre por onde passa deixa um pouquinho de amor!!
Obrigada por tudo e lhe desejo um 2019 espetacular!!
Que tudo corra bem consigo e sua linda família!!!
Um grande beijo querida!!!
Maravilhoso final de semana!!:)))
Olá minha querida amiga!
ResponderExcluirOntem pensei muito em vc.
Como pode perceber, minha humilde caverna está bem abandonada, mas o que me alegra é que é por uma boa causa. Encerrarei no próximo ano, após o sorteio. Vou apenas cumprir essa responsa que sempre anuncio no início do ano, no 1 Projeto por mês. A vida muda, projetos aparecem e vemos que não damos conta de tudo, tendo que abrir mão de algumas coisas. Quero voltar com a Lojinha, que também ficou parada de postagem, mas não de clientes.
Adorei seu post pq deu significado através da palavra de Deus. Já li muitas coisas sobre significados dos símbolos natalinos, inclusive o lado do mal, mas o seu falou de algo bom, falou de Jesus, falou do que Ele pregou... maravilhoso!
Espero que 2019 te traga muitas bênçãos e que seu Natal seja realmente maravilhoso.
Por aqui, sinto falta das luzes de Natal... A cada ano, menos pessoas enfeitam seus lares e seus comércios...
Como está a vovó?
Abraços esmagadores e dias muito felizes. (Não quero perder contato com vc. Os posts da página do Projeto são feitos por mim, então, qdo eu estiver por lá, te mando um alô.)
♥
Querida Poções, me perdoe o atraso nas respostas.. estive um pouco fora do ar durante esse período de festas de final de ano e no mês e janeiro!!
ExcluirSempre fico maravilhada quando aqui vem deixar seu carinho, sua gentileza, sua alegria de viver!!!
Sua caverna jamais estará abandonada, porque agora você se dedica a uma causa muito maio e com grandeza!!!
Vi umas fotos dos fofinhos resgatados hoje no Intagram e fiquei encantada e emocionada... Você realmente e um anjo de resgate destes seres indefesos....
Eu que tenho que agradecê-la querida!!!!
Tenha um 2019 repleto de bênçãos!!!!
Maravilhoso final de semana!!! :)))
Beijos com todo o carinho do muuundo!!!
Oi, querida!
ResponderExcluirTudo bem com você? Aqui, tudo rolando.
Ontem, me esqueci de falar do vídeo, k você colocou, que acho lindo. Já conhecia, mas sua audição me fez passar uns momentos bem felizes. Obrigada!
Beijos e um enorme abraço.
Céu, eu que lhe agradeço!!!
ExcluirEssa canção do Roupa Nova passa uma mensagem espetacular, de que o Natal não é só ontem, hoje ou amanhã: o Natal é todo o dia!!!!
Um beijo querida!! Obrigada por seu carinho!! :))))
Feliz Natal Adriana! Desejo um maravilhoso natal para você e sua família! Que as bençãos desta época estejam presentes durante todo novo ano vindouro! 🎅 🎄 ✨
ResponderExcluirLindo e explicativo seus post, assim como são todos os posts do seu blog!:))))
Bjs
Bia, que bela surpresa amiga, que alegria reencontrá-la aqui!!
ExcluirSaiba que sempre faz muita falta, adoro você e ao seu lindo blog!!
Desejo também um 2019 repleto de alegrias, de bênçãos, de muita saúde!!!!
Um super beijo e um final de semana espetacular amiga!!!! :))))
Que lindeza esses significados sobre o natal.
ResponderExcluirAproveito para lhe desejar um Feliz Natal e ótimo Ano Novo.
Big Beijos
Lulu
www.luluonthesky.com
Lulu, obrigada querida amiga..
ExcluirAcabei de vê-la em um post no Instagram, sempre linda e sorridente!!
Agradeço os desejos de um feliz 2019, retribuo com todo o carinho querida!!
Maravilhoso final de semana!! :)))
Querida Adriana,
ResponderExcluirLindíssima a sua postagem, repleta de informações cativantes de um momento celebrado por todos, não importa a ornamentação nem a origem, apenas confraternizar.
Algo que me chamou a atenção foi a estrela, quando jovem meu pai havia ensinado o posicionamento celeste bem como interpretar a posição do sol para ter noção de hora.
Bjs
Sissym, muito obrigada querida!! Você sempre maravilhosa!!
ExcluirOs símbolos de Natal são tão lindos e o significado de cada um é surpreendente!!
Lindas as lembranças com seu pai..São momentos de Natal que em família que a gente jamais esquece!
Beijos e um lindo final de semana querida!!
Feliz Natal!! :)))
Linda sua postagem, Adriana. Finalmente consegui entrar no seu blog. Mas precisei de outro e-mail e pelo celular. No computador segue o aviso de vírus e não deixa entrar. Beijãoo.
ResponderExcluirSérgio, que boa notícia sua presença aqui amigo, depois de tanto tempo!!
ExcluirFico muito feliz!!
É uma postagem especial de Natal e hoje estamos mais tristes com a partida precoce do Paulinho para o plano superior!!
Pode entrar tranquilo que aqui não tem vírus amigo, apesar do aviso do seu computador!
Tenha uma semana especial!!
Um grande beijo!! :)))
Pois então que o Bom Papai do Céu - Nestes dias Pai Natal ou Papai Noel - te deixe sempre inspirada e com esse dom de estudar, pesquisar para esclarecer, sabes que vi nascer este Blog e sei o trabalho que ele te dá e a Alegria que trás a todos os seguidores, você é simplesmente fantástica - Feliz Natal Adri - BJKS.
ResponderExcluirQue alegria que tenha vindo ao Blog Rui, depois de tanto tempo!
ExcluirAinda mantenho ele com postagens inéditas quase toda a semana e já se vão 13 longos anos...O tempo passou muito rápido....
Um feliz e reconfortante Natal amigo querido!!
Boas Festas e feliz Ano Novo!