O Poder do Pedido de Desculpas retratado em uma canção





Pedir Desculpa é o ato tão importante que até já foi retratado em poemas e canções como a que Junior exemplificou em "Escuse me". Pedir Desculpas é  reconhecer um erro e se retratar.


O ato de pedir desculpas é uma forma de expressão de arrependimento por algo  que fizemos e temos a sincera  intenção de consertar.  Esse ato, também pode deixar quem o recebe, se feito verdadeiramente, em uma situação mais confortável para a resolução do conflito, dando abertura ao diálogo.

Pedir desculpas não deve se tornar um hábito que é feito sempre que fazemos algo errado, pedir desculpas tem que ser algo verdadeiro, e simplesmente um pedido. Pode até parecer uma tarefa difícil, mas é isso que poderá ajudar a consertar e melhorar seu relacionamento com outras pessoas.

Esse pedido genuíno de desculpas tem um poder imenso! 





Pedir desculpas


O ato de pedir desculpas é verdadeiramente extraordinário. Ele é capaz de restabelecer os laços com outras pessoas. Afinal de contas, somos seres humanos que, em um momento ou outro, irão cometer erros durante a trajetória em vida.

Esses erros podem magoar alguém, fazendo, até mesmo, que possamos perder o vínculo com um amigo, parceiro, familiar, além de poder causar consequências negativas no ambiente de trabalho, também.

Desse modo, pedir desculpas se trata mais do que um ato nobre. É uma forma de compreender que erramos e nos importamos com aquela relação que, de algum modo, prejudicamos.

E quando falamos em pedir desculpas há 4 grandes razões positivas que justificam o ato, sendo elas:

Razões para Pedir Desculpas



1- Oportunidade de diálogo:

Isso porque, um pedido de desculpas é uma excelente oportunidades para dar início a uma conversa sincera e assertiva. Expor os seus argumentos e sentimentos em relação ao ocorrido.

É um ponto bastante importante pois, quando o pedido de desculpas não ocorre, muitas vezes por orgulho, essa brecha para uma conversa tende a não acontecer.

2- Reconciliação

Ferir alguém próximo pode gerar um sentimento avassalador. E como qualquer outra ferida, se não tratada, tende a crescer cada vez mais.

O ato de pedir desculpas pode nos render não apenas um tratamento para essa ferida, mas também uma possibilidade de nos reconciliarmos com quem machucamos.

3- Admitir o nosso erro

No fim, somos seres humanos dotados de características extraordinárias, entretanto, invariavelmente cometeremos erros, equívocos. Nem sempre estamos certos e, diga-se de passagem, errar não é algo tão difícil e longe da realidade de qualquer um.

Compreender isso é o primeiro passo para entendermos que haverão inúmeras situações das quais precisaremos admitir o nosso erro. Essa ação pode refletir muito positivamente em um pedido de desculpas.

4- Recuperar dignidade

Por fim, quem nunca deitou-se no travesseiro a noite e ficou remoendo uma situação, sobretudo quando sabemos que somos nós os culpados. Trata-se de uma sensação bastante desagradável e pode nos tirar boas horas de sono.

Mas eu não falo apenas dessa inquietação. Afinal, ela é apenas um sintoma de que algo está claramente errado. O ponto principal que eu quero lhe falar diz respeito a algo mais profundo, sobre a dignidade.

Ela está totalmente ligada aos nossos valores pessoais, a nossa visão que temos do mundo.

Nesse sentido, o pedido de desculpas pode servir para reaver a nossa postura perante um erro. Até mesmo porque admitir um erro e assumir as responsabilidades por um acontecimento é um verdadeiro ato de coragem e humildade.

Como pedir Desculpas


Como pedir desculpas

É pensando em te ajudar nesse processo de pedido de desculpas que eu separei algumas dicas extraordinárias que podem te ajudar :

 Ouvir na essência

O primeiro passo é compreender como a pessoa, que se sentiu ofendida, realmente se sente. Afinal, para que um pedido de desculpas seja sincero e genuíno é preciso que haja empatia, sobretudo de quem irá realizar o pedido.

Escute atentamente o que a pessoa tem a dizer, quais são os pontos que a magoaram. Não negligencie os seus sentimentos e se permita conectar-se verdadeiramente com a pessoa ferida.
Nem sempre estamos certos

Em um pedido de desculpa sincero, não há quem está certo ou errado. É preciso deixar essa ideia de lado na hora de pedir desculpas a alguém, e enxergar o lado da outra pessoa e reconhecer a veracidade de seus sentimentos, por mais que você ache que esteja certo.

Ao pedir desculpas você deve aceitar as responsabilidades por suas ações, reconhecendo seus equívocos e erros. Mantenha o foco no que você fez e peça desculpas sinceras.

Evite se aprofundar novamente no assunto, seja o mais direto e racional possível, se não pode soar como se quisesse ainda estar certo. Seja sucinto e sincero.

Você também pode utilizar de forma cuidadosa pretextos para pedir desculpas, como uma forma de expressar que a ofensa não foi intencional, isso pode ser útil como forma de reafirmar que você se importa com a pessoa e não deseja o seu mal.

Demonstrar Empatia



Demonstre empatia

Mais do que pedir desculpas e mais do que se colocar no lugar da pessoa ferida, é preciso demonstrar isso. Afinal, se você se sente realmente culpado, sabe que errou e quer tentar reaver os seus erros é imprescindível evidenciar o seu arrependimento.

Esclareça os seus sentimentos, mostre à pessoa que compreende o seu erro. Deixe claro que entende quais são as consequências que o seu ato pode ter gerado e, sobretudo, que sente muito por isso.

Aja

O ponto culminante e provavelmente mais importante está no agir. De nada adianta arrepender-se e pedir desculpas quando as ações, posteriores ao ato, sugerem que nada mudou. E pior, que os mesmos erros são cometidos repetidamente.

Faça com que suas atitudes possam demonstrar que o seu pedido de desculpas é verdadeiramente genuíno. Que você sente que errou e quer mudar para que o mesmo erro não ocorra novamente.

E lembre-se de evitar utilizar a palavra“mas” em seu pedido de desculpa, ele pode ser interpretado como não sincero. Exemplo: Venho aqui te pedir desculpas pelo que fiz. Mas você disse algo que eu não gostei.

Independente de todas as dicas dadas para se pedir desculpas, o mais importante é que esse pedido venha de um arrependimento por algo e, principalmente, deve vir do fundo do coração.


Sobre o intérprete Junior e a canção Excuse me

Antonio Morales Barretto conhecido artisticamente por Júnior, foi um cantor e ator filipino radicado na Espanha.

Em 1958 Júnior inicia sua carreira artística, integrando o grupo Jump, pioneiro em terras espanholas devido à introdução de guitarras elétricas.

Pouco depois, junta-se ao grupo Los Pekenikes para ser o vocalista.

Integrou ainda a dupla Juan y Junior, também tendo Juan Pardo como parceiro musical.




Cantor Junior quando lançou Excuse-me


Seu maior sucesso como cantor foi "Excuse Me", gravada em 1974 e composta pelo próprio Júnior e por Simon Napier-Bell.


A música foi gravada em inglês, obtendo êxito apenas no Brasil, onde era frequente artistas brasileiros interpretarem canções nesta língua, como Morris Albert, Chrystian (da dupla Chrystian & Ralf), Dave Maclean, Fábio Júnior (Mark Davis), Jessé (Tony Stevens), entre outros.


Além de "Excuse Me", outra música do filipino obteria sucesso nas rádios brasileiras: "Give A Second Chance", que integrou a trilha sonora internacional de Anjo Mau (versão de 1976).


Fiquem agora com cenas do filme Orgulho e Preconceito com os olhares mais sinceros de uma produção cinematográfica!





                                   Referências & Pesquisa:

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu que agradeço sua presença e carinho!! Beautiful week!!! :)))))

      Excluir
  2. Tem um poder imenso mesmo, Dri. Que linda postagem. Tenha uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é Sérgio? Eu fico encantada com a possibilidade de desdobramentos de um sentimento e pedir desculpas é um deles!!!E devemos também estar empáticos para aceitar as desculpas e não deixar a mágoa nos corroer.... Obrigada pela presença amigo! Estou voltando depois de tanto tempo!! Beijos!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.