Butch Cassidy & Sundance Kid : O Filme de Faroeste com a Melhor Trilha Sonora do Cinema!





Butch Cassidy e Sundance Kid  é um dos maiores filmes de faroeste de todos os tempos com cenas de tirar o fôlego.  Com atuações incríveis de Paul Newman como Butch Cassidy e Robert Redford como Sundance Kid, o faroeste tem um roteiro perfeito e bela fotografia  e,  para arrematar,  a trilha sonora inclui uma das músicas mais lindas do mundo!


Em 1969, o diretor George Roy Hill (que quatro anos depois ganhou o Oscar de Melhor Diretor por GOLPE DE MESTRE) levou às telas um roteiro do multi premiado William Goldman (dois Oscars e um BAFTA) contando a história real de dois dos  famosos assaltantes do faroeste americano: Butch Cassidy e Sundance Kid.

Robert Leroy Parker (o nome real de Butch) e Harry Longabaugh (Sundance) marcaram época como assaltantes de bancos, trens e comboios, nos Estados Unidos e posteriormente na América do Sul, para onde fugiram no final de sua carreira.


O filme de Hill e Goldman idealiza os dois ladrões. Paul Newman e Robert Redford, no auge de sua juventude (Paul com 44 anos e Redford com 33) que se juntaram à lindíssima Katharine Ross (vinda do enorme sucesso como Elaine Robinson em A Primeira Noite de um Homem (THE GRADUATE), de Mike Nichols) para viver as aventuras da simpática dupla de malfeitores. 

Katharine Ross , Paul Newman e Robert Redford


Para glamourizar ainda mais os dois, Hill trouxe para fazer a trilha sonora um dos astros musicais do momento, o prolífico cantor e compositor Burt Bacharach (mais de 639 filmes com músicas de sua autoria) e sua inesquecível RAINDROPS KEEP FALLIN’ ON MY HEAD, interpretada pelo saudoso B.J. Thomas e que é a edição inédita desta semana.

O filme foi indicado a 7 Oscars, vencendo 4 (Roteiro, Fotografia, Trilha sonora e Canção) e 9 BAFTAs vencendo 8 (Filme, Direção, Roteiro, Trilha Sonora, Fotografia, Montagem, Ator – Redford e Atriz -Katharine). Um filme premiadíssimo que vale a pena conferir!

BUTCH CASSIDY AND SUNDANCE KID
criou um estilo de western (meio lírico e meio cômico) cujo tom da narrativa incluía  romance e comédia para atenuar a violência e o número de mortes do enredo. A própria cena final tem esta característica de atenuação da violência pelo humor.
Os incríveis Paul Newman e  Robert Redford

Como marcou época, o filme teve vários outros títulos a retomar seus personagens. A própria Katharine Ross, em 1976 fez o telefilme PROCURADA: A MULHER DE SUNDANCE, dirigido por Lee Phillips que mostrava a vida da Professora Etta Place depois da morte dos dois famosos assaltantes. 


BUTCH CASSIDY E SUNDANCE KID é um filme clássico, pela excelência de seu roteiro, pela direção inspirada, pelo elenco fora de série e por cenas antológicas como Butch e Etta andando de bicicleta ao som de uma das canções mais famosas da história do cinema. Para ver e rever muitas vezes. 
A cena mais linda do filme: Butch e Etta andando de bicicleta

Curiosidade do Filme e a Amizade:

A cena mais romântica do filme, ironicamente, não acontece entre Sundance e sua namorada Etta Place — mas entre ela e Butch, que têm um grande carinho mútuo.

Butch comprou uma bicicleta e passa na casa de Etta, que está dormindo com Sundance, para levá-la para passear. Neste momento que entra na trilha, então, “Raindrops Keep Falling on My Head” enquanto os dois andam abraçados de bicicleta num campo ensolarado e belo. 

Ao final da cena, ela pergunta: “Butch? Você já imaginou se estaríamos juntos caso tivéssemos nos conhecido antes?” E ele responde: “Nós estamos juntos, Etta. Em alguns países árabes, andar junto de bicicleta é o mesmo que estar casado.” 

A linda amizade entre Etta e Butch ( Katharine Ross e Paul Newman)


Os dois sorriem e dão um abraço. Neste instante, Sundance sai na varanda e pergunta: “Ei, o que você está fazendo?” Butch diz: “Roubando a sua mulher.”

E Sundance, numa demonstração plena de confiança no amigo, sabendo que aquilo jamais aconteceria, vira as costas e fala enquanto entra na casa: “Pode levar, pode levar…”

De fato, a relação entre Butch e Etta nunca ultrapassa o limite da amizade durante a história.


Por que assistir a este filme? Ele é baseado em uma história real!


No oeste selvagem do final do século XIX, bandidos que entraram na história como Sundance Kid e Butch Cassidy estavam entre os bandidos mais procurados.

Afinal, foram eles os responsáveis pela maior e mais bem sucedida série de roubos de trens da história dos EUA. Consequentemente, suas vidas foram dramatizadas em várias mídias, incluindo filmes. 

Em 1969, Hollywood fez sua parte com um roteiro  que levou o par de criminosos para a tela com o glamour daqueles tempos, interpretado por Paul Newman e Robert Redford, uma das duplas mais icônicas da história do cinema.

Com influências da Nouvelle Vague do cinema francês, elementos de comédia dos “buddy movies” e toques românticos, 'Butch Cassidy' foi uma lufada de ar fresco para os ocidentais de sua época. Um clássico icônico de Hollywood das décadas de 1960 e 1970.
As imagens do passeio eu resgatei para elaborar o meu clipe de vídeo...Até a próxima gente!


Biografia & Pesquisa


Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

8 comentários:

  1. Olá! Ainda não vi esse filme, gostei do facto de ser baseado numa história verídica. Parece-me uma excelente sugestão! Um abraço, Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, recomendo assistir, você vai gostar muito!!
      Ele é baseado em uma história real e foi feito elementos de comédia e toques românticos. Um clássico icônico de Hollywood das décadas de 1960 e 1970 que vale a pena!!
      Seja sempre bem-vinda querida!! :))))

      Excluir
  2. Nunca vi esse filme, Dri, mas é um clássico. Adorei a resenha! Preciso ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, você precisa assistir esse filme, causa uma nostalgia única!
      Aproveite este final de semana para dar uma olhadinha!!
      Beijos e aproveita o filme com pipoca!!

      Excluir
  3. Olá Adriana, que saudades daqui!
    Amei a resenha do filme, fiquei com uma vontade imensa de assistir...
    Amo filmes que possuem uma boa trilha sonora, que demais!
    Saudades de vc lá no meu blog, já vou avisando, meu blog mudou de link:
    minhaliteraturinha7.blogspot.com
    aparece lá, como sempre sua presença é imensa alegria!
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, também estava com muitas saudades de você!
      Que bom que retornou ao mundo dos blogs!!
      Esse filme vale muito a pena principalmente para os nostálgicos da Sétima Arte! Eu tenho certeza de que você vai gostar!
      Sim, já vou em seu cantinho! Até breve!!
      Beijos e lindo final de semana! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.