Você conhece a dieta do Mediterrâneo?



dieta do mediterrâneo
















Você já deve ter ouvido falar  da dieta do mediterrâneo ou até já está praticando à risca  os seus princípios. Mas agora vamos apontar os prós e contras  desta nova opção de vida saudável.


Como funciona - A dieta mediterrânea (européia) tradicional se caracteriza pela abundância de alimentos como pão, massas, verduras, saladas, legumes, frutas e frutas secas, azeite de oliva como principal fonte de gordura, moderado consumo de pescado, aves, produtos lácteos e ovos, pequenas quantidades de carnes vermelhas e pequenas ou moderadas quantidade de vinho, consumidas normalmente durante as refeições. 

Esta dieta é pobre em ácidos graxos saturados, rica em carboidratos e fibra, e tem alto conteúdo de ácidos graxos monoinsaturados derivados do azeite de oliva.

Vantagens- Proteger o coração contra infartos, diminuir o risco de câncer, defender a pele contra agressões, retardar os danos ao cérebro causados pelo envelhecimento e aumentar a longevidade. Esses benefícios à saúde são oferecidos pela Dieta Mediterrânea em geral, e pelo azeite de oliva, em particular. E aí, gostou?


ALIMENTOS CONDENADOS PELA DIETA MEDITERRÂNEA

Diga adeus aos industrializados:


A dieta mediterrânea privilegia alimentos frescos "in natura" e descarta os industrializados. Com esta ação, já elimina da rotina alimentar uma série de aditivos químicos, além do excesso de sal e açúcar, comuns nos cardápios modernos.
Desta maneira, se você gosta  de produtos industrializados em sua alimentação, tais como congelados, biscoitos e outros tipos de alimentos prontos, deverá abandonar e adotar alimentos bem fresquinhos!

 IMPORTANTE!! PERIGO! MANTENHA-SE AFASTADO:
    caveira


Veja como é importante abandonar os produtos industrializados, pois estes  são responsáveis pelo consumo elevado de açúcar: Você sabia que  até linguiça e milho em lata são alguns dos produtos que contém açúcar?

O excesso de açúcar pode promover o acúmulo de quilos extras, mas cientistas afirmam que ele pode provocar doenças como câncer, doenças cardíacas e problemas no fígado. Publicado na revista Nature, o artigo intitulado “A verdade tóxica sobre o açúcar” é escrito por pesquisadores que defendem restrições ao consumo desregrado de açúcar. De acordo com os cientistas, em grande quantidade, ele pode ser tão venenoso para o organismo quanto o cigarro e o álcool.
  
Produtos industrializados cheios de açúcar são vilões para a saúde
Comandada pelo endocrinologista Robert H. Lustig, da Universidade da Califórnia, a equipe explica que o açúcar adicionado aos produtos industrializados é o grande responsável pelo aumento dos casos de doenças graves, como obesidade e câncer. O açúcar também alteraria o metabolismo, elevando a pressão arterial e provocando desregulações hormonais.

Pesquisas anteriores sugerem que o consumo desmedido de açúcar é capaz de provocar diabetes, infarto, danos à retina, impotência sexual e acidentes vasculares cerebrais. Por esse motivo, os cientistas defendem que os governos criem taxas para elevar os preços de produtos industrializados cheios de açúcar, como forma de inibir o consumo. Eles também recomendam que estes produtos não sejam vendidos nas escolas e que, fora delas, haja idade mínima para a compra.

Linguiça e presunto também contêm açúcar:
No livro “Açúcar: o perigo doce” (Editora Alaúde, 344 páginas, R$33), o autor Fernando Carvalho lista produtos que o consumidor nem imagina que contenha açúcar. Segundo Fernando, alimentos como linguiça, mortadela, presunto, ketchup, mostarda, milho e ervilha em conserva contém açúcar na composição.

ALIMENTOS RECOMENDADOS  NA DIETA MEDITERRÂNEA 

⇨Peixes                                    
salmao-grelhado


Eles são importantíssimos, mas não é qualquer peixe. Os cientistas recomendam consumir de três a quatro porções semanais de pescada, tilápia, sardinha e salmão grelhados ou no forno. Peixe frito não vale! Carne vermelha e frango podem entrar esporadicamente no cardápio.

⇨Frutas e vegetais:

assorty

Para manter suas propriedades nutricionais, procure preparar os legumes no vapor. O tomate é um ingrediente especial para o povo mediterrâneo, presente em molhos e também na salada. Rico em licopeno, ele deve fazer parte do cardápio com frequência. A salada verde é amiga da dieta mediterrânea e pode fazer parte do almoço e do jantar. Já as frutas podem substituir a sobremesa e fazer parte do lanche da manhã ou da tarde.

 ⏩Gorduras do bem

Rico em antioxidantes, benéficos para a saúde do coração, o azeite extravirgem deve temperar saladas e peixes diariamente, mas exagerar também não faz bem. É bom lembrar que cada colher de sopa de azeite contém cerca de 90 calorias. Os especialistas afirmam que o consumo de duas colheres de sopa de azeite, todos os dias, é suficiente para absorver o que o alimento tem de melhor e manter o corpo em forma.

Gorduras do bem: entenda a importância!

Sabia que  o azeite extra-virgem contém substâncias com efeito bactericida?

O excesso de frituras é prejudicial à saúde, mas é preciso cortar todas as gorduras da dieta? Todas as gorduras são iguais? O azeite é benéfico para o organismo? Entender a diferença entre as diferentes gorduras presentes nos alimentos é fundamental para absorver o que elas têm de melhor.

 De acordo com a nutricionista Gabriela Maia, “as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas são benéficas à saúde. Encontradas no azeite, abacate, açaí, oleaginosas (castanha-do-pará, amêndoas, nozes, pistache, avelãs) e sementes em geral, as monoinsaturadas promovem melhora nos níveis de colesterol, saciam a fome e são ricas em minerais como zinco e magnésio”. "Já o Ômega-3, que faz parte das poli-insaturadas, é uma importante gordura anti-inflamatória, que atua na promoção dos bons níveis de triglicerídeos e prevenção de doenças do coração. Ele está presente em peixes, como sardinha, salmão, atum e arenque, além de fontes vegetais, como a linhaça, óleo de canola, rúcula e semente de chia, maior fonte vegetal de ômega 3”, completa.

Azeite: benefícios em duas colheres por dia.
Excelente fonte de antioxidantes, o azeite extra-virgem previne o envelhecimento precoce das células, além de doenças coronarianas e câncer. “Ele protege as artérias, diminui o colesterol total e aumenta o bom colesterol (HDL). Também combate doenças degenerativas, estimula a regulação da pressão arterial e reduz a glicemia. O azeite deve estar presente em dietas de emagrecimento pela ação antiinflamatória e pela sensação de saciedade que a gordura promove. 

Em média, duas colheres de sopa, diariamente, são suficientes”, diz a nutricionista Renata Lemos Fetter. Gabriela Maia explica que o azeite extra-virgem também contém substâncias com efeito bactericida, capazes de combater a Helicobacter pylori, microorganismo responsável por casos de gastrite.

De acordo com Renata Fetter, “o consumo excessivo de gorduras saturadas contribui para o desenvolvimento de aterosclerose, hipertensão, AVC, infarto, elevação do colesterol, entre outros problemas”. Elas estão presentes no leite integral, bacon, creme de leite, manteiga, hambúrguer, nuggets e outros alimentos

Atenção aos rótulos

Gabriela alerta para a necessidade de ler os rótulos antes de comprar um produto industrializado. “A ingestão diária máxima deste tipo de gordura deve ser de até 24g por dia. Para não ultrapassar o máximo indicado, é preciso estar atento àquilo que já vem pronto para comer. Por exemplo, uma caixa de lasanha individual congelada conta com 12g de gorduras saturadas, o que representa 55% do total recomendado”, complementa.
comida congelada
Mais conhecida como gordura trans, a gordura vegetal hidrogenada não traz nenhum benefício para o organismo. Muito utilizada para melhorar a consistência e a conservação de produtos industrializados, seu consumo deve ser limitado a cerca de 2,2g ao dia. “O excesso de gorduras trans pode causar perda de memória, obesidade, gordura no fígado (esteatose hepática), diabetes, doenças cardiovasculares, alergias, além de câncer de intestino, mama, próstata e pâncreas. A gordura trans está presente em biscoitos recheados, pipoca de microondas, margarina, salgadinhos, sorvetes, batata palha, entre outros alimentos”, diz Renata.  
  
⇨Castanhas , Nozes e Amêndoas

castanhas

A dieta mediterrânea também inclui, diariamente, um punhado de nozes, castanhas e amêndoas. Elas promovem sensação de saciedade, evitando o exagero de comida em outras refeições, e ainda são ricas em substâncias que controlam os níveis de colesterol. As castanhas podem ser misturadas aos pratos ou consumidas como um mix, durante o lanche.

⇨Grãos integrais 

grãos integrais

Os grãos integrais são essenciais nas refeições da dieta mediterrânea. Proteínas vegetais, também são fontes de substâncias benéficas para o organismo. Porções de lentilha, feijões , grão de bico e soja devem fazer parte da rotina diária.

⇨Laticínios
  
laticínios
Iogurte, leite e queijos devem fazer parte do cardápio diário da dieta mediterrânea. Dê preferência ao queijo branco, leite semi desnatado e iogurte natural.

⇨Vinho

vinho em taça

Para os pesquisadores, uma taça diária de vinho tinto completa o cardápio poderoso da dieta mediterrânea. A bebida é rica em polifenóis e resveratrol, substâncias que também protegem o coração. Mas atenção: Vinho sem álcool pode ter mais benefícios para o coração do que a versão clássica. Portanto, não exagere no álcool.

E então amigos, vocês já fazem uso desta dieta que a meu ver é muito simples e muito gostosa!! O vídeo abaixo dá mais algumas dicas e é curtinho, dá para acompanhar até o fim!! Abraços!

Fontes de Pesquisa: Vinho sem álcool faz mais bem!
Minha Vida: Dieta e Saúde- Imagens: Google imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

46 comentários:

  1. Adriana, que texto ótimo!
    Eu vivo preocupada com alimentação, sobretudo a de meu filho, pq criança não tem consciência do que faz bem ou mal. Somos nós que temos que direcionar o que eles devem comer. Mas é difícil!!!
    Bento agora está numa fase e só querer comer porcaria, rejeitando frutas e verduras. Um problema.
    Mas eu tô de olho no que faz mal e tento inserir grãos e castanhas na alimentação da família toda. Evitar industrializados é essencial nesse processo de mudança.
    Um grande beijo pra vc e obrigada pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, muito obrigada pela presença querida!!
      Alimentação é um item muito importante e aliado imprescindível da boa saúde!

      Com certeza, por seu uma mãe zelosa e preocupada com o consumo de alimentos de seu filho,buscar uma alternativa que faça ele ingerir mais frutas e verduras é muito importante!
      Ah puxa, sei bem como é esta fase da criança: salgadinhos fritos, doces, balas e hambúrguer tornaram-se sagrados! Mas devagarinho, você vai conversando com ele, dizendo que vai fazer mal, que vai deixá-lo sem disposição para brincar e praticar esportes e apresente todas as frutas. Diga que as frutas o deixam muito forte!! rsrr É uma tática que pode funcionar com os meninos!! :) Sempre arrume um jeitinho dele levar frutas de lanche na escola para evitar o consumo de produtos da cantina! Mas também, a escola dele, deve oferecer um gostoso e enriquecido lanche supervisionado por nutricionistas. Se for esse o caso você já tem um aliado para que ele tenha uma alimentação bastante saudável! :)

      Eu que agradeço amiga!
      Acho demasiado importante uma alimentação enriquecida e salutar!
      A cada dia mais tenho certeza de que somos o que comemos!!
      Beijos e uma semana de muita saúde, de muita alegria!!!!

      Excluir
  2. Oi, Adriana! Que interessante, fico sempre impressionado com a riqueza de informações, a profundidade da pesquisa e a relevância dos seus artigos. Além de muito bem escritos e ilustrados, sempre contribuem para um aumento no nosso nível de conhecimento sobre os passos necessários para uma vida mais saudável. Parabéns!

    Confesso que minha tendência é a de comer mal, principalmente besteiras. Acho que tenho o paladar infantil, apesar da idade avançada. Mas reconheço a importância de uma dieta mais regrada e admiro bastante a cultura mediterrênea. Particularmente, adoro azeite, alho e manjericão...

    Muito obrigado por compartilhar estas importantes informações!

    Um grande abraço e uma ótima semana para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, meu grande amigo! Que bom que veio dar uma olhadinha nesta proposta de dieta: a do mediterrâneo!!
      Agradeço suas palavras de apoio de de carinho!
      Sinto-me até comovida com sua alegria em dar o retorno! Muito Obrigada!

      Notou que são alimentos que costumamos comer regularmente? Achei um tanto quanto interessante! Inclusive fiz questão de fazer um adendo sobre os malefícios provocado pelo açúcar e consumo exagerado de gorduras do "mal".

      Só achei engraçado você dizer que está com a "idade avançada" rsrsrs
      Não me faça rir hoje amigo! Você é um garotão!!! E pode continuar com o seu lado infantil, desde que abandone um pouquinho os hambúrgueres, as batatas-fritas e os refri..rsrs... Substitua-os por muitas verdura e frutas que você vai voltar a ser um bebê de tão novinho!!
      Ah, eu também adoro manjericão, alho e azeite!!
      É um trio admirável e até na pizza fica gostoso demais!! rsrs

      Mais uma vez, muito obrigada e tenha uma tarde maravilhosa!!!!

      Excluir
  3. Oii Adriana, gostei desta dieta, eu tenho tentado mudar meus hábitos, estou comendo mais cereais, castanhas, legumes, tenho que admitir que é uma luta viu, meu maior drama é beber água, todos os dias prometo p mim mesma que vou beber mais água e no final do dia nadaaaa de água afff, Gostei das dicas! Bjoooosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kellen, que ótimo que ótimo que tenha apreciado as dicas querida!
      É uma dieta bastante conhecida, mas por incrível que pareça eu ainda não havia me detido para esses detalhes todos!

      Por isso é tão bom estudar as práticas para uma vida mais saudável! Aprendemos também com as novas informações disponíveis e as dietas consagradas que realmente fazem efeito benéfico.
      Também, impossível não fazer bem para a saúde quando o principal é ingerir verduras, legumes, frutas, peixes, cereais, laticínios e deixar a gordura e os industrializados de lado não é? rsrs

      Kellen, sabe como você vai beber água sem perceber? Mantenha no seu ambiente de trabalho, de estudo ou em qualquer lugar, uma garrafinha de água.
      Para você ter uma ideia, eu tenho 4 ...É isso mesmo, cada uma em um local específico onde passo grande parte do tempo! Assim, estou sempre bebendo muita água até sem querer!! Funciona amiga, vai por mim que é tiro e queda!!! :)))

      Um beijo enorme e muita obrigada pela presença tá?

      Excluir
  4. Olá Adriana, esta dieta é boa mesmo.
    Você vê que é mais verduras, legumes e frutas, alguns carboitratos, pouca carne branca, grãos e na medida, sem exagero azeite e vinho.
    É tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Buymazon, que saudades de você Ana!!
      Pois é, essa dieta é uma delícia de fazer! :)

      Afinal comer verduras e frutas, carnes saudáveis com azeite e uma boa taça de vinho não é nenhum sacrifício não é mesmo? rsrs
      Na verdade eu já fazia uso dessa dieta até sem saber os seus detalhes!
      E ainda mais manter-se afastado dos alimentos industrializados e gordurosos é quase uma obrigação para quem quer manter a saúde em dia!

      Ana, adorei você aqui!
      Estou te devendo uma visita há século né?
      Me desculpe,mas pode deixar que vamos colocar o papo em dia!! rsrs ;))
      Beijos e obrigada pela presença querida!!
      Até mais!!

      Excluir
  5. Nossa, aquele peixe me deixou com fome, de verdade!

    Não me é difícil estas coisas, porque moro em fazenda. E gosto de tudo aquilo.
    E assim estou a um bom tempo. As vezes, a preguiça fala mais alto e como uma coisa ou outra da cidade. Mas, nem tanto...

    Um capricho de matéria. Obrigada.

    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Valéria, viva você deixou o Amores um pouquinho e chegou como você mesma, radiante!!!

      Pois é querida, eu adoro colocar imagens bonitas a ponto de a gente querer "comer com os olhos"! :)
      A imagen adequada é excelente para atrair a atenção do leitor quando o assunto possui muitas minúcias e variedades! Tentei ao máximo condensar as informações para passar tudo de importante. Mas mesmo assim, o texto ficou enorme. E nos tempos frenéticos que vivemos, a maioria não possui tempo disponível para fazer uma leitura pausada! Tudo tem que ser corrido, rápido demais! Então um peixinho grelhado, temperado pode ajudar..rsrs

      Mas que maravilha Valéria! Você é privilegiada viu? Morar na fazenda, pertinho das delícias mais naturais possíveis!! Frutas ao alcance das mãos, tiradas diretamente do pé! Verduras e legumes extraídas das hortas. Leite natural Ah, só falta ter vinho e azeite também!! rsrs
      E claro que um petisco da cidade é bom de vez em quando, mas tudo o que é da fazenda é muito mais saudável!

      Obrigada pela presença amiga!
      Um beijo grande e uma semana maravilhosa!!!

      Excluir
  6. Bom dia, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
    Belas dicas de saúde minha querida amiga, a alimentação errônea tem levado muitas pessoas a sérios problemas de saúde, como é o caso da pressão alta, colesterol alto, diabetes... entre tantas outras... Até mesmo crianças estão fazendo parte deste crescimento da falta de saúde e do aumento indiscriminado do peso...
    Com a vida corrida e a facilidade da alimentação com produtos industrializados e com os fast-food's, que herdamos da América do Norte, deixamos de fazer uso da nossa riquíssima alimentação trivial, baseada em grãos, saladas, carnes, legumes e frutas frescas, isso foi um grande retrocesso na saúde dos brasileiros, que cada vez mais procuram as facilidades em detrimento da qualidade...
    Gostei desta matéria, vamos dar preferência sempre para o que é benéfico para a saúde, nós somos os beneficiários desta boa alimentação, pois vida com saúde trás felicidade e bem estar...
    Parabéns minha querida amiga, mais uma bela dica de saúde!!!
    Tenha um lindo, feliz e abençoado dia!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu querido Luis, grande e incrível amigo!
      Como é bom receber sua visita no dia da semana!
      Sei o quanto lhe custa, o quanto é difícil abandonar os afazeres e dedicar o seu precioso tempo para vir me visitar! Muito obrigada amigo!

      Pois é, eu precisava expandir essa matéria da dieta mediterrânea. É simples e composta de ingredientes essenciais para a saúde. Como você muito bem explicou, os alimentos preparados nos fast food's, os salgadinhos e as salsichas dos cachorros-quentes, possuem alto teor de sódio que acabam aumentando a pressão das nossas crianças! Sem contar na obesidade infantil que já tornou-se problema grave da saúde pública aqui no Brasil. É uma pena que os pais não estejam passando valores saudáveis às crianças. Culpam à falta de tempo e ao trabalho excessivo. Mas tem que cuidar e não adianta colocar a culpa no mundo moderno e agitado.

      Nossa alimentação, além de nos manter vivos, nos mantém saudáveis! Por isso tem que ser regrada, o mais natural possível e absolutamente saudável. Somos o que comemos, com absolta certeza!

      Agradeço seu carinho peculiar amigo!
      Deixo um grande abraço e desejos de uma ótima chegada do outono!
      Boa semana!

      Excluir
    2. Olá minha querida e adorável amiga Adriana!!!
      Minha amiga, fico sempre muito feliz com sua recepção carinhosa, obrigado!!!
      É sempre um grande prazer vir lhe visitar e aprender mais alguma coisa saudável, sempre encontramos belas matérias sobre vida saudável, assunto que adoro, como você já sabe, além é claro, de estar em sua adorável companhia, uma amiga ímpar!!!
      Realmente não existe segredo, é tudo muito simples, alimentação saudável de qualidade, corpo sadio, mente feliz... é assim... somos o que comemos... Com uma alimentação regrada ficamos bem longe das doenças...
      Obrigado minha querida amiga, tenha também uma ótima chegada do outono!
      Uma boa semana pra você também, repleta de muitas felicidades!!!
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir
    3. Eu que agradeço, querido Luis!!
      Sua companhia é mágica em mim, como naquela música do Guilherme Arantes!

      E sempre nos alimentando corretamente, continuaremos desfrutando das belezas, das maravilhas que a vida pode nos oferecer!!!
      Um maravilhoso final de semana amigo!!
      Abraços com carinho!! :)))

      Excluir
  7. Boa tarde querida Adriana.
    Excelente matéria!!!
    Eu não tenho problemas de obesidade, sou magra, bem abaixo do peso ideal para minha altura.
    Eu costuma abusar das frituras, que eu adoro!
    Mas muitas vezes pessoas magras tendem a ter colesterol e outros problemas devido a má alimentação, não é?
    Passei a aderir uma dieta mais saudável, e este artigo é de extrema relevância para que possamos mudar nossos hábitos alimentares, qualidade de vida é tudo, em todos os sentidos!
    Obrigada por nos proporcionar rica e interessante matéria!
    Um lindo dia pra você.
    Grande Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alba, sua presença aqui é uma dádiva, um lindo presente!
      Fico muito feliz que tenha gostado da matéria!
      Eu particularmente adoro pesquisar sobre frutas, legumes e dietas específicas. Volta e meia estou postando um alimento com qualidades salutares!! :)))

      É mesmo, você gosta de frituras? Mas aposto que é só algumas vezes na semana, por isso não afeta tanto a sua disposição diária! Sim, é verdade! Existe um alto índice de pessoas consideradas magras para os padrões atuais que tem elevado índice de colesterol. E com o colesterol não se brinca, é algo que precisa ser controlado para toda a vida!
      Agora tenho certeza que a sua dieta diária inclui frutas, verduras, legumes, peixe e todos os ingredientes perfeitos para nos manter bem saudáveis! E uma tacinha de vinho também não faz mal a ninguém..rsrs
      Ao contrário, faz é muito bem!!! :))))

      Um beijo querida e muito obrigada pela participação!!
      Tenha uma semana de muita luz!

      Excluir
  8. Querida amiga,

    Outro dia estava vendo uma reportagem sobre esta dieta, ela foi considera uma das mais saudaveis para ser seguida. Lendo o conteudo de seu artigo, não há duvidas dos beneficios. Eu gosto de tudo, facil seguir. O que eu mais tenho problema para alcançar resultados é fazer exercicios fisicos. Gosto muito, mas nao consigo encontrar um tempo para faze-lo e sem gastar, claro.

    Toda boa dieta precisa de ter exercicios incluídos.


    P.S.: eu estou inscrita em vários blogs para receber atualizações, mas as vezes quase que nao recebo nada, nao entendo a falha. Assim, acabo visitando menos e fico ausente por tempo mais prolongado.

    Obrigada por perguntar sobre Laura, a minha magricela se saiu bem da dengue, viva!

    BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sissym, que bom que voltou querida!
      Pois é, veja só que interessante! É uma dieta bem fácil de seguir!
      Nada de produtos milagrosos para consumir ou ficar sem comer..hehehe
      É só conciliar um misto de legumes, frutas, verduras, laticínios, peixes , azeite ,que na verdade, são deliciosos não é?

      Pois é,quanto aos exercícios uma caminhada mais frenética, todos os dias, já é suficiente para manter a saúde em dia Sissym. Sei que é fácil falar, mais difícil de fazer! Mas você tem que fazer da sua caminhadinha um mantra: algo como respirar!! Nunca faltar para sempre estar bem condicionada fisicamente!!! :))))

      E a Laurinha hem? É claro que ele sai fácil fácil e se recupera de tudo!! É uma garota forte e ultrapassou sem problemas a dengue! * *
      Eu adoro receber sua visita amiga, mas sei que todos temos compromissos e o tempo é tão escasso!
      Mas você veio, é isso que importa!!!
      Um beijo de todo o coração!!!
      Uma semana maravilhosa!!

      Excluir

  9. Olá!
    Querida amiga Adriana
    Outra bela postagem e completa!
    eu gosto d suas postagens porque sempre nos apresenta conjunto de hábitos alimentares saudáveis.E é bem simples. E concordo que os pais devem aprender/seguir/entender e alterar os seus hábitos alimentares e transmiti-los às crianças para que estas aprendam a evitar produtos e consumam alimentos mais saudáveis, desde já!
    Eu não tenho problema nenhum com a balança, consumo bastante água e pratico atividades físicas, mas tenho dificuldade para selecionar melhor os meus alimentos.E que pena que peixe frito não vale.Adoro!
    Obrigado pelo seu carinho e amizade de sempre!
    Boa noitinha
    Bela sexta feira
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido Felis, feliz sexta-feira!!!
      Sabe, me sinto ótima quando você chega e diz que as postagens contribuem para a mudança dos hábitos alimentares, mudando para uma forma de alimentação mais saudável! Assim, tenho a sensação de dever cumprido!! :)))

      Amigo, não se preocupe: um peixinho frito uma vez por semana creio que não faz mal! É só não exagerar e comer um peixe gigante não é? rsrs
      Você pratica exercícios físicos e bebe muita água, então pode ficar despreocupado! Ademais, é só seguir alguns princípios da dieta mediterrânea que estará sempre bem, como consumir frutas e verduras!

      Eu que agradeço sua presença! Gosto demais!
      Tenha um final de semana maravilhoso!!
      Abraços mil! :)

      Excluir
  10. Adriana, eu nunca ouvi falar nessa dieta. rs Mas me parece ser bem saudável. ps: a foto do "Perigo, mantenha-se afastado!" é tão linda... Dá vontade de chegar mais pertinho. hahaha

    Adorei o post como sempre. Beijão e bom fim de semana!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Sérgio? Que ótimo que tenha sido eu a te informar sobre a dieta do mediterrâneo amigo!
      No momento da publicação, pensei em ser um assunto já bastante discutido nos meios sociais, mas vejo que ainda existem dúvidas sobre esse tema!

      Amigo, não posso crer que você adorou a foto do perigo....kkkkkkkk Mas o objetivo era justamento o contrário, assustar os leitores! Agora, achar lindo? Mas na verdade, olhando bem, aquele hambúrguer e os sorvetes parecem apetitosos.. Mas temos que nos manter mais afastados daquelas guloseimas industrializadas.... uma vezinha por semana tudo bem tá? rsrs
      Entretanto,substituí-los por verduras, frutas e outros alimentos saudáveis rendem muito mais felicidade!! :)

      Muito obrigada pela presença e valiosa participação!!
      Um super abraço, com muita saúde amigo!!
      Bom final de semana também!!! :))

      Excluir

  11. Adriana querida,

    Mais uma maravilhosa postagem.
    Você é uma blogueira que sabe fazer diferença nesta blogosfera.
    Adorei o artigo e fiquei satisfeita por já seguir grande parte das recomendações e sugestões nele inseridas. Meu erro crucial é com o peixe, pois, além de não gostar, ainda tenho o mau hábito de comê-lo somente frito.

    Beijão e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, eu que tenho que agradecer tanto carinho!
      Fico muito feliz de você Ter vindo conferir a dieta do mediterrâneo!
      Gosto muito de escrever sobre alimentação e seus nutrientes básicos! :)

      Tenho certeza que você já segue muito essas recomendações pois é adepta de uma vida muito saudável e feliz.
      Ah, mas não tem problema em relação ao peixe querida! Uma vez por semana, comê-lo fritinho é muito gostoso!
      Durante a semana prefira consumí-lo em moquecas pois mantém bastante a característica do peixe, preservando o ômega 3 que é uma maravilha para preservar a juventude das células!!!

      Um beijo grande e um final de semana maravilhoso!!

      Excluir
  12. ✽.¸¸.•*`❀✽.¸¸.•✽

    Oi Adriana!!!

    Que post delicioso!!! Dá para se alimentar bem com uma dieta saborosa e saudável, muito explicativo e elucidativo seu post, entender a importância da alimentação correta para a saúde e não estética é fundamental... tem gente que só pensa na aparência... em fazer musculação, colocar silicone, maquiagem, roupas e esquecem do mais precioso que é a saúde e que por trás de uma vida feliz o primordial é a alimentação é de dentro para fora e não de fora para dentro... Adorei o post!!!
    Um alegre fim de semana!!!
    Bjs :)

    ✽.¸¸.•*`❀✽.¸¸.•✽

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, linda! É só você chegar que perfuma de flores todo o blog!
      Não tem ideia como eu adoro esses desenhos de florzinhas que você deposita aqui!
      Acho tão fofo!! :))) Obrigada tá?

      Sim querida, a alimentação é o foco principal para uma boa saúde acompanhado dos exercícios físicos.
      Os dois precisam sempre estar de mãos dadas para tudo funcionar direitinho!!
      A aparência externa é o de menos! A interna é muito mais importante, pois se estamos bem por dentro, isso se expande e reflete para o exterior! Tudo muda: a pele fica mais elástica, a cor mais saudável! Ficamos com um condicionamento físico mais adequado, que nos ajuda a manter a auto-estima em alta. Isso sim, é importante!
      Os demais recursos estéticos artificiais demandam recursos muito maiores e nem sempre fazem bem à saúde da pessoa. Optar por algo mais natural é a saída para estar sempre saudável!

      Eu agradeço todo o seu carinho !
      Um super beijo e um final de semana de muitas alegrias, de muita disposição!!

      Excluir
  13. Olá, seu blog é ótimo, muito bom os arquivos, conteúdos de qualidades, muito boa essa dieta. Estou te seguindo.

    Acesse meu blog se puder e comente.

    http://emagrecerevitoria.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natália, boa tarde !
      Também adorei conhecer o seu blog que fala exatamente desta matéria!
      Ter uma vida saudável parece ser difícil, mas fazendo um acompanhamento diário dos alimentos consumido, conseguimos grandes vitórias!
      Excelente, já estou acompanhando!

      Abraços e ótima semana!

      Excluir
  14. Olá, Adriana! Pois é, "ressuscitei" o Blog da Hannah. :) Obrigada por sua presença por lá. Já ouvi falar sobre a dieta do Mediterrâneo. Os industrializados são mesmo vilões da alimentação, muito açúcar e muitos conservantes, corantes, e produtos químicos. Estas informações sobre alimentação são muito importantes! Bjs, amiga! Estou feliz por visitar seu blog novamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa boa Hannah, eu comentei lá no seu espaço que eu me sentia órfã do seu blog...hehehe Fico feliz demais que tenha reativado ele! É MUITO BOM!! :)

      Eu é que fico feliz com o seu retorno e toda as matérias que vai publicar daqui para a frente! Eu continuo assim pesquisando maneiras de melhorar a saúde, seja pela alimentação ou atividade física!! :)
      O importante é que ao final, mesmo que seja uma "mistureba", tudo se converte para a busca de uma vida mais leve e mais feliz!!!

      Adorei você aqui querida!
      Um beijo grande e uma semana maravilhosa para você!!

      Excluir
  15. Parabéns,
    o cardápio desta dieta é irrecusável,contém todos os ingredientes para a manutenção de uma vida saudável!!!!

    Adriana
    Careço de descer das nuvens e me sintonizar,algo estranho está acontecendo e a OMS escatológica e profissionais sa saúde profetas deste fim-a paranóia está deliberada????

    Há mais ou menos 30 anos atrás as pessoas viviam bem com a obsesidade,menos a mórbida.Esta ,era a exceção
    Hoje é regra,qualquer porcetagem de gordura caracteriza o indivíduo como DOENTE

    O corpo humano necessita de 6 g por dia de sódio e precisamos equilibrá-lo com o potássio(amoura,cenoura,espinafre, beterraba,linhaça etc e etc) mas a milagrosa linhaça contém 7mg de sódio e os alimentos debaixo da terra tipo batata doce e tubérculos contém açucares não prescritos para diabetes

    Danou-se tudo...sabemos que uma coisa puxa a outra e pressão arterial ,colesterol e diabete estão correlacionados,uma pandemia mundial-esqueci do atum,mais de 1300 mg de sódio e foi este vilão do momento que erradicou o bócio (tireóide)na década,salvo engano de 1960,por observarem que a população litoranêa não apresentava esta patologia por causa do mar e a rica presença do cloreto de sódio
    A indústria de alimentos,os enlatados .se manifestaram a favor e concordaram em diminuir os conservantes (sódio) gradativamente,para os consumidores irem habituando-se ao paladar

    Estão planejando destruir o prazer de comer-se bem? Que coisa!!!!
    Como ignorar esta dieta do mediterrâneo? rsrsrsrsrsrsrs

    Sei que são enes fatores que levaram esta loucura

    Meu pai tem 75 anos,o velhote tá forte,esperto,nunca adoeceu e eu? Deixa pra lá

    Observ: sintam-se em liberdade em corrigir os dados por mim descritos,não consulto tabelas e sim a memória
    rsrsrsrsrs

    Novamente parabéns pela indicação da dieta( tomava uma colher de azeite de oliva em jejum)cruz-credo-horrível!!!

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nino, você chegou com o outono trazendo ótimas boas novas!
      Muito obrigada por sua presença amigo!
      Gosto demais da sua maneira de colocar os assuntos, de como discute os acontecimentos, pois não segue dados, mas sim, os fatos, o que realmente acontecia épocas mais remoras, trazendo-os para o mundo de hoje!

      Sabe, se formos levar em conta as tabelas rigorosamente prescritas dos profissionais da saúde poderemos até enlouquecer ou nos tornar matemáticos excelentes de tantos percentuais que são adaptados a cada tipo de alimento e ao seu consumo diário!
      Percentuais de sódio, açúcar e tantos outros ingredientes ao sangue agora tornaram-se mais importantes do que realmente o consumo intacto dos alimentos imprescindíveis para a saúde!
      Como você muito bem afirmou, só digo que nossos avós, mesmo sem saber nada destes percentuais de consumo diário, tiveram uma vida muito saudável e sem tantas preocupações e a saúde deles está muito bem, obrigado. :))))

      Ademais a dieta do mediterrâneo é muito boa por isso: É SIMPLES, de fácil adaptação e cujos ingredientes são gostosos até demais para poder comer sem culpa todos os dias!! hehehe
      Apenas abolindo os industrializados já dá para ficar bem à vontade e ser realmente feliz!
      Mas ainda não sei como conseguia tomar uma colher de azeita de oliva em jejum! Você tapava o nariz para conseguir não sentir aquele gostinho amargo ao final? Bem, que é melhor que o óleo de bacalhau consumido antigamente, isso sem sombre de dúvida é muito melhor!! rsrsrs

      Muito obrigada pela contribuição e participação amigo!!
      Todos dados essenciais para complementação do artigo!
      Abraços e um início de semana de muita paz, muita energia positiva!

      Excluir
    2. Adriana,me perdoe o retôrno
      Faço os coments de estalo ao ler, apenas consultando os meus arquivos de memória e erro muito em algumas informações , penso ser necessário ter o mínimo de acerto e provocar a quem interessar ,se informar melhor , Assassino também a língua portuguesa por estes lapsos,mas isso não me incomoda-- rsrsrs

      Quando erro ,minha memória é retroativa e me cobra,preciso me educar a fazer em separado,editar e buscar confirmações.Só quero fazer uma CORREÇÃO em relação ao BÓCIO , ao pesquisar a carência de IODO,rico nas regiões litorâneas,por este motivo adicioram-no ao sal de cozinha(SAL IODADO) ,o IODO para erradicarem esta enfermidade da tireóide

      Abraços

      Excluir
    3. Ora Nino, imagina!
      Por mim você poderia voltar todos os dias, aí sim eu ficarei muito mais feliz sabia? :)
      Você sempre contribui com muitas informações preciosas todos os artigos!

      E fiquei impressionada com a sua memória! Puxa, parabéns amigo!
      Mesmo após três semanas, retornou para deixar suas explicações quando à adição de iodo no sal de cozinha para o controle do bócio. Sal iodado, realmente, é um modo de evitar a carência deste mineral para proteger a tiróide e assim, evitar tumores. O bócio não é nada bonito de se ver. Sabe, não tem muitas semelhanças as doenças, mas se for falar em bócio, por uma razão qualquer, o associo ao escorbuto, outra doença terrível das épocas remotas. Mas neste caso do escorbuto, a ausência é de vitamina C e não iodo. Ambas as carências são bem diferentes, mas que, a meu ver, parecidas..rsrs Vai saber porque a nossa memória faz associações assim e nos prega tantas peças não é mesmo?

      Mas o importante é que retornou e isso sim, não tem preço!!
      Aproveito para te desejar um maravilhoso final de semana, com muita saúde amigo!!
      Abraços grandes! Felicidades sempre!! :)))))

      Excluir
  16. Hellooooooooooo lindona, tudo bem amiga? :)

    Parabéns pela postagem! Como sempre muito bem elaborada, rica em informações importantes e esclarecimentos :)
    Sabe amiga, eu sempre fui daquelas de comer só porcaria depois de adulta, quando criança eu comia bem, mas cresci e fiquei rebelde hehehe Só passei a me informar e a mudar meus hábitos depois de véia rsrss primeiro na intenção de manter o corpitcho que estava meio fofinho e depois acabei me interessando pelo lado da saúde que na verdade é o mais importante não é mesmo :)
    Confesso que ainda tenho dificuldades com frutas e verduras, não adianta que não gosto mesmoooo, mas tento colocar no cardápio mesmo assim, como se fosse remédio kkk afinal é um esforço que vale muito a pena :)
    Eu não conhecia esta dieta, mas gostei por causa da variedade de alimentos que podemos consumir e assim, não ter que passar por aquela penúria de comida :) O azeite eu uso a uns 5 anos, desdes que conheci meu marido que gosta muito e hoje também gosto bastante e uso quase diariamente, adorei saber dos benefícios! Vai ver é por isso que estou com 37, carinho de 36 e pique de 35 kkkk brincadeira, não posso reclamar, felizmente, quando estamos com saúde, o resto a gente dá um jeito né amiga!
    Valeu mesmo pela partilha, super interessante e útil a sua postagem e como sempre percebemos seu carinho, dedicação e capricho em nos oferecer um artigo completíssimo!

    Um mega beijão da amiga que gosta muito de você!! Bom fim de semana :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samanta, minha querida amiga, menina frenética da blogosfera!!
      Que bom que veio justamente nesta matéria que está uma delícia não acha?
      Eu fiquei muito feliz ao saber dos pormenores desta dieta e estou seguindo à risca! Está eu gostei de verdade!!! kkkkkk

      Ah, sabia, é só sair da infância, entrar na adolescência que nos revoltamos e passamos a consumir todas as delícias proibidas...rsrs
      É que antes, sua mãe devia fazer o controle da sua alimentação, com todo o carinho do mundo, priorizando as frutas, verduras em um cardápio mais do que balanceado!

      Ai que bom querida! Quer dizer que também não conhecia os detalhes desta dieta do mediterrâneo? Nossa, agora me senti importante em ter levado os princípios básicos dela até você!! Minha missão fui cumprida por ora!! :)
      Esta é das boas amiga! Nada de abolir o que mais gostamos de uma vez! E os ingredientes que podemos consumir diariamente, são bons demais e permitem até um tacinha de vinho! Bom demais não é? :)

      Você está com uma pele perfeita querida, parece porcelana nas últimas fotos que tirou! Inclusive até comentei!São os seus atuais cuidados com a alimentação e a atividade física que sempre fizeram parte de sua vida! Assim vai chegar lindona aos 100 anos querida!!!Pode ter certeza!!!!

      Agradeço demais sua vinda, sua presença sempre tão importante!
      Um beijo enorme e desejos de uma semana maravilhosa e produtiva!!

      Excluir
  17. Oi amiga, Adriana!!!
    Agradeço de coração teu carinho, e tuas lindas palavras, no meu cantinho!!!

    Maravilha de post! Como é importante ficar por dentro de dicas saudáveis para nosso bem viver. Essa dieta é muito simples, natural e saudável, amo tudo isso, principalmente frutas, iogurte, peixes, leite semi, já uso há bastante tempo, o bom dessa dieta, pois não gosto de leite desnatado...procuro seguir uma dieta saudável, mas as vezes fujo um pouco, pois tenho que me policiar quanto aos doces.
    Sabe amiga, descobri há sete meses, que estou com hipotireoidismo, então tenho que redobrar o cuidado com a alimentação e fazer caminhadas, o que gosto muito, e
    postagens como essa nos ajudam muito. Parabéns pelo post e obrigada por compartilhar!

    Beijos... Tenhas um abençoado e feliz domingo, amada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, querida!
      Sua presença aqui é sempre iluminada amiga!
      Eu que agradeço o seu carinho e a sua dedicação tá? Obrigada de coração!

      Que bom que já segue essa dieta! Então sua saúde está muito boa querida! Quanto ao hipotireoidismo, você vai tirar de letra, pois já é adepta de uma vida muito saudável em que prioriza a atividade física e alimentação correta!
      Pode ficar tranquila!!!

      Agradeço sobremaneira sua participação, o tempo que dispensou ao vir aqui deixar deixar o seu lindo depoimento! :)))
      Beijos e uma semana muito produtiva, cheia de vida e muita saúde!!

      Excluir
  18. Não conhecia este tipo de dieta, Drica, mas achei interessante. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbie, que ótimo bonequinha!
      Ora, você não deve conhecer muitos tipos de dieta simplesmente porque não precisa..rsrs
      Já está há muito com o corpinho em dia!!
      Mas esta é ótima, pode seguir tranquila, pois além de nutritiva é muito saborosa!!

      Beijos grandes e uma ótima semana amiga! :)))))
      Obrigada pela presença!!

      Excluir
  19. Ei Dri...

    Uma das melhores dietas que já conheci, rsrs, tirando as nozes , castanhas e amêndoas que não gosto o resto é super delicioso além de saudável como bem relata o seu artigo.Nunca fui de comer coisinhas ali e aqui, gosto muito de coisas naturais e sempre levo cenourinha picadinha na bolsa com azeite rsrs, meu lanche segredo e maçã, por mais absurdo que pareça. Sou bem tranquila em minha alimentação e gosto de massas viu ..e pelo que vi esta dieta é bem equilibrada....

    Beijos ta..e linda semana pra ti...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cecília! Quanto tempo poetisa dos sonhos! ;)
      Tudo bem mesmo com você? Muito trabalho não é?

      Ah, com certeza essa dieta passou a ser a minha preferida de todos os tempos..rsrs
      Não precisamos deixar de comer o que é mais gostoso e que já estamos habituados! Isso me conquistou!
      Olha só, essa dica da cenoura eu até conhecia, só não sabia do uso em comum com o azeite!! Huuuum, fiquei com água na boca amiga! Pode ter certeza que amanhã já estarei usufruindo da sua dica e vou levar a cenoura e o azeite para lanchar nos intervalos do trabalho...Vou levar a garrafa bem grande de azeite.rsrs

      Amiga, tanta saudades que estava de você aqui, mesmo que sempre estejamos nos encontrando no face, no blog é sempre mais caloroso, mais carinhoso....
      Agradeço muito sua presença, me honrou bastante e peço para não sumir não ok?
      Beijinhos, carinho, sorrisos e linda semana!!!

      Excluir
  20. Olá Adriana;
    Conheço essa dieta a um bom tempo e acho que é uma das melhores para serem seguidas durante um longo período ou até mesmo por toda a vida, afinal não precisamos de mais nada além desses alimentos.
    Três coisas que eu adoro: massas, peixes e queijos, tudo regado com muito azeite.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eros Galeno! Seja muito bem-vindo!
      Obrigada por sua presença!

      O Vivendo a Vida bem Feliz, assim como o seu blog, tem matérias especiais de saúde, de atividade física e sobretudo como alcançar a felicidade nas cosias simples do dia a dia! Agradeço por ter vindo conhecer o blog!! :)

      Eu simplesmente adorei a dieta do Mediterrâneo! É completa, tem todos os ingredientes necessários para viver bem, com muita saúde, sem que tenhamos que abrir mão de uma série de coisas gostosas na alimentação!
      Afinal peixes, massas, queijo e azeito, além de um bom vinho é tudo de bom não é mesmo?

      Tenha um excelente feriado Eros!
      Abraços! :)

      Excluir
  21. Bom dia, Adriana!
    Eu cresci com uma alimentação equilibrada! Na época, não existia tantos industrializados e os que tinham, eram caro demais, o que fugia do orçamento familiar. Minha mãe sempre fez bolos, tortas e sobremesas em casa, mas sempre dosando açúcar e sal. Até hoje, tudo é equilibrado lá e comigo e minhas irmãs. Não usamos muito sal, não curtimos fritura e os doces, geralmente caseiros não são exagerados no açúcar. Eu sou vegetariana e legumes e verduras pra mim são essenciais. Basicamente, nossa dieta é isso - comida caseira, azeita, muita verdura e legume e frutas de sobremesa. Acho que dentro do que a natureza nos dá, é mais do que perfeito esse tipo de alimentação.
    O que me deixa sempre indignada é que depois que a maioria das pessoas adquirem um problema é que o governo tenta fazer algo. Ora, se açúcar demais faz mal (e todo mundo sabe disso há muito tempo!), assim como sal e gordura trans, por que as empresas continuam jogando esses lixos para os consumidores? O que dizer então das "cantinas" escolares e os "fast food"?
    Trabalhando muito tempo em escolas, eu e marido vemos a triste realidade alimentar. Muitas crianças nem conhecem verduras e legumes, pois os pais nunca deram tal coisa para a criança comer...
    Não sou a favor de dietas mirabolantes de regime (regime da lua, regime de proteínas, regime disso ou daquilo). Acho que as pessoas que tentam emagrecer desesperadamente se baseando nesses tipos de dietas perdem a saúde e não os quilos extras. Sou a favor da reeducação alimentar, sempre! Aprender a comer é a melhor dieta!

    Como sempre, post muito bom.

    Abraços esmagadores e feliz semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde minha querida Bruxinha do Poções!!

      Puxa, adoro quando chega aqui pois traz informações valiosas querida!!
      Você tem uma dieta muito saudável e semelhante à dieta do Mediterrâneo!! Incrível!!
      A natureza já tem o equilíbrio perfeito e completo para a nossa saúde, sem dúvida nenhuma!

      Sim, com toda a certeza amiga e creio que seja apenas pela voracidade das grandes empresas em ganhar cada vez mais dinheiro, sem se preocupar com a saúde de seus consumidores, a parte fraca na história...

      As cantinas são de amargar, os fast food verdadeiros venenos para as crianças que se entopem de hambúrgueres e açúcar nos shakes. Já experimentou como os hambúrgueres de fast food são salgados? Uma coisa horrível!! Sem contar as batatas fritas...
      Os pais de hoje buscam maneiras mais fáceis de saciar a fome de suas crianças e não percebem que as estão envenenando, ainda pequenas... uma tristeza!!
      A obesidade e problemas com pressão alta se manifestam ainda na infância, resultado deste desleixo...
      Crianças precisam de muita verdura, legumes e frutas no prato!
      E equilíbrio, amor, calor humano e felicidade!!
      Precisam de uma família ponderada que se preocupe com o futuro de sua saúde!!

      Amei sua participação querida, você é espetacular!!
      Tenha um lindo restinho de semana!
      Um grande e caloroso beijo!! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.