Pêssego: vitaminado, suculento e saboroso!


Oi amigos encantadores! Tudo bem? Hoje estou retornando aos primórdios do blog, quando era comum mencionar os benefícios de todas as espécies de frutas do nosso lindo Brasil. Nesta semana, trouxe um convidado especial, o nosso conhecido e saboroso pêssego. Quer saber os motivos que tornam essa fruta tão notável? Aqui tem tudo explicadinho e, para arrematar, receitas de dar água na boca. Sei que você vai adorar, pois vai adoçar a sua vida!





pêssego é tão delicioso que parece um presente dos deuses para a humanidade, certo? A fruta carrega uma grande quantidade de propriedades valiosas para a saúde do corpo e é ótima fonte de vitamina C. Quer mais? O pêssego ajuda a evitar doenças cardiovasculares e síndrome metabólica, possui ação diurética, importante para insuficiência renal, conta com propriedades antioxidantes, previne o envelhecimento precoce e também doenças degenerativas e cardiovasculares além de sua ação anti inflamatória.
Com a ajuda da nutricionista funcional Carolina Baccei, de São Paulo, e da nutricionista Adelina Neglia, de Londres, descobrimos por que você pode encher a fruteira de pêssego. Se ele ainda não fazia parte da sua dieta, conhecer os benefícios vai te convencê-la a mudar já!

1. Pêssego ajuda a prevenir a obesidade

Conhecido também como “drupa” ou “fruta de caroço”, o pêssego integra a mesma família dos damascos, ameixas, nectarinas e cerejas. Fazer parte dessa turma significa prevenir o ganho de peso e a obesidade com eficiência, de acordo com um estudo conduzido pela Texas Agrilife Research.

Carolina explica que o pêssego é considerado uma fruta com baixo índice glicêmico, que libera menos açúcar no sangue e é rico em fibras. Ou seja, sua digestão é mais lenta, é bom para o funcionamento do intestino e dá saciedade por mais tempo. O melhor de tudo isso é que o pêssego tem poucas calorias.



2. O pêssego é uma poderosa fonte de vitaminas

pêssego não só embarca no bonde dos benefícios da vitamina C, que já explicamos ser uma boa aliada da saúde, mas também contém vitaminas A, E, K e seis das que integram o complexo B. Melhorias - começando pela visão, graças à vitamina A, até o fortalecimento do sistema imunológico - estão garantidas. "É uma excelente fonte de minerais como fósforo, magnésio, potássio, manganês, cobre, iodo, ferro e selênio.Rico em fibras, carboidratos e em betacarotenos. Também podemos encontrar fitoquímicos como os carotenóides e polifenóis", acrescenta Carolina.

“A vitamina E é um anti-oxidante que protege as células sanguíneas de serem danificadas, enquanto a vitamina K têm um papel essencial na coagulação do sangue", diz Adena Neglia. Por fim, as vitaminas do complexo B são essenciais para regular o metabolismo e tornar as células do sistema nervoso saudáveis.

3. Mais um aliado na saúde dos olhos


"O pêssego é fonte de betacaroteno, que além de auxiliar na saúde da pele, unha e cabelo, protege o sistema imunológico e a saúde ocular", afirma Carolina. Além da cenoura e do abacate, o pêssego também é benéfico para prevenir problemas de visão. Se você sofre com vista cansada, a fruta é uma rica fonte de betacaroteno, que é convertido pelo corpo em vitamina A.

4. Para as futuras mamães, pêssego!


Entre todas as coisas que as grávidas não podem comer durante a gestação, é bom saber que uma fruta tão saborosa quanto o pêssego está liberada na dieta. Carolina explica que as fibras contidas no pêssego auxiliam no bom funcionamento do intestino, o que a torna um leve laxante, podendo evitar a prisão de ventre, problema comum na gravidez.

5. Combo: potássio + ácido fólico

Incorporar o ácido fólico como suplemento na gravidez pode ajudar a reduzir o risco de má formação do feto, e de nascerem bebês muito pequenos para a idade gestacional. Ele pode ser útil no desenvolvimento futuro da criança, por ajudar contra obesidade, diabetes e problemas relacionados à saúde mental.

Rico em minerais dos bons, um pêssego médio contém cerca de 285mg de potássio, o que significa aproximadamente 14% da quantidade de potássio que devemos consumir diariamente, de acordo com Neglia.

"O potássio é um mineral muito importante para a saúde, já que participa da contração muscular, condução nervosa, frequência cardíaca e produção de energia", frisa Carolina.
O potássio ainda ajuda a prevenir a formação de cálculos renais, as famosas pedras nos rins, ao mesmo tempo que diminui o risco de derrames. ​

6. Boa notícia: pêssegos em calda podem ser igualmente saudáveis!

pêssego em calda também é rico em fibras e vitaminas A,C e D. "Mas é necessário tomar cuidado com o consumo excessivo, pois o pêssego em calda em geral possui muito açúcar, principalmente aqueles enlatados vendidos em supermercados", alerta Carolina Baccei. É importante saber escolher o pêssego em calda mais saudável, preste atenção na informação nutricional e nos níveis de açúcar.

Enquanto metade de um pêssego natural possui 15,4 kcal e 3 g de açúcar, metade de um pêssego em calda possui 50 kcal e 12,3 g de açúcar.

7. Na luta contra o câncer


"Uma pesquisa americana mostrou que o consumo de 2 a 3 pêssegos por dia pode inibir o crescimento de células do câncer de mama. Isso graças aos componentes presentes na fruta chamados de polifenóis, que possuem ação antioxidante no organismo", diz Carolina.

8. Aliado para quem pratica exercícios

A Vitamina A e o potássio, em conjunto, auxiliam na contração do músculo cardíaco, fazendo do pêssego uma ótima opção para quem faz exercício físico regularmente, além de proporcionar energia e força muscular, além de ativar as defesas naturais para evitar doenças que atacam a pele.

E quem nunca ouviu a máxima quer ter pele de pêssego”? Essa crença não parte somente da textura aveludada da pele do próprio pêssego. É baseada no fato de que o pêssego retarda o envelhecimento, pois é um dos melhores antioxidantes entre as frutas, nutrindo o organismo com beta-caroteno, vitaminas C e B12.

Prestou atenção em todos os benefícios listados, amigos? Além de comer a fruta in natura, você pode inovar preparando umas receitinhas básicas. :))))))  

Agora é hora de por a mão na massa, pois te  ensinarei três receitinhas espertas que têm o pêssego como ingrediente principal. Vamos lá?



Sorbet de pêssego

Ingredientes:

1 xícara(s) (chá) de água

¼ de xícara(s) (chá) de açúcar mascavo

4 pêssegos

1/2 xícara(s) (chá) de suco de limão

1 colher(es) (sopa) de raspas de limão


Modo de preparo:
Leve ao fogo o açúcar com a água e cozinhe até que o açúcar esteja dissolvido. Retire do fogo e deixe esfriar completamente. Acrescente as raspas e o suco do limão. Leve ao congelador até que endureça. Passe pelo processador para obter a textura de gelo triturado
. Mantenha o sorbet no freezer e sirva em taças com 1 colher de chá de semente de chia por cima.

Vitamina de Pêssego



Ingredientes:
2 pêssegos maduros, cortados ao meio e sem caroço

4 damascos

1 banana

100ml de água

4 pedras de gelo


Modo de preparo: 
Coloque no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.

Mousse de Pêssego e Manga



Ingredientes:

3 pêssegos cortados

2 mangas cortadas

2 colheres de sopa de leite de coco


Modo de preparo:
Bater no liquidificador ate obter consistência e acrescente 2 colheres de sopa de leite de coco. Conserve em geladeira.
Rende 2 porções


Antes de partir, dê uma olhadinha neste divertido vídeo e confira mais qualidades e benefícios desta saborosa fruta que adoro!! Até a próxima queridos! :)))))

  
Imagens do Google imagens

14 comentários:

  1. O pêssego pode ser consumido em forma de suco, geléia, doces, bolos, tortas e ao natural é a melhor forma. Ao comprar pêssego, é necessário atentar para as suas características. A fruta deve estar com a casca firme e sem marcas de insetos. Para melhor conservação, guarde-o em geladeira. Além de ser uma delícia, é uma fruta com inúmeras qualidades, que proporciona muitos benefícios à nossa saúde. Por isso, vamos aproveitar para incluir essa maravilha na nossa alimentação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alfeu, boa noite!
      Muito obrigada pelo enriquecimento do artigo com novas informações sobre o pêssego!
      Todas, sem dúvida, importantíssimas para a manutenção da nossa saúde no momento da escolha da fruta.
      Agradeço o carinho da presença e desejo uma ótima semana!
      Abraços!!:))))

      Excluir
  2. Oi, Adriana! Que legal, estava mesmo com saudade destas matérias sobre as propriedades benéficas dos diferentes alimentos. Você sempre trazendo informações valiosas. As receitas parecem ser deliciosas, vou ver se experimento fazer. Adorei a postagem, parabéns!

    Beijos e uma excelente semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite querido amigo Sergio...
      É sempre uma honra a sua presença aqui amigo!
      Fico muito feliz, pois atualmente a blogosfera me deixou só...rsrs
      Mas devagarinho a gente reconquista os amigos não é?
      Quem sabe, voltando ao passado...

      Que bom que gostou das receitas e pode fazer, com toda a certeza, pois é rápido, prático e fica tudo muito gostoso!
      Aproveito para te desejar uma semana incrível! :))))

      Excluir
  3. Eu lembro dos "primórdios", Adriana. =) E que boas dicas! Adorei a postagem, como de costume. Mas não gosto de pêssego não. rs bjão!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom Sérgio, que ainda se lembra de como tudo começou!
      Tem momentos, que bate uma grande nostalgia não é?
      Então faça um mousse de pêssego com manga que a mistura vai te encantar amigo...
      Fica uma delícia!
      Especial e boa semana para você...
      Beijos!! :))))

      Excluir
  4. Ah! Adoro pêssego e já fiquei com água na boca.
    Quantos benefícios, hein? Não sabia que esta deliciosa fruta também ajuda na proteção e preservação da saúde ocular.
    Compro mais o pêssego em caldas, mas passarei a optar pela fruta em razão das calorias do pêssego enlatado.
    Adorei as receitas, super fáceis de serem preparadas.

    Ótima postagem, amiga; aliás, como sempre.

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, pêssego é gostoso demais não é querida?
      Quem não adora fazer uma sobremesa tendo esse ingrediente especial?
      Tomara que faça alguma das receitas...Busquei as que fossem bem simples e sem nenhum ingrediente exuberante demais...rsrs

      Adoro quando vem aqui amiga linda, sabe que me deixa muito feliz!!
      Beijos e um maravilhoso, acolhedor e harmônico fim de semana! :)))))

      Excluir
  5. Eu gosto muito de Pêssegos, mas acontece que a mosca do mediterrâneo pica-os e depois apodrecem ficando com o seu interior cheio de bichos brancos. Larvas que saltam e se reproduzem.
    Já não bastam as armadilhas com hormonas para caçar os machos e evitar a reprodução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis Coelho, seja muito bem-vindo ao blog!
      Uma pena que esteja acontecendo isso com os pêssegos de sua terrinha...
      Aqui no Brasil consigo encontrar pêssegos muito gostosos e totalmente sadios!
      Uso para comer ao natural e preparar deliciosas receitas!

      Agradeço sua participação e convido para voltar outros momentos aqui no blog.
      Tem muitas matérias de frutas e saúde!
      Abraços e ótimo fim de semana! :))))

      Excluir
  6. É saboroso de qualquer jeito.
    Ammmmmoooooo essa fruta!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Malu!
      Fico feliz que tenha gostado das propriedades benéficas do pêssego!
      É uma delícia né?
      Beijinhos!

      Excluir
  7. Olá,querida Adriana...fez bem em voltar à mencionar os benefícios das espécies de frutas do nosso lindo Brasil, um País privilegiado, repleto de uma infinita variedade...li as 8 dicas,bom saber que ajuda a evitar doenças cardiovasculares e síndrome metabólica, e que em caldas , podem ser igualmente saudáveis...li as 3 receitas, gostei d+ do mousse de pêssego e manga e assisti o vídeo, cuja musica é divertida,também...não sou muito de pêssego, quem sabe agora,não?Obrigado pelo carinho de sempre ,belos dias, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da volta às origens Felis!
      Mesmo que a gente mude ou diversifique, sempre fica um clima de nostalgia, de retorno ao passado!
      Preparou alguma das receitas amigo?
      Quero que me perdoe pela demora na resposta ao comentário tá?
      Estou mesmo voltando ao princípio e querendo restaurar tudo!
      Agradeço seu carinho e sua maravilhosa participação!
      Beijos e uma semana esplendorosa! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.