E quando me faltam as palavras, a música e a poesia falam por mim...



A poesia, a música, uma pintura
não salvam o mundo.
Mas salvam o minuto.
Isso é suficiente.
          (Matilde Campillo)

Hoje entramos em um período de reflexão mais intenso e por isso vamos ponderar sobre a questão das palavras, o que fazemos na ausência delas e também mostrar a trajetória inicial da música e da poesia, irmãs gêmeas, mais do que isso, siamesas, que estão interligadas e que suprem a ausência das palavras.Venha comigo, você se surpreenderá!


O que é Música afinal?


Em primeiro lugar é preciso que estabeleçamos um conceito de música para definirmos melhor o nosso pensamento...Afinal o que é música?

Até alguns anos atrás, a ideia de música esteve associada à combinação ordenada e racional de sons. [...] som musical (é) uma emissão vibratória, com freqüência bem definida, capaz de ser captada pelas limitações fisiológicas do ouvido humano [...] (MONTANARI, 1988, p. 5)


Por meio desta definição podemos nos remeter a ideia de instrumentos musicais afinadíssimos e bem tocados por músicos, que passaram anos num conservatório musical, aperfeiçoando-se no instrumento escolhido.

Mas, segundo Montanari, na contemporaneidade a música assimilou novos significados e o que era considerado ruído, hoje entende-se como música, o que fez com que a ideia de música ficasse mais ampla.





Então, quando pensamos em música segundo o conceito contemporâneo, podemos afirmar que a música sempre existiu eventual e aleatoriamente na natureza. Os sons produzidos pela natureza transmitem sentimentos e energias às pessoas, que param para observar e escutar o grande musical produzido pela natureza. 

O som do vento cortando o ar e balançando as folhas das árvores; o som das águas calmas de um riacho ou o barulho de uma corredeira e de uma linda cachoeira, o som dos mais variados pássaros, os animais que vivem nas matas e que utilizam diferentes sons para se comunicarem, no mar as baleias e os golfinhos também emitem sons e se comunicam por meio deles.


Ouvindo a música da natureza



Como vimos a natureza oferece música graciosa e linda que nem sempre as pessoas sabem apreciar. A natureza além de musical é poética, o ambiente e tudo que envolve o universo natural são poético-musicais.

O homem também faz parte da natureza, e como um ser da natureza ele também é um ser musical nato. Montanari afirma que:



[...] a arte [...] tem servido ao ser humano para expressar seus sentimentos, [...]. A música [...] é a mais popular das artes, [...]. Para fazer música, a única coisa que o indivíduo precisa é estar vivo não precisa saber ler, nem adquirir materiais e sequer sair de casa. Reflita: basta abrir a boca e cantar, bater palmas ou pés, assobiar ou murmurar, que você estará fazendo música.

Da forma como Montanari coloca a música e nos propõe uma reflexão sobre como fazer música, podemos pensar na nossa infância quando a mãe ou o pai nos pegava no colo e cantava cantigas de ninar, e ainda bebês tentávamos reproduzir a música, mas só se ouviam ruídos, esses ruídos eram nossas primeiras músicas, ou pelo menos, nossas primeiras tentativas musicais.



A criança, quando adquire suas primeiras palavras, é capaz de memorizar pequenos trechos e melodias e é neste momento que a música se torna uma grande aliada da educação, pois, através de letras e melodias de fácil assimilação para a criança, pode-se ensinar novas palavras, histórias e a cultura do lugar onde se vive.

As cantigas de roda e as parlendas, por serem fáceis de cantar são apreendidas facilmente pelas crianças, que além de aprender se divertem, e é por isso que muitas dessas canções marcam a infância de todos.

Sempre ligado a diversas expressões artísticas, o poeta Vinícius de Moraes também escreveu músicas e poesias com temas infantis que marcaram várias gerações e que ainda hoje são muito utilizadas pelos educadores, sejam eles professores ou não, por isso ainda continua marcando a vida e a história de muitas crianças.

Lembra da música A Casa, de Vinícius de Moraes que há gerações vem sendo utilizadas pelos educadores em sala de aula e também pelos pais em casa? Leia comigo esses lindos versos:


 A CASA 


Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque pinico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na rua dos Bobos
Número zero.

O que concluímos dessa linda música misturada com poesia? Percebemos a capacidade de desarticulação do simples, do trivial, na temática da canção. As considerações a respeito da casa, de tão absurdas, começam a perder a ligação e a referência inicial, incitando a imaginação e a criatividade infantil. A música nos deixa criativos e repletos de imaginação! Lembra do filme A Noviça Rebelde? Pois é, é um filme inspirador que tem a música como seu principal elemento!

Julie Andrews sentindo a música em cena no filme a Noviça Rebelde 


E o que é Poesia?

Segundo o Dicionário eletrônico Houaiss (2006) poesia é :

A arte de compor ou escrever versos... ou

A arte de excitar a alma com uma visão do mundo, por meio das melhores palavras em sua melhor ordem.. ou

O que desperta o sentimento do belo.. ou

Aquilo que há de elevado ou comovente nas pessoas ou nas coisas.


Portanto, ao falar de poesia como arte de compor versos , podemos supor que qualquer seqüência ritmada e, especialmente rimada, seja poesia.

O que desperta o sentimento do belo é poesia e essa imagem tem o condão de inspirar


Você conhece os versos seguintes?

"Batatinha quando nasce
Esparrama pelo chão
Bebezinho quando dorme
Põe a mão no coração."


Ao dizermos que poesia é composição em versos (livres e/ou providos de rima) cujo conteúdo apresenta uma visão emocional e/ou conceitual na abordagem de ideias, estados de alma, sentimentos, impressões subjetivas etc., quase sempre expressos por associações imagéticas e composição poética de pequena extensão, já não podemos associar ao versinho infantil acima citado, da batatinha, pois pressupõe-se que seja algo mais elaborado e pensado para que produza no leitor o efeito desejado pelo poeta. Para que as imagens sejam criadas e sentimentos sejam produzidos, o poeta realiza um trabalho árduo em busca da linguagem perfeita. Portanto amigos, poesia de verdade é algo que expresse um sentimento sublime e muito bem elaborado!! Mas que os versinhos de batatinha são fofinhos isso são não é? rsrs

Mas darei o exemplo agora da poesia do Vinícius de Moraes. Observe o quanto é bem construída:

"É claro que a vida é boa
E a alegria, a única indizível emoção
É claro que te acho linda
E em ti o amor das coisas simples
É claro que te amo
E tenho tudo para ser feliz

Mas acontece que eu sou triste..."

Quando tratamos de poesia como arte dos versos característica de um poeta, de um povo, de uma época , logo podemos fazer associação à poesia de Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, entre outros tantos poetas que lemos, também podemos falar da poesia trovadoresca, clássica, moderna, romântica e assim por diante, pois representam a poesia de um povo em uma determinada época.

A arte de ler um poema, de sentir a poesia...

A poesia também pode ser tratada como a arte de excitar a alma com uma visão do mundo, por meio das melhores palavras em sua melhor ordem, poder criativo; inspiração, o que desperta o sentimento do belo, aquilo que há de elevado ou comovente nas pessoas ou nas coisas.

Para Paul Verlaine , a poesia vai além de tudo isso que foi mencionado no dicionário, pois para ele a poesia deve ser antes de tudo música. 


Conclusão Final: 


Portanto amigos, assim que as palavras faltarem, quando não haver mais nada a dizer, recorra à música, leia poesia e você sentirá como o seu coração vai serenar devagarinho ...

Então que tal ouvir a canção "Words"agora?

" Words "é uma música tão linda lançada em 1981 por FR David que chega a elevar o coração. Como eu estou sem palavras, deixarei que música fale por mim.

Em 1983, a canção foi lançada nos Estados Unidos e no Reino Unido. Foi um enorme sucesso europeu, chegando ao número um em inúmeros países.

Nos anos 2000, David lançou uma versão em francês da música com o cantora Winda, intitulado "Words, J'aime ces Mots". David e Winda também incluíram uma versão em inglês co
mo dupla e o dueto está presente também nesta edição de hoje. Tomara que aprecie! Até mais!


Imagens do Tumblr e Google Imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

2 comentários:

  1. Olá Adriana, amei seu texto, eu sou suspeita pra falar de música e poesia, pois são o que colorem a minha vida, não vivo sem.
    Parabens pelo belo texto...
    Uma ótima semana pra vc, beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, que maravilha amiga!!
      Você já é uma poetisa, está compondo lindamente!
      Agradeço sua presença linda, seu imenso carinho!
      Tenha um final de semana maravilhoso!
      Beijinhos!! :))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.