Ultrapasse além das montanhas ao som de Simon & Garfunkel







A vida de cada um de nós pode ser comparada à conquista de uma montanha. Assim como a vida, ela possui altos e baixos. Para ser conquistada, deve merecer detalhada observação, a fim de que a chegada ao topo se dê com sucesso.


Todo alpinista sabe que deve ter equipamento apropriado. Quanto mais alta a montanha, maiores os cuidados e mais detalhados os preparativos.


No momento da escalada, o início parece ser fácil. Quanto mais subimos, mais árduo vai se tornando o caminho.


Chegando a uma primeira etapa, necessitamos de toda a força para prosseguir. O importante é perseguir o ideal: chegar ao topo.


À medida que subimos, o panorama que se descortina é maravilhoso. As paisagens se desdobram à vista, mostrando-nos o verde intenso das árvores, as rochas pontiagudas desafiando o céu. Lá embaixo, as casas dos homens tão pequenas…

Lá embaixo, as casas dos homens são tão pequenas



É dali, do alto, que percebemos que os nossos problemas, aqueles que já foram superados, são do tamanho daquelas casinhas.


Pode acontecer que um pequeno descuido nos faça perder o equilíbrio e rolamos montanha abaixo. Batemos com violência em algum arbusto e podemos ficar presos na frincha de uma pedra.


É aí que precisamos de um amigo para nos auxiliar. Podemos estar machucados, feridos ao ponto de não conseguir, por nós mesmos, sair do lugar. O amigo vem e nos cura os ferimentos.


Estende-nos as mãos, puxa-nos e nos auxilia a recomeçar a escalada. Os pés e as mãos vão se firmando, a corda nos prende ao amigo que nos puxa para a subida.


Na longa jornada, os espaços acima vão sendo conquistados dia a dia.


Por vezes, o ar parece tão rarefeito que sentimos dificuldade para respirar. O que nos salva é o equipamento certo para este momento.

As tempestades de neve e as dificuldades que ainda não superamos



Depois vêm as tempestades de neve, os ventos gélidos que são os problemas e as dificuldades que ainda não superamos.


Se escorregamos numa ladeira de incertezas, podemos usar as nossas habilidades para parar e voltar de novo. Se caímos num buraco de falsidade de alguém que estava coberto de neve, sabemos a técnica para nos levantar sem torcer o pé e sem machucar quem esteja por perto.


Para a escalada da montanha da vida, é preciso aprender a subir e descer, cair e levantar, mas voltar sempre com a mesma coragem.


Não desistir nunca de uma nova felicidade, uma nova caminhada, uma nova paisagem, até chegar ao topo da montanha. E se possível que seja ouvindo uma boa trilha sonora.



A canção de hoje contém  Ironia e Simbolismo. É  'Mrs. Robinson' de Simon & Garfunkel


A canção 'Mrs. Robinson' de Simon & Garfunkel é um clássico da música folk americana que transcendeu seu tempo, tornando-se um hino cultural da década de 1960. A música foi lançada em 1968 e ficou eternizada na trilha sonora do filme 'A Primeira Noite de um Homem' (The Graduate), onde a personagem Mrs. Robinson, uma mulher mais madura  seduz o jovem protagonista. 

A letra da música, contudo, vai além da narrativa do filme, tornando-se um comentário sobre os valores sociais e a busca por orientação em uma época de mudanças.

O refrão da música, que menciona Jesus e a oração, pode ser interpretado como uma ironia em relação à hipocrisia social. A sociedade venera figuras religiosas e morais, mas muitas vezes não segue os princípios que elas representam. 

Simon & Garfunkel


A referência a 'Mrs. Robinson' pode ser vista como uma crítica à moralidade da classe média e ao comportamento desviante escondido atrás de uma fachada de respeitabilidade. A menção a esconder algo 'no lugar onde ninguém vai' e 'com os cupcakes' sugere segredos e pecados ocultos sob a aparência de normalidade.

A música também reflete sobre a perda de heróis e a necessidade de figuras exemplares, como evidenciado na estrofe que pergunta 'Onde você foi, Joe DiMaggio?'. Joe DiMaggio, um famoso jogador de beisebol, é usado como metáfora para a perda de ídolos e a desilusão com a liderança.

 A nação 'vira seus olhos solitários' para ele, buscando alguém em quem se inspirar em tempos de incerteza. A música, portanto, captura o sentimento de uma geração que se sente perdida e desorientada, ansiando por direção e integridade em um mundo em rápida transformação.

Se naquela ocasião, quando existiam boas músicas com excelente conteúdo e letra, a geração se sentia perdida, imagine nos dias de hoje em que a música está em um nível baixíssimo. Por isso sou fã das canções que tenham conteúdo, além de emocionar a alma e o coração. Essa é para comemorar os 130 mil inscritos no Canal: Simon & Garfunkel!


Texto da montanha de autoria desconhecida


Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

7 comentários:

  1. Muito lindo,Adriana e nos faz bem pensar. As subidas e escaladas da vida podem difícil parecer, mas se conseguimos, ficamos em estado de graça! A música de Simon e Garfunkel adoro! Mr. Robison me traz lindas lembranças...beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, muito bom dia querida amiga!! Hoje aqui em Vitória um dia atípico de chuva e até fresquinho ao contrário dos 40 graus de ontem...hehehe

      Excluir
    2. Sabe Chica, quando aqui está muito quente fico a imaginar a neve, as montanhas e as florestas para me trazer uma sensação de acolhimento e frescor... E esse texto estava tão perfeito que ficou uma ótima combinação com a canção do Simon & Garfunkel. Fazer edições musicais nos faz encontrar a origem da criação de uma música e a inspiração do autor para a sua correspondente composição. É por isso que me apaixonei por essa arte querida!! E fico muito grata por ter vindo aqui ler e ouvir a canção .Beijos e uma semana maravilhosa!! :)))

      Excluir
  2. Esse tipo de postagem de incentivo é muito importante, Dri. Muita gente deveria ler. Adorei a postagem e mais uma vez música certeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, muito obrigada amigo!
      Creio que neste início de ano eu esteja mais introspectiva, neste janeiro que parece um ano inteiro de tão demorado e dispendioso que está...rsrs
      E eu já estou estressada...rsrs Por isso que palavras assim são reconfortantes, assim como a sua presença!! Beijos e um lindo final de semana!!!

      Excluir
    2. Tamo junto Sérgio...rsrs Eita que mês calorento...Como preciso do inverno...rsrs Abraços querido!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.