California Dreamin' é o maior sucesso do The Mamas & The Papas





É praticamente impossível encontrar alguém que ainda não ouviu "California Dreamin", uma popular canção do grupo
norte-americano The Mamas & the Papas, lançada originalmente em 1965.

A música é tão conhecida que ocupa a posição #89 na lista publicada pela revista Rolling Stone das 500 melhores canções de todos os tempos. 

Liricamente expressa nostalgia e saudade do calor da Califórnia durante um inverno particularmente frio. No Brasil, foi a 21ª música mais tocada nas rádios em 1966 e agora você conhecerá mais detalhes desta grande obra:

Saudades do Sol: A Nostalgia de 'California Dreamin''


A canção 'California Dreamin'' do grupo The Mamas & The Papas é um clássico da música folk rock que captura a essência da saudade e do desejo de escapar para um lugar mais quente e acolhedor. 

Lançada em 1965, a música se tornou um hino para aqueles que anseiam por mudanças e por um refúgio das adversidades, especialmente as climáticas. A letra descreve um passeio em um dia de inverno, onde as folhas estão marrons e o céu está cinza, cenário que contrasta fortemente com o calor e o brilho associados à Califórnia.


Folhas marrons e céu cinza na canção California Dreamin'


O refrão 'California dreamin' on such a winter's day' revela um desejo profundo de estar em Los Angeles, onde o narrador acredita que estaria seguro e aquecido. A Califórnia, conhecida por seu clima ameno e ensolarado, é idealizada como um paraíso distante da frieza do inverno. 

A música também menciona uma parada em uma igreja, onde o narrador se ajoelha e finge orar. Essa ação pode ser interpretada como uma busca por conforto espiritual ou como uma crítica sutil à superficialidade de certos rituais religiosos, onde o pregador parece mais interessado no frio do que na fé genuína.

Busca por conforto espiritual na canção California Dreamin'


A repetição das linhas sobre as folhas marrons e o céu cinza reforça a monotonia e o descontentamento com o ambiente atual, enquanto a possibilidade de partir para a Califórnia oferece um vislumbre de esperança e liberdade. 

O contraste do céu cinza com o céu azul no mar da Califórnia 

A música, com sua melodia cativante e harmonias vocais marcantes, tornou-se um símbolo da contracultura dos anos 60 e continua a ressoar com ouvintes que compartilham do mesmo anseio por um lugar onde possam se sentir mais vivos e em paz.


O Grupo The Mamas & The Papas


The Mamas & The Papas foi um grupo vocal formado na Califórnia, Estados Unidos, nos anos 1960, por John Phillips (responsável pelas composições do grupo), Michelle Phillips, 'Mama' Cass Elliot e Denny Doherty. 

The Mamas And The Papas 

Entre 1966 e 1968, alcançaram renomados sucessos nas paradas de todo o mundo com canções como "Monday, Monday" e "California Dreamin'", até hoje suas canções mais conhecidas.

O The Mamas & The Papas foi uma das únicas bandas norte-americanas a conseguir manter o sucesso e a par de poder competir com a Invasão Britânica. O grupo gravou e se apresentou de 1965 a 1968, lançando cinco álbuns e legou dez sucessos entre os compactos mais vendidos.

O grupo teve bastante sucesso, que se deve as belas harmonizações vocais, acompanhamento em estúdio, de seus discos, por músicos profissionais, e a sua participação na contracultura sessentista. 

O grupo também deixou um legado de excelentes releituras de vários sucessos de outros artistas dos anos 1960, como “I Call Your Name”, “Do You Wanna Dance?”, “My Girl” e “Twist and Shout”.

E nada melhor do que sonhar com a Califórnia em um dia lindo de verão em contraste com o rigoroso inverno retratado na canção. É a edição inédita da semana!

Referências & Pesquisa

https://www.letras.mus.br/the-mamas-and-the-papas/

https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Mamas_%26_the_Papas

Vídeo California Dreamin do Canal de Adriana Helena

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

6 comentários:

  1. Oi, Adriana!
    ♫ ♪ Essa música é linda! Amo música! E ouvir aqui esse som nostálgico com a história enche o coração de alegria! ♫ ♪ Adoro todos os teus blogs, repleto de coisas boas e energia positiva! Concordo com tuas palavras no outro comentário, as pessoas abandonaram a leitura nos blogs, as redes sociais contribuíram para isso, infelizmente, sinto muitas saudades também do tempo que se interagia com os amigos nos blogs! Acho muito legal manter essa comunicação e amizades especiais! Uma feliz semana para você! Bjs :))))
    Desejo uma páscoa maravilhosa repleta de bênçãos!
    ()_()
    (^.^)
    (")(").•*´¨`*•.♥.•*´¨`*•.♥.•*´¨`*•.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Bia, é com muita alegria que a recebo neste feriado de sexta-feira santa em meu humilde cantinho minha linda! Sabe amiga, sinto muitas saudades mesmo dos blogs de antigamente, quando a gente se desdobrava para poder responder aos comentários dos amigos que aqui deixavam tanta alegria e motivação para a gente seguir em frente! Era muito divertido!
      Atualmente os jovens não lêem e ficam apenas naquelas redes de vídeos rápidos, os Tic Tok da vida... Os amigos antigos abandonaram os blogs e então restaram poucas como nós amiga! E é por isso que admito tanto a sua adorável presença, não tenho palavras para agradecer!!
      Muitos e muitos beijinhos!! :))))

      Excluir
  2. Oi, querida Adri!
    Que maravilha de post! Quem não lembra essa banda e essa canção?
    Estive escutando duas vezes e ainda não fiquei farta. O som e a melodia são ótimos.
    Grata por seu comentário no meu blog.
    Beijos e uma santa e doce Páscoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, que legal minha querida que tenha apreciado a edição dessa canção. A letra fala do rigoroso inverno e eu para contrariar, adicionei cenas da praia justamente para mostrar a saudade que os protagonistas tem da ensolarada California!
      Sempre que eu puder estarei em seu cantinho poético, que é único!!
      Beijos e uma semana de Páscoa abençoada!!

      Excluir
  3. Amo que voce sempre traz curiosidades de músicas e bandas que eu amo, Dri. Temos gostos musicais parecidos. Amei. Tenha uma linda Páscoa. Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, eu costumo trazer bandas da época dos dinossauros...rsrsrsrs
      Mas são músicas cativantes não é verdade? Muito obrigada por ter vindo deixar o seu carinho amigo! :)))) Linda semana!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.