Fast Car, hit de Tracy Chapman, renasce na voz de Luke Combs




Eis uma canção que sempre me tocou e que agora retornou às paradas com tudo: É "Fast Car" hit da Tracy Chapman lançada em 1988 que mescla influências do folk, rock e, do country. No último ano o cantor country Luke Combs lançou uma regravação de “Fast Car” como parte do álbum Gettin’ Old. E te digo, essa versão me comoveu a ponto de eu editar com a tradução para vocês!

Eu sou muito fã da Tracy Chapman, inclusive já escrevi uma matéria sobre ela, CLICA AQUI PARA LER e editei a canção Baby Can I Hold You que  é uma viagem dentro dos mais profundos sentimentos... 



Qual o significado da música Fast Car?

Por trás do hit de uma das maiores compositoras do folk norte-americano, há um desabafo coeso e emocionante em torno das dores de toda uma geração.

O significado de Fast Car, de Tracy Chapman, aborda o contexto histórico e social da década de 1980 que influenciou a escrita da artista, explorando questões econômicas e sociais enfrentadas por muitos americanos na época. 

A narrativa lança luz sobre as complexidades da geração da pobreza, conduzindo o ouvinte em uma jornada pela vida tumultuada da narradora, desde o início marcado pelo divórcio dos pais até o ápice da sua própria jornada repleta de desafios.

Tracy Chapman em 2015

O  “Carro veloz”  é para escapar da pobreza

A história se desenrola com a protagonista assumindo responsabilidades precoces, deixando a escola para cuidar de um pai mergulhado no alcoolismo. 

A década de 1980, quando a faixa foi composta, marca o auge da luta contra o alcoolismo nos Estados Unidos. Estima-se que um a cada cinco norte-americanos sofria com o vício em álcool naquela década.

A música continua com um ato de desespero e esperança, em que ela decide fugir de sua cidade natal ao lado do namorado, almejando escapar da teia da pobreza. 

A promessa de uma vida melhor é rapidamente apagada pela dura realidade do ciclo vicioso que a pobreza pode impor.

Empregos em áreas pouco valorizadas oferecem uma trégua temporária, mas a narradora se vê presa em um labirinto onde as oportunidades parecem escassas. A ela, resta sonhar com dias melhores.


Seu namorado, inicialmente parte fundamental do plano de fuga, torna-se uma vítima do desemprego e da espiral decadente do alcoolismo, afastando-se cada vez mais do compromisso familiar.

A narradora, então, percebe a dolorosa verdade de que as circunstâncias insistem em empurrá-la para a inevitabilidade. 


A letra, então, reflete a transição da esperança para a dualidade da escolha que permeia toda a música, com a constatação do fim daquele amor e dos sonhos de uma vida melhor.

O labirinto de sonhos  e esperança perdidas

A Música é uma crônica emocional sobre as lutas diárias e o destino

Do começo ao fim, o significado de Fast Car, de Tracy Chapman, apresenta uma crônica emocional sobre a universalidade das lutas diárias e as decisões difíceis que moldam nossos destinos.

Sim, "Fast Car" ao  longo de mais de três décadas, é uma evidência inegável de que estamos diante de um clássico atemporal. 

A faixa tem uma trajetória nas paradas que revela sua influência duradoura e a capacidade de se reinventar e conquistar novos públicos ao longo dos anos.

Conforme a música avança, torna-se claro que, apesar das esperanças e sonhos, a realidade é mais complicada e as coisas não melhoram como o esperado. A música termina com uma sensação de resignação, mas também com a percepção de que a liberdade e a capacidade de ser alguém ainda são possíveis, mesmo que signifique tomar decisões difíceis.

O Clássico regravado por Luke Combs

O auge veio de forma indiscutível em 2024 em uma  inusitada  parceria com Luke Combs  que levou Fast Car ao topo das paradas mas una vez.

Em janeiro, o cantor country Luke Combs lançou uma regravação de Fast Car como parte do álbum Gettin’ Old. A versão foi promovida como single e trouxe resultados extraordinários. 

O cover de Luke Combs também alcançou o topo da parada country americana, a Billboard Country Airplay. Isso alçou Tracy Chapman ao posto de primeira mulher negra creditada como única compositora a ter um hit country na primeira posição.

Luke Combs em uma performance de Fast Car


Essa conquista é ainda mais significativa, considerando o contexto do country, um estilo musical historicamente com pouca representação de artistas negros. 

Tracy Chapman & Luke Combs foram ovacionados no Grammy 2024 

Até a reaparição no Grammy 2024, a cantora Tracy Chapman era uma figura pouco lembrada em premiações e eventos de música. Ela esteve praticamente ausente do cenário musical midiático desde sua última turnê, em 2009.

Tímida e reclusa, a artista já se manifestou sobre se sentir “desconfortável” sob o olhar do público e manteve-se distante dos holofotes o quanto pôde.

Apesar de toda a timidez, a cantora foi ovacionada no Grammy Awards 2024 e em parceria com Luke fizeram história no mundo musical. E agora,  nada melhor do que ouvir essa obra prima. É algo fora do comum, por isso prestem bastante atenção na letra. 😊


Imagens do Google Imagens


Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

4 comentários:

  1. Querida Adri,
    Espero que vc e família estejam bem. Por aqui, inverno com chuva e sem sol.
    Que post mega completo!
    Sempre apreciei Tracy Chapman e também soube da vida dela, mas os grandes nomes da música passaram por grandes dificuldades, como vc sabe.
    Não conhecia Luke Combs.
    Beijos e feliz Dia Internacional da Mulher, que amanhã se comemora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Céu, quanto tempo!! Recebo-a com muita alegria amiga!
      Aqui em Vitória, minha cidade, estamos passando por uma onda de calor insuportável quando as temperaturas chegam a 40 graus e sensação térmica de 62 graus. Nunca senti coisa igual...Por isso p atraso em sua resposta, realmente não está nada fácil...espero que compreenda...
      Mas adorei que tenha vindo neste artigo sobre a composição da Tracy Chapman agora renovado por Luke Combs, fico lisonjeada com a presença.
      Beijos e uma semana renovadora para você querida!!

      Excluir
  2. Amo essa música, Dri, e me emociona muito. Muito bom saber mais sobre ela em mais um post maravilhoso seu. Tenha um lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sérgio, espero que esteja tudo bem querido amigo!!
      Li que no Rio de Janeiro a sensação térmica ultrapassou os 63 graus em vários pontos do Rio, espero que noa tenha te afetado. Digo que a mim me afetou e estou passando por grande sofrimento em decorrência dessa onda de calor.
      E em relação à canção, a gente fica emocionado mesmo, pois nos vemos na letra a canção, todo o anseio em busca de uma vida melhor!
      Beijos e um lindo inicio de semana amigo!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.