Que calorão é esse minha gente? E ao som de Tears For Fears!






O     calor está  insuportável.  Desastres naturais estão acontecendo. Mudanças climáticas, superexploração de recursos naturais e o desenvolvimento humano estão mudando nosso planeta num ritmo cruel. 

Nunca sentimos tanto calor como atualmente onde as temperaturas chegam aos 40 graus em várias regiões do país. Estamos pagando um alto preço por destruir o Planeta Terra.


Chuvas excessivas na região sul do Brasil - Secas desastrosas no norte: consequências de eventos causados pela ação danosa do homem à natureza. A Terra está mudando consideravelmente e vem por aí maiores desafios ambientais que enfrentamos e enfrentaremos. As previsões não são nada agradáveis.


O sistema climático da Terra está fora do equilíbrio energético e o calor vem se acumulando constantemente nas últimas décadas, aquecendo os oceanos, a terra, a criosfera e a atmosfera. O homem tem sido um dos maiores responsáveis pelo atual aquecimento global.


As geleiras dos polos estão derretendo em razão do aquecimento Global


Eventos climáticos extremos, como furacões, secas e inundações, se intensificam, causando danos significativos. A biodiversidade é afetada pela perturbação dos habitats naturais.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, ressaltou que as altas temperaturas (inéditas) alcançadas em 2023 indicam que o planeta passou da fase de "aquecimento" para a de "ebulição global". Ele também clamou por uma ação radical urgente sobre o tema.

O desespero acontece após uma onda de calor percorrer países do hemisfério norte, trazendo consigo temperaturas recordes que já provocaram incêndios florestais graves na Grécia, Itália e Argélia ao longo do Mediterrâneo. Além disso, as altas temperaturas também fazem mal para a saúde. Somente na Europa, mais de 61 mil pessoas morreram de calor no verão de 2022. 

Entramos na “era da Ebulição Global” também conhecida como Fervura Global. Nela, a tendência é o aumento constante das temperaturas médias globais, e a previsão é que os oceanos acabarão aquecendo, também, a um ponto até então impensável, o que por sua vez pode provocar a morte da vida marinha, elevar o nível do mar e reduzir a absorção de gases de efeito estufa. 

Não precisamos ir longe para constatar tudo isso. A seca extrema na Amazônia está mantando os botos. Eles estão padecendo e morrendo em razão da alta temperatura das águas dos rios. 

Quanta tristeza na morte dos mais de 100 botos na Amazônia em Novembro de 2023

O QUE É O AQUECIMENTO GLOBAL E EFEITO ESTUFA?


Esse aquecimento global mais intenso é impulsionado pela poluição, uso de combustíveis fósseis, agropecuária e desmatamento. O aquecimento global é um fenômeno alarmante que resulta do aumento das temperaturas na Terra devido à crescente concentração de gases de efeito estufa.

Para entender o que é aquecimento global, é preciso saber que ele ocorre devido ao acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera, como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor do sol e impedem que ele escape de volta para o espaço.

Essa retenção excessiva de calor causa um desequilíbrio no sistema climático global, resultando em temperaturas médias mais altas.

As consequências do aquecimento global são vastas e incluem o derretimento das calotas de gelo, aumento do nível do mar, eventos climáticos extremos, como furacões e secas, ameaças à biodiversidade, acidificação dos oceanos e impactos socioeconômicos.


Que calor é esse?


A transição para fontes de energia limpa, a adoção de processos de reciclagem, a conservação florestal, a agricultura sustentável e a conscientização ambiental são passos cruciais para acabar com esse processo.

A ADOÇÃO IMEDIATA DE ENERGIA LIMPA PARA INTERROMPER O PROCESSO DE AQUECIMENTO GLOBAL

Faz-se necessário buscar energias alternativas, como a energia solar e eólica. À medida que a urbanização cresce, o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa aumentam, intensificando ainda mais o aquecimento global.

Energia Solar e Eólica como alternativas para combater o aquecimento global


Portanto, é crucial compreender essas causas complexas para mitigar os impactos do aquecimento global e reduzir os danos às mudanças climáticas. 

Além disso, melhorar a eficiência energética em edifícios, transportes e processos industriais reduz o consumo de energia e, por consequência, as emissões. A tecnologia de captura de carbono, que retira CO2 da atmosfera, é uma ferramenta promissora.

A conservação florestal e o reflorestamento também são fundamentais, pois as florestas atuam como sumidouros naturais de carbono. 

Conservação Florestal e reflorestamento são medidas urgentes


Alterações nos padrões de consumo, como a redução do desperdício e a adoção de dietas mais sustentáveis, desempenham um papel importante. Políticas governamentais que promovam práticas sustentáveis e regulamentações ambientais são essenciais.

A diminuição do aquecimento global é um desafio que exige ação concertada em todos esses níveis para preservar nosso planeta e seu futuro. Senão estaremos fadados à extinção! 


A MÚSICA DO TEARS FOR FEARS QUE PREVEU  O AQUECIMENTO GLOBAL 

♬♪"Everybody Wants To Rule The World" é um single da banda britânica de rock de grande sucesso nos anos 1980, Tears For Fears. 

A canção, de 1985, ( já fez 38 anos) possui popularidade incrível até hoje, tamanha a atualidade da letra. 


Tears For Fears e a canção Everybody Wants To Rule The World

♬Tears for Fears é uma banda britânica de Rock e new wave formada em 1981 por Roland Orzabal (voz e guitarra) e Curt Smith (voz e baixo) Eles continuam em atividade até hoje e se destacam em vários shows pelo mundo.

♪A canção "Everybody Wants To Rule The World" Foi lançada no segundo álbum da banda, chamado de Songs from the Big Chair. É considerada uma das melhores músicas de todos os tempos, e também da banda.

♬♪Ouça agora e me diga se não é apropriada para os dias atuais?


Inspiração e Referências

Imagens do Google Imagens e Tumblr



Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

4 comentários:

  1. Música linda! Post como sempre, bem elaborado e explicativo!
    Mas o calorão tá feio demais! AFFFF! DEMAIS!

    Linda semnana! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, eu nunca senti calor igual ao atual...Está difícil demais para trabalhar, enfim, para sobreviver. Lamento pela natureza que pediu socorro tantas vezes e o homem continua noa ouvindo e estamos vendo os efeitos catastróficos até previstos em uma canção dos anos 80 do Tears For Fears.
      Grata pela presença minha querida amiga!!
      Beijos!! :)))

      Excluir
  2. Voce sabe o quanto eu odeio esse tempo, Dri. E está cada vez pior. Postagem informativa mt importante e que encerra ainda com Tears for Fears, uma das melhores bandas de todo os tempos. bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, nem me diga sobre esse calor! Está insuportável e não há previsão de melhorar , ao contrário, aqui no Espírito Santo no sul do Estado está se armando tempestades fortíssimas que ocasionam sérios danos.
      Obrigada pelo carinho de sempre amigo, você é por demais especial!!
      Linda semana de Páscoa!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.