Comer bem aumenta a felicidade!



comendo frutas bem feliz
Cientistas concluem que consumir 7 porções diárias de alimentos saudáveis melhora o humor, o bem-estar e controla a ansiedade.

Olá a todos os queridos leitores e amigos!  Estou sempre com uma notícia bombástica e  hoje saberemos  porque uma  alimentação rica em frutas, verduras, grãos e carnes vai além dos benefícios para a saúde física do indivíduo e pode até trazer felicidade. É o que mostra uma pesquisa recente que avaliou 80 mil britânicos e constatou um aumento do bem-estar mental proporcional ao consumo de frutas e verduras.

O pico de "satisfação" foi identificado entre aqueles que consumiam diariamente sete porções de 80 gramas cada.A partir deste resultado, os pesquisadores sugeriram mudanças nas diretrizes gerais de saúde dos EUA e Reino Unido, que atualmente orientam o consumo de cinco porções na alimentação diária

"Os dados usados no estudo foram coletados da dieta dos britânicos. Apesar dos contextos culturais, nossa biologia não difere tanto da de outros povos, principalmente dos ocidentais", comenta Sarah Stewart-Brown, professora da Escola de Medicina de Warwick e uma das autoras do artigo.



frutas
FRUTAS: coloridas têm nutrientes do cérebro , como a quercetina da maçã!

Em linhas gerais, a dieta da felicidade é a mesma receita equilibrada recomendada para a saúde física e inclui proteínas, fibras e vitaminas. Mas se a dieta é similar, a atuação dos nutrientes é bem diferente, já que o foco é o cérebro.

"O sistema nervoso central comanda todas as nossas funções e, ao contrário do que pensamos, é o único órgão que não tem uma reserva significativa de energia", explica a nutricionista Denise Carreiro, autora do livro "Alimentação e Distúrbios do Comportamento".

carne
CARNE: Fonte do neurotransmissor serotonina, melhora o humor!

Para a nutrição, o cérebro, apesar de suas características diferenciadas, é mais um órgão que necessita ser adequadamente nutrido.
Os neurotransmissores regulam o humor e o comportamento e precisam ser alimentados para funcionar bem. A falta de nutrientes para funções cerebrais pode provocar comportamentos compulsivos, ansiedade, cansaço mental e irritabilidade.

verduras
Alimentação balanceada: fonte de fibras e vitaminas, as verduras e legumes têm papel fundamental na garantia do bem-estar mental. O ideal é ingerir sete porções de 80 gramas cada, por dia.
Um dos principais neurotransmissores do bem-estar é a serotonina, formada pelo triptofano, presente em peixes, carnes, ovos e outras fontes de proteína. Já o ácido gama aminobutirico (gaba) ajuda a manter a atenção, além de ser um calmante. Ele está presente no L- theanina, encontrado no chá verde, assim como em vitaminas, como a B12,  presente nas folhas verde-escuras.

O ômega 3, presente em peixes e também em vegetais, como brócolis e couve, é um estabilizador de humor e mantém a boa comunicação cerebral.

salmo
SALMÃO: O peixe ajuda a manter uma boa comunicação cerebral

Menos açúcar e aditivos

Evitar produtos industrializados - que, em geral, contêm poucos nutrientes, muitos aditivos químicos e neurotóxicos - e o consumo exagerado de açúcar - são duas orientações de 10 entre 10 especialistas de nutrição e humor.
Já refrigerantes e sucos artificiais não possuem valor nutricional e ainda contêm substâncias que inibem a absorção de nutrientes.

"Os níveis de glicose no sangue flutuam um pouco durante o dia, mas ingerir muitos carboidratos ou produtos com excesso de açúcar podem desequilibrar esses níveis de maneira extrema, o que influencia o humor", explica a nutricionista Patricia Davidson Haiat, professora de pós-graduação em terapia nutricional da UERJ e membro do Institute for Functional Medicine.

Patricia afirma ainda que o tradicional mau humor matinal vai muito além da vontade de continuar na cama . “ Após um jejum noturno de muitas horas, os níveis de glicose estão baixos.  Alimentar-se com muito pão ou açúcar faz com que eles subam rapidamente, provocando a alteração de humor.Para evitar isto, é importante modular o consumo de carboidratos com fontes de boas gorduras, como nozes, amêndoas e proteínas, por exemplo, ovo e frios magros".

oleaginosas
OLEAGINOSAS: Castanhas e nozes têm variados nutrientes, como o tripnofano, que leva à formação de serotonina.

Para a especialista, a adoção de uma dieta equilibrada pode até dispensar o uso de medicamentos."Os remédios para humor, depressão e compulsão no mercado trabalham justamente na produção de neurotransmissores. Sendo assim, claro que os nutrientes vão ter papel chave nestas desordens, já que são matéria-prima para a produção dos neurotransmissores", afirmou Patricia.

CHOCOLATE E ÁLCOOL SÃO REDIMIDOS:
chocolate
Depois de gerações de cientistas condenando o consumo de chocolate e álcool por uma série de razões, os pesquisadores estão, pouco a pouco, descobrindo as funções benéficas destas criações dos deuses para a saúde física e mental.
vinho
Mas antes que o leitor abandone a explicação e corra para abrir uma caixa de bombons Presente com laoe uma garrafa de vinho Taa de Martini, vai um adianto: moderação é a palavra chave. O cacau contém boa quantidade de flavonóides, que devido às suas propriedades antioxidantes combatem os efeitos nocivos dos radicais livres e estimulam o cérebro.

Por isso, é bom optar pelos chocolates com alto teor de cacau, acima de 70%. Além disso, o chocolate aumenta os níveis de serotonina, que tem papel sobre o humor e a felicidade. Um ou dois quadradinhos de uma barra. Não mais.Smiley piscando Divida uma barra com seu cãozinho e ambos ficarão muito felizes…rsrs
chocolate muito feliz
O vinho também estimula a produção de serotonina no cérebro. Além disso, há pesquisas que associam a bebida ao bom desempenho do coração por conter polifenóis. A recomendação é uma taça para homensSmiley sexy e meia para mulheresGarota paquerando.
casal
Alguns destes benefícios são atribuídos também à cerveja. Falei sobre os benefícios de tomar cerveja neste post: Cerveja com moderação faz muito bem! Vá lá, confira e se surpreenda! Garanto que não vai se arrepender!
Bem amigos, o importante é comer bem: dê preferência às frutas, verduras, legumes, carnes, oleaginosas, vinho e chocolate e esqueça a pipoca! A não ser que queira fazer uma festa de sons em sua cozinha ao preparar os alimentos... Veja o o vídeo, é divertido!! Smiley piscando rsrs  Beijão!

Fonte de pesquisa: Jornal A Tribuna/Vitória-ESImagens: Banco de imagens do Google

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

44 comentários:

  1. Eu, depois de ler esta bela reportagem que é fonte de boas informações, fico a pensar em quem não tem o que comer. Deve ser infeliz, mesmo... a FOME dói!!!
    Um abraço, minha amiga!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malu, boa tarde poetisa dos sonhos!

      Sim, tem toda a razão amiga: não existe algo mais triste do que passar fome! A dignidade da pessoa humana está em ter garantida a sua alimentação. Tantos passam fome e ao mesmos tempo tanta comida é desperdiçada no mundo!

      Adorei sua presença querida!
      Os elogios ao artigo são muito bem-vindos!!
      Um grande beijo!!

      Excluir
  2. São tantas os alimentos que fazem bem ao ser humano que ficamos até sem saber qual deles vamos colocar em nosso cardápio diário, muito boa as recomendações Espero que tenhas repercussão na mídia NET.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu Cidreira! Que bom que veio conferir o tema amigo!
      Ah, tomara que o artigo seja bem recebido pela Mídia NET! É sempre um grande prazer divulgar matérias e informações que contribuam para o bem-estar e a saúde dos amigos e leitores!
      Tudo é muito importante para a saúde de todos nós e não custa nada seguir algumas recomendações não é mesmo? São simples de grande valia!

      Agradeço sua presença, sua participação e desejo uma ótima tarde e excelente semana!

      Excluir
  3. Notícias muito boas!!!
    O chocolate eu tbm só consumo com 70% de cacau, pra evitar gordura. Mas será que eu como 7 alimentos saudáveis por dia? rsrsr
    Fiquei na dúvida.
    E é preciso tbm saber dosar e ter limite pra bebida alcólica, senão...

    Adorei, o post, Adriana.
    Um beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, querida! Que ótimo que tenha gostado das novidades compartilhadas nesta notícia amiga!

      Sim amiga, você consegue consumir sim as 7 porções, veja como é fácil: No café da manhã. além de frutas acrescente castanhas e nozes! Só aí já ingeriu duas porções! No lanche, antes do almoço, dê preferência para uma fruta, qualquer uma: aconselho maçã ou banana por experiência própria..rsrs - Já temos 3 porções!!!
      Na hora do almoço, revese os dias da semana com salmão grelhado, ou uma carne bem passadinha e muitos legumes e verduras! Que maravilha- Só no almoço ingerimos 3 porções, totalizando 6!! :)
      No lanche da tarde, outra fruta vai muito bem e no jantar, uma comidinha leve e saudável garante o consumo das 7 porções! Viu, não é tão difícil! Mas faz-se necessário, seguir os horários certos para a alimentação. E olha que nem mencionei uma tacinha pequenina de vinho na hora do almoço e um pedacinho de chocolate de sobremesa...rsrs

      Pular o café da manhã ou trocar o almoço por hambúrgueres e salgados é uma péssima ideia...rsrs Mas é claro que você não costuma fazer isso não é? É claro que tem algumas exceções como em dias de excesso de reuniões ou trabalho! Mas não pode ser uma constante!!

      Adorei você aqui amiga! Fique bem e muito saudável para curtir o verão maravilhosa!
      Muitos beijos!!

      Excluir
    2. Ótimo esse seu retorno, vou tentar comer as castanhas no café da manhã, pq já como maçã no lanche da tarde e pelo menos duas vzs por semana como salmão cru, que amo!

      Olha,respondendo à sua pergunta no IMD, meu objetivo de perder peso está sendo atingido, mas estou um pouco frustrada pq não consigo fazer a academia. E sei que precso malhar pra tonificar minha musculatura. O corpo pede.
      Mas é meta pra 2013. Cuidar da saúde não pode ficar em segundo plano.

      um bjão, querida.

      Excluir
    3. Paty, pode contar comigo querida, para o que precisar!
      Que bom, adicionar as castanhas no café é uma boa pedida! Te deixa com mais energia amiga, garanto! Se quiser, adicione uma banana e coma com mel! Aí sim, você ficará energizada até a hora do lanchinho e não vai ficar com fome!! :)
      Salmão cru! Delícia demais! E força querida! Você vai atingir sua meta em 2013 e ficar com um corpão tonificado! Enquanto isso, vai treinando na alimentação, pois precisará de mais proteínas!!
      Beijos e uma inda tarde!

      Excluir
  4. Oii Adriana, que bacana saber que as carnes melhoram o bom humor, deve ser por isso que um churrasquinho faz a alegria da galera rsrsr, tbém gostei de saber que o álcool certamente o Vinho tbém e os chocolates estão passando de vilões a mocinhos, bacana amiga, obrigado por nos incentivar a melhorar nossa alimentação! Bjoooss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kellen,querida!! Que bom que esteja aqui!
      Sim amiga, você acertou..rsrs o churrasquinho de domingo é a alegria da galera! :) As carnes vermelhas e o salmão são importantes demais para a força do nosso cérebro. As proteínas tem papel fundamental e contribuem para a produção de serotonina! É por isso que é aquela felicidade toda!! :)

      Puxa, ainda bem que tiraram aquele estigma de que o chocolate faz mal não é? E o vinho, apesar de ser alcoólico, é uma maravilha para a saúde! Coisa boa demais uma tacinha antes das refeições: sou fã e não nego!! rsrs

      Muito obrigada pela presença querida!
      Um super beijo e uma tarde linda para você!

      Excluir
  5. Olá Adriana, obrigada por compartilhar dicas tão saudáveis! Acredito que o próprio organismo pede, porque quando consumimos alimentos mais saudáveis, dá uma sensação de bem estar mesmo, nos sentimos mais leves, ao contrário de outros alimentos gordurosos, pesados e que não são benéficos.
    Beijinhos, amada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim querida Sandra, tem razão! Antes de tudo obrigada pela presença!

      Alimentos essencialmente pesados, gordurosos e recheados de calorias são terríveis para o nosso organismo e prejudica demais a saúde! Em contrapartida, frutas, legumes, verduras, oleaginosas, peixes, carnes magras e até vinho e chocolate fazem um bem tão grande!!! Consumir em boa quantidade e misturando bem todos os ingredientes só nos causa bem-estar e felicidade querida! As pesquisas estão aí para confirmar!!

      Um super beijo e muito obrigada pela visitinha amiga!!
      Uma semana ótima para você!

      Excluir
  6. Olà Helena

    Nossa, começo a desconfiar que você tem alguma comissão com o centro de cientistas kkkkkkkkk :)
    Conforme é decretado aqui pelo melhor nutricionista do Mònaco, são 2 copos de vinho a cada refeição e não 1, isto para o homem, mulher não sei .
    Ele chegou mesmo a dizer que o vinho às refeições, MODERADO, faz melhor ao organismo do que a àgua, cheguei a pensar que ele era doido mas confirmei isso com outros entendidos do assunto e dizem o mesmo .
    Ainda bem, não sei o que seria de mim sem o meu Beau Manoir :)

    Entende agora porque sou tão bem humorado ;)
    Aqui neste espaço sò não vive 100 anos quem não quiser :))
    E sobre a minha idade hahaha, que saudades dessa idade ;)
    Parabéns mais uma vez pela postagem .

    Bjs e um sorriso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, Live!! Só podia ser você mesmo amigo...kkk Comissão dos cientistas? Oh, não chego nem perto de ganhar um níquel que seja desses gênios pesquisadores que vivem testando as coisas nas pessoas!! kkkkkk Mas os testes para o próprio bem da humanidade são legais não é? Aqueles que visem o bem-estar e ganhos em saúde eu divulgo gratuitamente...kkkkkkk

      Que surpresa boa demais você ter atravessado o oceano em condições tão chuvosas amigo! Me deixa muito feliz sabia?
      Olha, também quero conhecer esse nutricionista de Mônaco, para poder tomar sem culpa 2 copos de vinho a cada refeição amigo! Assim, trabalharei durante a tarde irradiando felicidade!!!rsrs Mas conforme as medidas, par aa mulher deve ser 1 copo!! E mesmo sendo apenas 1 copo fico feliz demais da conta!! :) Subirei as escadas até o escritório assobiando e numa leveza jamais vista!!

      Pois é, amigo! O vinho, como você muito bem frisou, com MODERAÇÃO, faz bem demais e devemos seguir essas recomendações, pois o nosso coraçãozinho agradece: contém polifenóis!!! E sem contar a serotonina produzida não é? rsrs
      Live, eu consegui finalmente! Desvendei o seu segredo maior de viver bem humorado: o consumo do seu delicioso vinho!!Não importa a idade que tenha, sempre, sempre será um menino! :)

      Adorei você aqui hoje! Volte sempre viu? Gosto tanto quando me faz essa visita e me mata de rir!! ;)
      Abração e um sorriso também!! Boa semana!

      Excluir
  7. Amo de paixão salmão e chocolate.
    Adoooro comida japonesa, me derreto por um sushi. Realmente comer bem nos proporciona momentos de felicidade, você soube retratar perfeitamente no post... E ainda me fez ficar com água na boca com todas essas delícias :))


    beijo amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanda,tudo bem amiga?
      E tem coisa mais gostosa do que um pedaço de chocolate amiga?
      Eu pergunto se você também divide com a sua cachorrinha..rsrs Você tem uma não tem? Já vi as fotos dela e é uma fofa!!! :)

      Ah, salmão e comida japonesa! Saudável, leve e deliciosa! Excelentes motivos para ficar em forma e ainda ser feliz amiga! Tem coisa melhor?
      Eu que agradeço sua presença querida!
      Beijinhos com carinho sempre!!

      Excluir

  8. Olá Adriana,

    Nem me fale para esquecer a pipoca. Eu até ficaria muito bem sem ela se o maridão não fizesse um panelão de pipoca à noite, pelo menos dia sim, dia não. Pelo que vi do excelente artigo, preciso ingerir mais frutas. Gosto, mas tenho preguiça de comer, pode? As frutas aqui em casa chegam até a estragar, embora o meu cuidado em comprá-las dentro da previsão de consumo.
    Adorei as dicas e vou tentar segui-las, pois parece bem fácil. Basta ter disciplina.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, querida: Pode comer pipoca sim! Foi brincadeirinha...rsrs
      Puxa, uma pipoquinha quentinha feita pelo maridão jamais pode ser rejeitada amiga, ao contrário! Tem que comer, pois é uma delícia!! :)

      O segredo é comer as 7 porções diárias de frutas, legumes, verduras, carnes e oleaginosas todos os dias, que a alimentação fica balanceada e saudável!
      Use as frutas para fazer um suco: fica delicioso e você aproveita bem todas as vitaminas delas, antes que estraguem! Não é uma boa ideia? ;)

      Vera, muito obrigada pela participação querida! Assim, aos pouquinhos nos conhecemos mais e vamos mudando nossos hábitos alimentares para muito melhor! Beijos e uma semana maravilhosa!

      Excluir
  9. Drica, também, acho isso... uma pessoa bem alimentada, certamente é mais saudável e mais feliz. beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Barbie: a questão da boa alimentação é bem mais séria do que podemos imaginar bonequinha!

      Mas sem entrar em questões da fome no mundo e a pobreza que impede que tantas pessoas tenham uma alimentação digna, comer bem é importante para a saúde. E comer bem no sentido de ingerir as porções diárias necessárias ao bom funcionamento do organismo. Só assim, com os ingredientes corretos, as substâncias da felicidade vão agir! :)
      Obrigada amiga! Um beijo grande!

      Excluir
  10. Quanta informação boa, hein ,Adriana? Como sempre, né! Sobre o chocolate com mais de 70% de cacau ser mais saudável eu já sabia, embora não seja muito chegado em chocolate amargo, mas gosto também.

    Mas convenhamos, o que nos deixa feliz mesmo é tudo aquilo que engorda e faz mal, né? rsrsrs Tudo que não faz bem pro organismo é gostoso pra caramba, acho isso muito injusto! rs Comida saudável é sempre bem-vinda, mas nem sempre nos dá lá muito prazer... rs Beijão!!!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, gostou mesmo das novidades? Ah, adoro quando vem aqui e expõe sua opinião amigão! Chocolate amargo tem um sabor amargo..rsrs... O docinho é tão mais gostoso não é? Mas dosando, podemos comer dos dois jeitinhos!!

      Sim amigo, tenho que concordar com você em todos os gêneros!!! Os alimentos que mais engordam é que são os mais gostosos e que nos deixam radiante de felicidade no momento do consumo. Mas passa rápido esse efeito momentâneo de euforia e as gordurinhas extras vão se acumular sem dó e nem piedade no nosso frágil corpinho..rsrsrs Portanto, é melhor optar pelos mais saudáveis mesmos, para o nosso próprio bem não é? :)
      Abraços mil amigo e um ótimo dia!!

      Excluir
  11. Oi minha querida e adorável amiga Adriana!!!
    Mais uma bela e rica postagem, adorei conhecer essa pesquisa que avaliou um número surpreendente e muito expressivo de britânicos, isso enriquece muito a credibilidade da pesquisa e a aceitação pelos leitores.
    Minha amiga, é o que sempre digo, é preciso cuidar do corpo com exercícios físicos, mas não podemos esquecer a boa e rica alimentação, rica em qualidade e não em quantidade, essa associação só trás benefícios para o bem estar do corpo e da mente, uma vida plena em qualidade e felicidade...
    São tantas as pesquisas que comprovam os benefícios desses alimentos que não temos mais como duvidar e nem protelar o seu uso diário.
    Tudo que consumimos com moderação tem o seu valor para o nosso organismo, assim como tudo que é em excesso tem o seu prejuízo... até o açúcar que é o grande vilão da vez, tem o seu valor importante no organismo, ele é importante para a vida das células, já consumido em excesso se torna veneno, podendo nos causar sérios problemas de saúde...
    Adorei passar por aqui e aprender mais um pouco com essa rica matéria que postou, valeu minha querida amiga!!!
    Tenha um dia maravilhoso, feliz e abençoado e um lindo e iluminado feriado!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia querido amigo Luis! Sempre acrescentando dados valiosos para o post! Isso é bom demais e enriquecedor! Posso pedir para ser o meu consultor para assuntos saudáveis amigo? rsrs Você tem informações preciosas para serem compartilhadas!! E todos merecem saber os benefícios maravilhosos de cuidar bem saúde física e mental!! :)

      Pois é, gosto de dispor algumas pesquisas na área de alimentação e exercícios. Muitas vezes, torna-se um pouco repetitivo e difícil de encontrar informações novas de temas tão exaustivamente falados em nosso meio não é mesmo? Mas estou sempre atenta a novas pesquisas, exatamente com a da Universidade de Harvard, que tive a oportunidade de expor no post anterior. A do artigo atual também é recente! Foi publicada neste mês de novembro/2012. Assim, estou constatando que os cientistas e pesquisadores são incansáveis na busca de dados verídicos para motivar a população a se alimentar melhor e fazer exercícios, uma vez que a humanidade está engordando e envelhecendo! E isso é preocupante para o governo, porque aumenta os gastos do seguro saúde... Pois é, ninguém é tão bonzinho assim não é? As pesquisas são realizadas mais para controlar gastos do que cuidar da saúde de todos... Mas podemos usufruir dos benefícios destes registros e utilizar para ser feliz de verdade :)

      Sabia que o açúcar é um dos meus próximos alvos? Estou pensando em fazer um duelo sal versus açúcar. Suas qualidades, benefícios e o que causam se consumidos em excesso! Amigo, você sempre se antecipando, acho que também tem o dom de adivinhar o futuro...rsrs
      Agradeço muito sua participação amigo! É sempre motivante!
      Deixo um abraço e muito carinho para este dia!

      Excluir
    2. Bom dia minha querida amiga Adriana!!!
      Minha querida professora Adriana, como poderia ser seu consultor professora, posso ser no máximo o primeiro aluno aqui de sua classe, pelo menos me esforço bastante para aprender as suas lições de vida saudável... Obrigado por seu carinho minha amiga, fico sempre muito feliz!!!
      Com certeza minha amiga, essas pesquisas encomendadas pelos governos com a finalidade de contenção de despesas com saúde, acabam por nos auxiliar em muito e podemos sim aproveitar os benefícios desses registros para uma vida melhor e com mais qualidade...
      rsrsrs... comentei sobre o açúcar só para exemplificar que todos os alimentos são necessários... e como ele é a bola da vez nos ataques dos médicos, aproveitei... mas o que devemos é sempre respeitar a quantidade a ser consumida...
      Ontem, quinta-feira, foi feriado aqui, aniversário da cidade...
      Não tem que agradecer, adoro passar por aqui, estou sempre aprendendo mais um pouco com sua belas matérias...
      Tenha uma linda, feliz e abençoada sexta-feira!!!
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir
    3. Luis, o que seria do Vivendo Feliz e de mim sem as suas visitas meu amigo? Lembra aqueles dias que você estava sobremaneira ocupado e não podia visitar os amigos? Eu fiquei murcha como uma bola de futebol sem ar..rsrs
      Parabéns pelo feriado da sua cidade amigo! Comemorar uma data assim é sempre muito importante! É uma forma de apreciar as raízes, o nascimento, a origem o que nos dá muita alegria de viver!! :)
      Um final de semana maravilhoso amigo!
      Abraços com todo o meu carinho!

      Excluir
  12. Olá querida...
    Fiquei muito feliz com sua presença lá nas "ENTRELINHAS", e vim correndo retribuir, amei seu espaço...quanta dica legal...PARABÉNS!!!
    ah, e boa sorte no sorteio...

    Beijinhos,
    Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito sua visita Vera! É sempre bom demais fazer novas amizades!
      Quero que se sinta à vontade por aqui, assim como me senti em seu cantinho lindo de artesanato!

      Ah, neste ano estou com sorte pois eu até já ganhei um sorteio no Blog da Barbie Californiana e quem sabe ela não sorri para mim novamente e me traz a sua bolsa artesanal que me apaixonei!!! Se bem que a concorrência está fortíssima, como pude constatar em seu Blog..rsrs
      Mas tenho esperanças fortes!! :)
      Muito obrigada pela participação e muitos beijos para você!

      Excluir
  13. Olá Adriana Helena,tudo bem?
    Parabéns pelo artigo,são dicas excelentes e para mim caiu como uma luva,porque depois que fiz um cateterismo a 1 mês agora estou em busca de melhorar os meus hábitos alimentares para poder ter uma vida mais saudável.Comer muitas frutas e vegetais aumenta a satisfação com a vida, o bem-estar mental e a felicidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alfeu! Boa tarde amigo! Estou bem, obrigada!
      É verdade, adicionar legumes, verduras e frutas na sua dieta diária vai de deixar mais forte e revigorado amigo!

      Você pode beber vinho? Se puder, aconselho uma taça por dia! O álcool do vinho é excelente para desobstruir as artérias do coração!Ainda mais para você que passou pelo cateterismo recentemente. Porém siga as orientações do seu médico tá? Eu só estou dando uma opinião de forma generalizada porque cada caso é um caso! :D
      Abração!!

      Excluir
  14. Estou igual passarinho,Deusa -menina-somente a base de sementes e frutas-hehehehehehe!!!!!!
    Tem uns troços muito ruins e essa tal de linhaça,o sabor é péssimo dos péssimos-não gostei!
    Já cortei açucares e gorduras,o avatar é bem sugestivo e ilustrativo,por isso procuro o equilibrio
    Agora estou trocando a linhaça e outras fibras pela Chia-rica em omêga 3,cálcio,ferro e diversos outros nutrientes,contra obesidade e controle da glicêmia
    Não sou cliente de alambiques ,mas gosto de saborear um vinhozinho,bom condutor orgânico,o (este)álcool em pequenas doses circula e desobstrui as vias do corpo
    A alimentação por mais que a reprovamos ,precisamos de equilibrá-la para obtêrmos melhorias futuras na qualidade de vida,nada de milagres de curas ,apenas auxiliarmos o organismo contra tantos aditivos complementares e nocivos utilizados na criação e cultivo dos produtos alimentícios
    Adi,
    abraços fortes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tutankamon, meu querido Príncipe-rei!
      Você está me deixando preocupada com a sua dieta amigo! Creio que há muito passou dos limites, pois olhando para a sua imagem de perfil, vejo somente "pele e osso" rsrs E você não poderá me contrariar nisso amigo, está a olhos vistos!!!

      É claro que a linhaça é maravilhosa para a saúde, mas terrível para o paladar......Falo mesmo amigo, não tenho papas na língua quanto ao quesito gostosura e sabor dos alimentos!! Quem disse que não aprecio um pastelzinho frito recheado com batatinhas e azeitonas? Seria louca se dissesse que não gostasse disso não é? É tão saboroso, bom demais e agrada sobremaneira o nosso paladar, ao contrário da linhaça que tem gosto de alpiste de passarinho...rsrs Mas é aquela questão de manter a saúde com alimentos saudáveis.

      A Chia está famosa não é? Esta ainda não experimentei, mas estou aprendendo que seus benefícios para a saúde são excelentes! Quem sabe ela não será a minha próxima estrela a ser desvendada em todas as suas particularidades? :)
      Já, quando chegou no quesito alambique, me animei Tutankamon!!! Eu adoro um vinho tinto suave .. e faz tanto bem para o nosso coraçãozinho, além de nos deixar felizes! Quer coisa melhor?

      Alimentação balanceada e com os nutrientes adequados alimenta o nosso cérebro de maneira eficaz ! É por isso que adoro frutas: gostosas, práticas, nutritivas e fáceis de comer em qualquer lugar!!! Elas me mantém com a mente ativa!! :)
      Amigo, adorei sua presença! Mas, por favor, dê uma pausa na sua dieta. Retire um pouco de grãos , substituindo-os por belos e suculentos pedaços de carne, copos de leite e ovos para as proteínas te deixarem mais forte !!
      Um grande abraço e muito obrigada amigo!! Valeu demais!! Boa tarde!!!

      Excluir
  15. Querida Helena
    Não podia estar mais de acordo com esta saborosa reportagem. Só não percebo como os cientistas levaram tanto tempo para descobrir isto que eu sá sei por experiência própria desde que nasci rssss
    Comer é das coisas mais apetitosas da vida e realmente fico muito feliz que ainda posso comer... vamos ver se em 2013 direi o mesmo pois o nosso governo quer nos pôr elegantes.
    Sobre o chocolate e agora a sério, sei uma receita que está bem comprovada. Para quem sofre de enxaqueca, comer por dia 2 quadrados de chocolate daquele com alta percentagem de cacau, que é meio amargo... com 50% ou mais.
    Tenho um amigo aqui na net que teve traumatismo craniano e ficou com dores horríveis. Desde que faz isto as dores passaram. Tem de comer sempre.

    Querida, lhe indiquei para o meme dos onze, sei que já foi indicada mas não faz mal, tava difícil eu arranjar onze e já que você vai fazer, mata dum tiro 2 coelhos. Ou antes... mata uma gata e um coelho, o Live tem sobrenome Coelho kkkkk
    Já fiz o meu e está engraçado, mas é dose... muita coisa pra responder, perguntar, indicar...
    Tenha um maravilhoso FDS
    Bjinhos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk É verdade Gatinha!Tem cabimento uma coisa dessas? E o pior é que eu ainda publico algo assim que até nossos avós já sabiam!! É claro que comer bem traz felicidade, haja vista que se alimentar é uma das melhores coisas para fazer neste mundo e que mais dá prazer!!! rsrs Saborear um suculento pedaço de carne com molho madeira ou encarar uma macarronada com bastante molho de tomate: Gatinha, isso não tem preço!!! É BOM DEMAIS!!!:)

      Caramba Gatinha, fico até preocupada com as atuais condições da Europa. Os governos apertaram o cerco não é? Tudo está mais difícil! Mas não se preocupe, todos vão sair dessa! Enquanto isso, aproveite para ficar elegantérrima querida!
      Muito bom o que mencionou sobre o chocolate! Legal o exemplo do seu amigo! Que bom que ele se recuperou fazendo uma coisa tão gostosa! Felicidades para ele e para nós que vamos saborear sempre dois quadradinhos por dia... Eu sinto dores de cabeça quando estou tensa e acredite: são dores pesadas!! Vou seguir a dica! OBRIGADA! :D

      Ah, o Meme das 11. Puxa, você só lembrou de mim porque estava faltando um indicado... buááááááá´, agora magoou!!! snif.....
      .
      .
      . ( 3 segundos depois)
      Pronto, eu já te perdoei gatinha e agradeço a indicação... rsrsrs Obrigada! Vou fazer o possível para participar, mas este Meme é dose, tem várias perguntas para responder e ainda temos que elaborar mais um tantão! Mas para quem curte um desafio é mole!!! kkkkkk e ainda estarei fazendo feliz uma gatinha e um coelhinho, ambos adoráveis!!!

      Obrigada por vir Gata, um maravilhoso final de semana para você também!!
      Beijos!!!

      Excluir
  16. Adriana, saudações virtuais! Viva!

    Eu gosto de tudo que voce indicou. Penso que não existem vitaminas em comprimidos mais eficientes do que os alimentos em si. Tem pessoas que não comem carne - respeito - mas preciso de vez em quando comer um pedaço. Eu sinto realmente diferença no organismo.

    Diariamente como um pedacinho de chocolate. Gostaria muito de comer mais frutas, mas na correria do dia-a-dia, se comprar, deixo estragar na geladeira.
    Boa pedida é a salada de frutas.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sissym! Nossa, eu adoro quando você chega aqui cheia de energia!! VIVA!!!

      Realmente não tem cápsula industrializada de vitaminas que substitua uma fruta fresquinha, um legume temperado ou qualquer outro alimento delicioso por natureza! Quanto à carne, muitos não consomem e arranjam seus substitutos! Entretanto, penso como você que faz-se necessário alimentar-se com um pedaço de vez em quando, pois o organismo pede. Proteína é importante para ter uma vida saudável!

      Ah, o nosso doce e revigorante chocolate! Uma delícia para todas as ocasiões!! Adoro!! :)
      Fadinha, obrigada pela presença!! Beijos para todas as meninas da casa!
      Uma noite maravilhosa!!!

      Excluir
  17. Dri maravilhosa amiga

    Este seu post está rico como a boa alimentação, cheio de informações atuais e ótimas orientações pra quem quer viver muito tempo e com alegria, o que é importante!

    Li seu papo com o Faraó querido, sobre a linhaça e me senti um ET, pois adoro linhaça, acho que o gosto dela se assemelha às oleaginosas, tem gostinho de castanha. Além de por no suco todos os dias, de colocar uma colher na água e tomar quando ingiro algo de alto índice glicêmico, de vez em quando ainda como uma colherzinha, pura e seca, só pra sentir o gostinho dela rsrs.

    Aliás como uma farinhada danada e uma sementada danada, as piores delas (de paladar) são as de banana verde e a farinha de casca de maracujá, mas enrolo colocando na vitamina de frutas ou no iogurte, se bater o iogurte no liquidificador com uma fruta e colocar uma colher de farinha, o gosto dela quase desaparece e ainda dá uma textura boa à vitamina, fica "lisa e encorpada".

    A chia não tem gosto de nada e a textura dela quando molhada é escorregadia, acho gostosa. Um truque bom que minha nutricionista indicou foi colocar uma colher de chia sobre a comida quando estamos ingerindo algo mais calórico ou com muito carboidrato, uma massa ou um risoto por exemplo, ela dá aquele efeito de semente de papoula, uma leve crocância, sem alterar o sabor, porque não tem gosto de anda, o uso dela em comidas mais calóricas e sem fibras é para diminuir o tempo de absorção dos açúcares e gorduras, resultado: ajuda a emagrecer, ou a engordar menos com uma refeição que te pesaria mais se fosse ingerida sem a fibra das sementinhas. Outro truque que uso é comer umas duas castanhas do pará junto com os doces, também reduz o tempo de absorção do açúcar e neutraliza um pouco o poder engordativo do doce. Ah! Sou uma passarinha, como farelo e grão até!

    Adorei seu comentário hoje, depois passa lá pra ver minha resposta a ele, sua poetisa da saúde e da alegria, linda e querida!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Van,minha poetisa linda!
      Demorei um pouquinho hoje para responder porque tive eleições para a OAB/ES aqui em Vitória. Mas cheguei e encontrei um comentário maravilhoso, riquíssimo demais! Assim, em vista da sua sabedoria em grãos e outros produtos maravilhosos para a nossa saúde, quero te convidar se não gostaria de participar do próximo post que estou preparando sobre a Chia! Sim, verdade amiga!

      Você até já experimentou a chia, constatando que não tem gosto de nada ( o que é bastante peculiar nestes alimentos saudáveis, exatamente como a Lichia. Assim, poderá me descrever com mais detalhes a melhor maneira de preparo para consumo. Você exemplificou muito bem,adorei por sinal! Até senti vontade de experimentar, justamente pela crocância que você mencionou possuir. E as fibras, ah, as fibras milagrosas que são verdadeiros remédios naturais para a saúde amiga! Elas ajudam em tudo!!

      Me perdoe se a fiz se sentir um ET...rsrs Mas amiga, as sementinhas da linhaça são um pouquinho pavorosas para mim.... rsrs. Teve uma ocasião que confundi, ao fazer brigadeiro, e em vez de colocar os granulados de chocolate, coloquei grãozinhos de linhaça por cima dos brigadeirinhos, pois são muito parecidos...Resultado: os brigadeiros ficaram extremamente crocantes e a medida que as pessoas iam comendo faziam uma cara esquisita, mas nada comentavam...kkkkkkk.... Foi demais Van! Deve ser por isso que peguei trauma das sementinhas de linhaça! Tadinhas, tão inocentes! Mas pelos menos os brigadeiros ficaram bem mais saudáveis!! :)

      Querida, eu que agradeço essa maravilhosa aula de saúde e peço para não sumir do Blog querida! Estava com muitas saudades!!
      Mil beijos e um maravilhoso final de semana!

      Excluir
  18. Oi Adriana,adorei o texto,muito informativo,parabéns,e é isso ai,vamos comer e ser feliz,frutas,verduras,carnes,chocolate,um bom vinho e de vez enquando ate uma cervejinha faz bem,não é mesmo?!! Adorei o vídeo me diverti muito,um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amores, que maravilha sua presença querida!
      Agradeço que tenha curtido as informações de novas pesquisas e medidas para cuidar da nossa saúde e trazer felicidade!

      Puxa, cervejinha faz tão bem..rsrs Eu não dispenso nos finais de semana, mas com bastante moderação, pois tudo o que é em excesso faz mal! O vinho tinto suave também adoro, além de fazer muito bem para o nosso sistema cardiovascular.. Parece que faz o sangue correr com mais vontade pelo corpo amiga e as artérias ficam todas desobstruídas, como se fosse um trânsito contínuo, sem interrupções!!! Coisa que não acontece na nossa vida real não é? rsrs

      Beijos amiga, desejo um maravilhoso Final de semana!! :)

      Excluir
  19. olá Dri!
    Bury, Bury, Bury! ( com Y no fim porque ele é francês, kkkkkkkkk) comida é meu prato predileto, eheheheh, inclusive seu post está delicioso, adoro esse tipo de leitura nutritiva, meus neurônios necessitam desse tipo de leitura ( e pelo que lí nele, necessitam mesmo ejejejej...) quem não se sente feliz num delicioso churrasco regado a uma boa cerveja? Com certeza a receita certa pra você ficar mais feliz, ehehehe...depois um bom sorvete de chocolate....e a noite uma taça de vinho com uma gatinha, eita coisa boa! Adorei as lagostinhas eehehehe que bichinhas arretadas! kkkkk
    BJos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos querido...kkkk Agora sim, fiquei feliz demais por ter curtido o vídeo meu amigo!
      Eu ri tanto com aquelas lagostinhas e o Chef francês falando Bury, bury, bury.....kkkkk
      Foi maravilhoso receber o seu comentário!!! Obrigada Marcos!

      Nossos neurônios agradecem e pedem bis! Um churrasquinho com cerveja é um sonho perfeito de verão para a saúde!!Quem diria não é?
      AH, sorvete de chocolate,que delícia!
      Vinho para ser bebido admirando a lua... puxa! Que romântico!! :)
      Estou encantada e felicíssima com sua participação envolvente!!
      Abraços e um final de semana maravilhoso!!!!

      Excluir
  20. Ei Dri...

    Amiga , não existe outra coisa que nos deixa mais feliz do que comer , imagine se nos alimentarmos bem adequadamente? a felicidade se completa mesmo:)...

    Mas levando a sério amei o artigo, a parte do chocolate então me atraiu um tanto que um pouco mais..Uma boa alimentação são remédios naturais que causam grande diferença em nosso organismo, e com certeza tudo nos irá bem e propício.A natureza humana precisa se abastecer com aquilo que é bom sem ter a necessidade da medicina..Caso contrário os famosos medicamentos que ninguém merece..Tudo pode ser controlado através da nossa saborosa e rica alimentação...

    Beijos e lindo final de semana pra ti viu...:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília, minha querida! Quantas saudades amiga!
      Sim, tem coisa mais deliciosa do que comer e bem Cecília? Ah, tem muita coisa boa neste mundo, mas esta é especial! :)

      Falou e disse Cecília, nosso corpo possui ingredientes especiais e precisa de substâncias especiais para ser abastecido. Se for tudo natural e bastante nutritivo, um tanto melhor para nós não é?
      E vamos comer o nosso sagrado chocolatinho, porque faz bem e ninguém é de ferro...rsrs Precisamos de adoçar nossa vida também!!

      Beijos minha querida, volte sempre que puder tá?
      Um final de semana maravilhoso!!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.